-
Alguém explica essa questão?
-
Errei na prova, pensando que era a letra E.
Mas analisando agora:
a questão diz "a ausência do servidor no seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas" - aqui o examinador brincou com faltas justificadas, JUSTIFICANDO QUE NÃO TEM DESMORALIZAÇÃO NO SERVIÇO, E QUE UM COLEGA VAI SUPRIR A FALTA JUSTIFICADA DURANTE O SERVIÇO.
já o decreto diz: TODA ausência INJUSTFICADA do servidor no seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas"
GABARITO B
-
a) X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.
b)VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
c)b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;
d)Bizarra
e)XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
-
A letra E generaliza, mas o que acontece é que não é toda ausência que causa transtornos, só a ausência que é injustificada.
-
GABARITO: LETRA B
CAPÍTULO I
Seção I
Das Regras Deontológicas
XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
FONTE: DECRETO No 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.
-
B) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público (correta)
E) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
-
Em relação à letra E, deve-se atentar que a desmoralização ocorre quando a ausência é de maneira INJUSTIFICADA
-
XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
-
Oi!
Gabarito: B
Bons estudos!
-É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.