SóProvas


ID
3111529
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Primavera Árabe começou no final do ano de 2010 com protestos que reivindicavam mudanças e inquiriam certos modelos de governo ditatoriais. Um dos alvos foi o ditador Ali Abdullah Saleh, que era presidente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Primavera Árabe não se trata de um evento, de algo breve ou de uma estação do ano, trata-se de um período de transformações históricas nos rumos da política mundial. Entende-se por Primavera Árabe a onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida.

    Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Em seguida, a onda de protestos se arrastou para outros países. No total, entre países que passaram e que ainda estão passando por suas revoluções, somam-se à Tunísia: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã. Veja abaixo as principais informações a respeito de cada uma dessas revoluções.

    Iêmen: Os protestos e conflitos no Iêmen estiveram em torno da busca pelo fim da ditadura de Ali Abdullah Saleh, que durou 33 anos. O fim da ditatura foi anunciado em Novembro de 2011, em processo marcado para ocorrer de forma transitória e pacífica, através de eleições diretas. Apesar do anúncio de uma transição pacífica, houve conflitos e repressão por parte do governo. Foram registrados também alguns acordos realizados pelos rebeldes com a organização terrorista Al-Qaeda durante alguns momentos da revolução iemenita.

  • A Primavera árabe, movimento que aconteceu em vários países do norte da África e do Oriente Médio em 2010, ao contrário do que muitos acreditam, não se relaciona diretamente com o conflito entre palestinos e israelenses, nem com questões internacionais referentes ao petróleo ou desenvolvimento de armas nucleares no Irã. Foi um movimento essencialmente de camadas médias urbanas, estudantes e intelectuais demandando reformas econômicas e políticas, contra regimes autoritários . Foi um vento bastante forte de liberdade que varreu a região. Em alguns Estados surtiu efeito, ou total ou parcial. Em outros gerou algumas tímidas reformas e, em outros ainda, pouco ou nada mudou. O pior caso é o da Síria, onde os protestos contra o governo de Bashar al Assad geraram longa e sangrenta guerra civil, com interferência internacional face à posição e interesses estratégicos na região.

    A questão pede que seja indicada, entre as alternativas, aquela que corretamente mostra o país do ditador Ali Abdullah Saleh

    A) INCORRETA- O ditador da Líbia era Muammar al Kadhafi
    B) INCORRETA- O ditador do Egito era Hosni Mubarak
    C) CORRETA – Ali Abdullah Saleh era ditador do Iêmen
    D) INCORRETA – O ditador da Tunísia era Zine Abidine bem- Ali

    RESPOSTA : ALTERNATIVA C