SóProvas


ID
3111844
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para atender à demanda de um mercado cada vez mais exigente, uma empresa que presta serviços de infraestrutura de água e esgoto em uma conurbação urbana estuda viabilizar um projeto de descentralização das suas operações; todavia, a descentralização traz consigo algumas DESVANTAGENS, tal como:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da C? Se a empresa descentraliza, o risco de prejudicar a comunicação não aumenta?

  • Também não compreendo o erro da A. Na descentralização, ocorre um distanciamento das decisões.

  • A - Desvantagem da centralização

    B - É o nosso gabarito. Trata-se de uma desvantagem da descentralização

    C - Desvantagem da centralização.

    D - Desvantagem da centralização

    E - MAIOR autonomia e independência na tomada de decisão nos níveis mais baixos da hierarquia

    Tabela de comparação entre vantagens e desvantagens da centralização e descentralização: https://blog.maxieduca.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Planilha.jpg

  • Mariana,

    A alternativa A na verdade traz o motivo que leva as empresas a descentralizarem: já que o pessoal do topo tem pouco contato com as pessoas e decisões envolvidas, utiliza-se a descentralização para aproximar a tomada de decisão do local onde de fato ocorrem os problemas.

    Por exemplo, se é o vendedor que atende o cliente e precisa lidar com os pedidos de desconto, é interessante descentralizar a tomada de decisão desse assunto - antes feita por um gerente - e dar autonomia para que o próprio vendedor possa decidir sobre o caso

    Então, na verdade, não ocorre um distanciamento das decisões, mas sim uma aproximação.

  • Mariana, ao contrário, a descentralização promove a aproximação entre o tomador da decisão e a situação decidida. Por que isso acontece? Porque o poder é mais "dividido" entre várias pessoas em cada contexto de trabalho. Diferente da centralização, que consiste em literalmente "centralizar" o poder numa pessoa, que geralmente fica distante das pessoas. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Fernanda, na verdade não, não aumenta. Quanto mais descentralizada é a empresa, mais a comunicação é fluida, tornando mais fácil informações importantes chegarem até os tomares de decisão (que ganharam poder através da descentralização do poder).

    Imagina que no Brasil não haja ministérios, nem secretarias. Imagina que todas as decisões precisem ser tomadas única e exclusivamente pelo Bolsonaro, daria m* não?

    Haveria MUITA informação e apenas 1 pessoa p/ recebê-la, ou seja, a comunicação seria morosa, sobretudo a tomada de decisão.

  • GAB: B

    O erro da letra A é que é uma DESVANTAGEM sim, porém, da CENTRALIZAÇÃO e não da DESCENTRALIZAÇÃO!

    Agora, no meu ponto de vista, o que deveria estar sendo questionado perante a nossa avaliação, é o fato de na assertiva B estar descrito "gestores de nível médio".

  • Gabarito: B

    A questão exige conhecimentos sobre Descentralização, que permite aos níveis hierárquicos inferiores mais participação e autonomia no processo decisório.

    As principais vantagens são: rapidez na tomada de decisão; quem decide está mais próximo da situação do problema; a autonomia dá mais motivação; proporciona bom treinamento.

    Dentre as desvantagens estão: maior custo para realizar treinamento; visão mais restrita, focada no departamento e não holística; pode haver falta de coordenação e informação entre os departamentos; alto grau de variação de procedimentos por departamento.

    @adm.semduvida

  • Gabarito B

    DESCENTRALIZAÇÃO

    Desvantagens

    Decisões menos uniformes.

    Decisões consideram apenas uma parte da organização (visão mais estreita).

    Os tomadores de decisão, normalmente, não estão preparados e não possuem a competência necessária para decidirem.

    Os especialistas são “mal aproveitados”.

    Dificulta o controle organizacional.

    Maior dificuldade para encontrar os responsáveis pela decisão.

    Maior custo, por exigir melhor treinamento e melhor salário dos administradores dos níveis mais baixos.

    Deve haver uma boa coordenação entre as áreas para que sejam evitadas decisões conflitantes.

    Fonte: Prof. Stefan Fantini