SóProvas


ID
3111997
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, revela que as carências seguem praticamente inalteradas ao longo dos últimos anos. De acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais de 90% das casas brasileiras têm um banheiro de uso exclusivo, mas um terço delas (33,7%) não têm escoamento do esgoto por rede geral ou mesmo fossa – um porcentual que permanece estável desde 2016.

(Disponível em: https://bit.ly/2QDC711. Acesso em 28.05.2019. Adaptado)


O número, no entanto, é muito mais alto nas seguintes regiões:

Alternativas
Comentários
  • O acesso a esgotamento sanitário é importante indicador de qualidade de vida e diretamente relacionado a outros como a mortalidade infantil e ocorrência de algumas doenças graves e evitáveis. O texto trata do descompasso entre o número de residências que possuem banheiros que é alto e das que possuem esgoto escoado corretamente que é bem baixo. O enunciado  questiona qual a região onde a proporção de residências sem esgoto adequado é mais alto.
    Análise das alternativas:

    A) Nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Social esta taxa certamente será maior como no caso das regiões Norte e Nordeste já que esgotamento sanitário também pode ser utilizado como indicador de qualidade de vida para população. AFIRMATIVA CORRETA


    B) O Centro-Oeste possui urbanização acima da média brasileira e esgotamento sanitário compatível com essa taxa. 
     

    C) No Centro-Oeste a taxa é de 52,89 por cento de população com esgoto tratado contra 28,01 no Nordeste. 

    D) Na região Sul  são 45,17 por cento de domicílios atendidos.

    E) A região Sudeste é que mais atende domicílios com 79,21 por cento. 

    Considerações finais:

    Pesquisas do IBGE são muito importantes no conhecimento das condições de vida dos brasileiros e fundamentais na correta tomada de decisões por gestores públicos. O estudo de indicadores de qualidade de vida por região no Brasil é tradicionalmente conteúdo de Geografia escolar. 
    Gabarito: A
  • Em todo o País, 66,3% do total de domicílios do país tinham acesso a rede geral ou fossa ligada à rede para escoamento de esgotos. O maior percentual estava no Sudeste (88,6%) e os menores estavam no Norte (21,8%)  e Nordeste (44,6%).

    Fonte: 18horasteste