SóProvas


ID
3112903
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dados da exportação brasileira de carne suína para a China, em abril de 2019, registram aumento de 44,3% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

                                    (Disponível em: https://bit.ly/2W84C8b. Acesso em 01.06.2019)


Para os especialistas, esse aumento se deve 

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    O número de porcos em boa saúde continua diminuindo, e a China estará sob pressão para importá-los em massa do exterior, inclusive dos Estados Unidos", aponta Shih.

    fonte

  • Notícia sobre exportação de produtos agropecuários já é um tema recorrente, que tende a aumentar num cenário em que a participação deste setor no PIB deve crescer ainda mais, por motivos diversos como: a redução do setor industrial, a previsão de super safra de grãos para 2020 e a redução do varejo, como consequência do isolamento social em função da pandemia de COVID-19.  O texto trata do aumento das exportações da proteína suína para a China e o enunciado questiona o motivo disso somente.

    Análise das alternativas:

    A) A disputa comercial tarifária entre EUA e China envolve majoritariamente produtos manufaturados num fluxo China-EUA maior que o contrário.

    B) A Peste suína levou ao abate de milhões de animais na China, o que obrigou o governo central a elevar muito as importações. Utilizado como forma de conter a inflação dos preços dos alimentos já que o porco é base da proteína animal na alimentação de milhões de chineses. Foram registrados aumentos das exportações de proteína suína não só no Brasil mas por todos os grandes produtores em todo o mundo. AFIRMATIVA CORRETA

    C) Hábitos alimentares da maior população do mundo são atualmente cada vez mais urbanos e dependentes de alimentos industrializados e beneficiados sendo muito improvável a determinação de suspensão de um tipo de alimento tão comum sem uma boa razão que seria normalmente de origem sanitária que de fato não ocorreu. 

    D) Os mercados de animais vivos são reconhecidamente pouco higiênicos, mas os grandes frigoríficos chineses obedecem às mesmas normas internacionais a que são submetidas instalações similares por todo o mundo. 

    E) A China é o maior produtor de suínos do mundo. O acordo China-Venezuela envolve principalmente commodities minerais, como o petróleo.  

    Considerações finais:

    As recentes rusgas diplomáticas entre Brasil e China devem ser acompanhadas com atenção num cenário de forte depressão anunciada na economia brasileira e sinais de recuperação precoce da chinesa.  A China é nosso maior parceiro comercial principalmente no setor de grãos, notadamente a soja utilizada para a produção de ração para suínos cuja população já está em recuperação das perdas decorrentes da epidemia anteriormente citada. 




    Gabarito: B