SóProvas


ID
3112906
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em abril de 2019 os jornais brasileiros anunciaram que uma matriz energética acabava de se equiparar à geração de Itaipu, passando a ocupar o segundo lugar em relevância, na produção de energia elétrica do Brasil. Segundo a imprensa, a capacidade instalada é suficiente para suprir de energia 26 milhões de residências.


A notícia corresponde à produção de energia

Alternativas
Comentários
  • Matriz energética significa o somatório de todas as fontes de energia disponíveis num país. Soma-se a geração elétrica com combustíveis fósseis e renováveis e todas formas disponíveis para se chegar à matriz energética.  O somatório dos modais de produção de eletricidade recebe o nome de matriz elétrica e sabidamente a maior parte da brasileira vem da geração hidráulica. O texto comenta sobre a "matriz energética" que mais cresceu e incorre num erro conceitual onde deveria ter utilizado outra expressão como modo de produção. O enunciado questiona apenas qual foi o modal de geração de eletricidade que mais cresceu.

    Análise das alternativas:

    A) Térmica faz uso da queima de qualquer combustível para a produção de eletricidade e as movidas a gás natural têm pouca disponibilidade geográfica pois dependem de redes de abastecimento contínuo de gás, que não estão disponíveis por todo o país.

    B) Biomassa é qualquer matéria orgânica que possa ser utilizada como combustível para a produção de eletricidade. Térmicas de biomassa normalmente utilizam rejeitos agrícolas como bagaço de cana, galhada de eucalipto e pinus ou simplesmente lenha. Ainda existem as de biodigestores, que utilizam o biogás proveniente da decomposição de biomassa. Este método até vem crescendo no  Brasil mas não o suficiente par a segunda posição.

    C) Apesar da energia solar ou fotovoltaica, como também é conhecida, ter crescido muito em potência instalada não é dessa que se trata o texto, já que ainda responde por apenas 1,2% do total da matriz energética brasileira o que não confere com a escala de produção descrita.

    D) Energia produzida a partir de turbinas que captam a energia dos ventos e a transforma em eletricidade foi o modal energético que mais cresceu na participação total da matriz brasileira aproveitando-se do enorme potencial disponível no Brasil. AFIRMATIVA CORRETA.


    E) A produção que utiliza a energia cinética das ondas do mar no Brasil ainda é experimental não existindo por enquanto nenhuma unidade de produção de grande escala no país.


    Considerações finais:

    Matriz energética é um tema abordado com frequência, já que está diretamente relacionado à economia como um todo, às condições de vida da população e às diferentes formas de produção. Seu consumo relaciona com temas maiores como: acordos climáticos, redução das emissões de gases componentes de efeito estufa e condições da qualidade de ar em grandes metrópoles.  



    Gabarito do professor: D
  • É só lembrar da Presidenta Dima falando em estocar o vento!!! O Brasil melhora ano a ano nessa produção, principalmente no nordeste do país!