SóProvas


ID
3112954
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral 03 (R3) – Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) a referida demonstração pode ser elaborada por dois métodos e deve ser dividida em três atividades. Sobre esse assunto,

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    NBC TG 03 - Demonstração dos Fluxos de Caixa

    12. Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade. Por exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode ser classificada como atividade operacional, mas a parte do principal deve ser classificada como atividade de financiamento.

  • Complementando:

    CPC 03

    14. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade. Portanto, eles geralmente resultam de transações e de outros eventos que entram na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Exemplos de fluxos de caixa que decorrem das atividades operacionais são:

    (...)

    (b) recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas;

    16. A divulgação em separado dos fluxos de caixa advindos das atividades de investimento é importante em função de tais fluxos de caixa representarem a extensão em que os dispêndios de recursos são feitos pela entidade com a finalidade de gerar lucros e fluxos de caixa no futuro. Somente desembolsos que resultam em ativo reconhecido nas demonstrações contábeis são passíveis de classificação como atividades de investimento. Exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de investimento são:

    (...)

    (e) adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira);

    17. A divulgação separada dos fluxos de caixa advindos das atividades de financiamento é importante por ser útil na predição de exigências de fluxos futuros de caixa por parte de CPC_03(R2)_Rev_14 fornecedores de capital à entidade. Exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de financiamento são:

    (...)

    (c) caixa recebido pela emissão de debêntures, empréstimos, notas promissórias, outros títulos de dívida, hipotecas e outros empréstimos de curto e longo prazos;

  • Gab. Letra B

    Acrescentando os comentários dos amigos:

    - Operacional: Atividades principais geradoras de receitas da entidade. Ex: Venda de mercadoria, Pagamento de Empregado, Tributos (IR), Pagamento de aluguel, recebimento de vendas a prazo, Royalties, Honorários e Comissões, Estoques, Clientes, Perda estimada com Clientes, Fornecedores, Provisões de Riscos Trabalhista, Seguros Antecipados, Adiantamento de Clientes, contratos mantidos para negociação imediata ou disponíveis para venda futura.

    - Investimentos: Aquisição e venda de ativos a longo prazo. Ex: Compra/Venda de ativo imobilizado, venda de ativo não circulante investimento, Intangível, adiantamento em caixa e empréstimos feitos a terceiros,  pagamentos em caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap.

    - Financiamento: Ex: Empréstimos adquiridos, Integralização do capital social em dinheiro, emissão de debêntures, emissão de ações ou outros instrumentos patrimoniais, pagamento a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade, pagamento de arrendamento.

  • Exemplificando o gabarito: "a mesma transação realizada pela empresa pode incluir fluxos de caixa com classificação em mais de uma atividade."

    Registro inicial de aquisição de terreno para instalação de empreendimento, pagamento 60% à vista e o resto financiado para 20 anos:

    ANC - Débito - Terreno $ 1.000.000 (fluxo de investimento)

    PNC - Crédito - Empréstimo $400.000 (fluxo de financiamento)

    AC - Crédito - BCM $600.000 (fluxo de caixa e equivalentes)

  • Análise dos itens, com base no pronunciamento CPC 03.

    A) os fluxos de atividades da DFC são: operacionais, financeiros e de investimento.

    Os fluxos das atividades são divididos em operacionais, de financiamento e de investimento.

    Alternativa errada.

    B) a mesma transação realizada pela empresa pode incluir fluxos de caixa com classificação em mais de uma atividade.

    Alternativa certa. Por exemplo, o pagamento de empréstimos (principal + juros).

    O pagamento do principal é classificado na atividade de financiamento. Os juros podem ser classificados como atividade operacional (incentivado pelo CPC 03) ou atividade de financiamento (classificação alternativa).

    C) valores recebidos em caixa em decorrência de Royalties devem ser registrados nas atividades de investimentos da empresa.

    Os Royalties devem ser classificados na atividade operacional.

    Alternativa errada.

    D) valores recebidos em caixa em decorrência de emissão de debêntures devem ser registrados nas atividades de investimento da empresa.

    O recebimento em decorrência de debêntures deve ser classificado na atividade de financiamento.

    Alternativa errada.

    E) adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira) deve ser registrado nas atividades operacionais.

    Os empréstimos feitos pelas empresas, exceto os feitos por instituição financeira, são classificados na atividade de investimentos.

    Alternativa errada.


    Gabarito do Professor: Letra B.