SóProvas


ID
3113050
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Partindo-se de um balanço patrimonial inicial conhecido e do orçamento de um período, para a apuração do saldo final de caixa projetado para cada mês do período orçamentado, pode ser utilizada uma metodologia de apuração por diferença, que segue alguns passos. NÃO faz parte dessa metodologia:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    AO MEU VER O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ EM AFIRMAR QUE SE ACRESCENTA O VALOR DO ATIVO AO PASSIVO.

  • Veja que a questão pede a projeção do caixa final, em todas as alternativas tem-se o orçamento, ou seja, uma projeção. A única alternativa que não projeta e sim apura o que já ocorreu é a letra “D”

  • Questão sobre o orçamento empresarial e sua relação com as demonstrações contábeis.

    O orçamento financeiro é uma técnica administrativa de planejamento. Nele, a entidade traduz sua estratégia em planos que envolvem as estimativas de receitas e despesas, ativos e passivos para determinado período, com base nas metas a serem alcançadas.

    O Balanço Patrimonial (BP) sintetiza a posição das contas patrimoniais do exercício e evidencia as mudanças que ocorreram em relação ao exercício anterior. O BP é apresentado aos usuários subdividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

    Já a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é elaborada a partir dos saldos das contas de resultado e tem por finalidade evidenciar o resultado econômico do exercício, seja lucro ou prejuízo. Essa conta de resultado é transitória, pois é encerrada contra Lucros ou Prejuízos Acumulados, uma conta tradicional do Patrimônio Líquido (PL). Por isso dizemos que o resultado da DRE é refletido no BP.

    Pois bem, existem diversas metodologias para a apuração do saldo final de caixa projetado para cada mês do período orçamentado. A metodologia de apuração por diferença consiste, basicamente, em comparar o orçamento (estimativa/projeção) da DRE e BP do período, com um saldo caixa do BP (inicialmente conhecido).

    Dessa forma, já podemos analisar as alternativas.

    A) Certo, para apurarmos o saldo final de caixa precisamos elaborar a DRE projetada e assim calcular o impacto que o resultado gerará no caixa.

    B) Certo, precisamos fazer uma projeção do BP, por isso precisamos levantar o passivo.   

    C) Certo, precisamos fazer uma projeção do BP, por isso precisamos levantar o ativo.

    D) Incorreto, essa alternativa não faz sentido algum. Somar passivo com o ativo não vai resultar no saldo total de caixa. Caixa é apenas uma das contas do ativo enquanto que passivo são as obrigações da empresa, não podem ser somadas ao ativo.

    E) Certo, ao fim podemos elaborar o orçamento do BP final com o saldo final de caixa apurado pela diferença.      


    Gabarito do Professor: Letra D.