-
Amoral é diferente de imoral
Amoral é ausência de moral
Imoral é o contrário do que seria moral, ou seja, contrário às regras de uma dada cultura.
-
GABARITO: ERRADO
A palavra imoral se refere a algo ou alguém que é contrário à moral, à decência e ao pudor, bem como a alguém que afronta as convenções morais. A palavra amoral se refere a uma pessoa que não tem senso moral, que é moralmente neutra, não sendo nem moral, nem imoral,
DÚVIDAS DICIO.
-
GABARITO: ERRADO
COMPLEMENTANDO:
1) Amoral não tem acepção alguma de contrariedade aos bons costumes, mas quer dizer algo simplesmente afastado de qualquer preocupação com a moralidade. Ex.: "Não repassar às crianças e aos jovens princípios de espiritualidade é criar uma geração de ateus e amorais".
2) Já sua parônima imoral significa contrário aos bons costumes, desonesto, devasso, libertino. Ex.: "Mesmo não sendo crime, o incesto é imoral".
3) Nesse sentido é a síntese de Luís A. P. Vitória: a) "Amoral – que é destituído de moralidade. Ex.: 'Esse indivíduo é um amoral'. Não confundir com imoral, cujo significado é: contrário à moral, desonesto. Ex.: 'À polícia compete reprimir as práticas imorais'".
4) Essa também a lição de José de Nicola e Ernani Terra: a) "utiliza-se amoral quando queremos fazer referência àquele que não é nem contrário nem conforme à moral, ou para designar algo a que falta moral"; b) "imoral deve ser empregado com o sentido de contrário à moral".
FONTE: WWW.MIGALHAS.COM.BR
-
Simplificando
Amoral é desconhecer os costumes/cultura de um determinado povo.
Imoral é conhecer os costumes de um determinado povo, e mesmo assim transgredir.
-
Questão boa.
Isso que é avaliar o conhecimento.
-
- IMORAL --> é tudo aquilo que contraria a moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade.
- AMORAL --> é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética. A questão moral para este indivíduo é desconhecida, estranha e, portanto, “não leva em consideração preceitos morais”. É o caso, por exemplo, dos índios no tempo do descobrimento;