SóProvas


ID
31144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

As relações do Brasil com alguns dos seus principais parceiros
passaram por ajustes a partir da década de noventa do século
passado. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os itens abaixo.

Assistiu-se a intenso processo de atualização e dinamização das relações econômicas do Brasil com a Ásia a partir da década mencionada, sendo esse relacionamento de alta prioridade para o Brasil. Contudo, ao contrário do que hoje ocorre nas relações entre a América do Sul e os países Árabes, ainda não existe, no plano birregional, foro específico para o diálogo entre países da América Latina e da Ásia.

Alternativas
Comentários
  • Há, sim. O FOCALAL (Fórum de Cooperação América Latina-Ásia do Leste), criado em 1999, com a primeira reunião em 2001, em Santiago. Em 2007, Brasília sediou a III Reunião Ministerial.
  • Há, sim. O FOCALAL (Fórum de Cooperação América Latina-Ásia do Leste), criado em 1999, com a primeira reunião em 2001, em Santiago. Em 2007, Brasília sediou a III Reunião Ministerial.
  • FOCALAL ou FEALAC.

    A última reunião foi em junho de 2013, em Bali - VI Reunião. Culminou na declaração de Uluwatu. Vários assuntos tratados tais como sobre micro e pequenas empresas ; cooperação sul-sul ; respeito da soberania, Estado empresário...

    We recognize the potential of the South-South Cooperation and Triangular Cooperation (SSTC) as mechanisms that allow the sharing and promotion of the strengths and institutional capabilities of the countries of both regions, based on solidarity and guided by the principles of respect for national sovereignty and free from any conditionalities, to contribute to their social and economic development and to strengthen linkages between the governments, academic, productive, entrepreneurial and other relevant sectors of the region.

    "We believe that Micro, Small, Medium Enterprises (MSMEs) are the backbone of the FEALAC economies and the largest source of domestic employment across all economic sectors in both rural and urban areas!"

    http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/declaracao-de-uluwatu-vi-reuniao-de-chanceleres-do-forum-de-cooperacao-america-latina-asia-do-leste-focalal-bali-13-a-14-de-junho-de-2013
  • O Fórum de Cooperação América Latina–Ásia do Leste (FOCALAL) foi criado por iniciativa do Chile e de Singapura, em 1999, com os objetivos de estimular a interação e o conhecimento mútuo entre as duas regiões; promover maior diálogo político e intensificar a cooperação, de forma a fomentar a coordenação entre os membros.

    A criação do FOCALAL veio ao encontro do objetivo brasileiro de ampliar e aprofundar suas relações com a Ásia nas esferas diplomática, econômica e comercial. O Fórum contribui para o fortalecimento e para a dinamização das relações birregionais, uma vez que constitui o mecanismo mais abrangente de cooperação envolvendo a Ásia de Leste e a América Latina. Congrega hoje 36 países: 20 da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela) e 16 da Ásia do Leste (Brunei, Camboja, China, Singapura, Coreia do Sul, Filipinas, Indonésia, Japão, Laos, Malásia, Mongólia, Myanmar, Tailândia, Vietnã, Austrália e Nova Zelândia).

    São princípios básicos do FOCALAL: (i) o respeito à soberania e à integridade territorial de cada país; (ii) a não interferência em assuntos internos dos outros Estados; (iii) a igualdade, o benefício mútuo e a promoção do desenvolvimento; (iv) o respeito à diversidade cultural e social; e (v) a prevalência do consenso no processo decisório.

    http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3677-forum-de-cooperacao-america-latina-asia-do-leste-focalal