-
Resposta: Certo
Na Engenharia de Software, protótipo é um modelo sem funcionalidades inteligentes, podendo conter apenas funcionalidades gráficas. Utilizado para fins de ilustração e melhor entendimento, geralmente em reuniões entre a equipe de Análise de Sistemas e o contratante
Os requisitos não funcionais surgem de acordo com as necessidades dos usuários, em razão de restrições orçamentárias, de políticas organizacionais, pela necessidade de interoperabilidade com outros sistemas de software ou hardware e até mesmo em função de fatores externos. Esses últimos podem ser por exemplo de natureza legal ou de segurança. Recomendamos fortemente que os requisitos não funcionais sejam escritos na forma de Critérios de Aceite
-
Assertiva CORRETA.
.
.
Um protótipo visa levantar os requisitos, e não implementá-los. Sendo assim, vários requisitos podem ser deixados de fora ou implementados parcialmente, visto que a função do protótipo é descobrir os requisitos para então implementá-los como o cliente deseja.
-
GABARITO CORRETO
Em um protótipo vale quase tudo, pois é o momento de demonstrar o sistema para resolver dúvidas. Por exemplo, pode se admitir um sistema um pouco mais lento que o especificado no requisito não funcional para esclarecer o fluxo de trabalho.
-
A prototipagem de software é a atividade de criação de protótipos de aplicativos de software, ou seja, versões incompletas do programa de software que está sendo desenvolvido.
-
CERTO. Dependendo do tipo de protótipo a ser usado, os requisitos não-funcionais podem ficar de fora, por exemplo, se usado o Power Point com uma tela desenhada.
-
Data do comentário: 10/02/2020
GABARITO: CERTO
Existe uma série de técnicas de validação de requisitos que podem ser usadas individualmente ou em conjunto, tais como, revisões de requisitos, prototipação e geração de casos de testes.
Na abordagem de prototipação para validação, um modelo executável do sistema em questão é demonstrado para os usuários finais e clientes. Como o protótipo é um modelo, ele é utilizado para fins de ilustração e melhor entendimento do software, no qual os clientes podem experimentar o modelo e verificar se ele atende a suas reais necessidades.
Já requisitos não funcionais são restrições aos serviços ou funções oferecidos pelo sistema. Incluem restrições de timing, restrições no processo de desenvolvimento e restrições impostas pelas normas. Ao contrário das características individuais ou serviços do sistema, os requisitos não funcionais, muitas vezes, aplicam-se ao sistema como um todo.
Diante do exposto, como os protótipos são modelos para validação, é admissível deixar de fora os requisitos não funcionais, uma vez que estes normalmente se referem ao sistema como um todo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1036141
-
O desenvolvimento rápido é importante na prototipação de sistemas. Isso pode levar à exclusão de algumas funcionalidades do sistema ou na diminuição dos requisitos não funcionais.
Fonte: Patrícia Quintão.
-
Correto. Pois o protótipo é só para visualizar se os requisitos do cliente foram atendidos.