SóProvas


ID
3114733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando os mecanismos de controle de fluxo no TCP, julgue o próximo item.


A janela de congestionamento impõe uma restrição na taxa de transmissão de dados que o remetente pode utilizar.

Alternativas
Comentários
  • A taxa de transmissão é limitada janela deslizante. Gabarito: Certo.

  • Restrição. Questão Certa.
  • Item Certo.

    Pessoal, não entendo muito de Rede de Computadores, porém entendi melhor com essa explicação em um site (fonte ao final):

    Atualmente utiliza-se apenas a perda de pacotes como indicador de um congestionamento e a taxa de transmissão de segmentos é abaixada para evitar mais congestionamento.

    No estabelecimento da conexão, o TCP começa a enviar segmentos com o tamanho de 1 ou 2 o MSS (Maximum Segmento Size) aumentando gradativamente caso o envio seja bem sucedido. Esse valor será guardado em CWND (Congestion Window – Janela de Congestionamento) que será sempre a medida dinâmica da capacidade de transmissão de dados da rede, enquanto que em RWND (Size Window Receive) é a capacidade de o receptor receber dados do transmissor. O tamanho inicial de CWND (IW - Initial Window) é tradicionalmente 1 MSS, mas novas propostas utilizam IW = 4*MSS.

    Fonte: Oficina da net

    Espero que ajude.

  • Gab. CERTO

    Para controlar a transmissão de dados entre sistemas finais, o TCP possui um serviço de controle de fluxo, com o intuito de não deixar o remetente saturar o buffer do destinatário,seja pelo envio de informações em grande quantidade ou pela alta velocidade nas transmissões. Este controle é implementado através de uma variável, chamada de janela de recepção, dentro do buffer de recepção. Ela é ajustada de acordo como tamanho do buffer, o número de bytes lidos pelo processo de aplicação e o número de bytes recém-chegados no buffer.

    De modo semelhante ao controle de fluxo, o controle de congestionamento do TCP também controla a taxa de transmissão do remetente limitando o números de pacotes enviados mas ainda não reconhecidos. Entretanto, o motivo que leva o controle de congestionamento a agir na janela de emissão é o congestionamento no núcleo da rede e não a saturação do buffer do destinatário. Sendo que, este serviço oferecido pelo TCP está mais direcionado para o bom funcionamento da Internet do que para a melhoria direta da comunicação entre dois sistemas finais, tratando especificamente a causa do congestionamento da rede, isto é,os inúmeros computadores interligados em todo o mundo transmitindo dados na velocidade mais alta possível.

    Fonte: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/88431/230694.pdf?sequence=1&isAllowed=y

  • não sei pq tá certo, mas está

  • O TCP usa controle de congestionamento fim-a-fim. Isto significa que o remetente limita ou aumenta a taxa de entrega de dados para conexão em função do congestionamento percebido por ele, por isso dizemos que o TCP é auto-regulado.

  • Se houvesse restrição, seria uma loucura
  • A conexão TCP é composta de um buffer de recepção, um buffer de envio e de diversas variáveis. Dentre essas variáveis temos a CongWin (janela de congestionamento), que limitará a taxa de envio de pacotes de um remetente TCP.

    Ao início de cada RTT (tempo de ida e volta) o remetente enviará seus pacotes de acordo com o tamanho da CongWin estabelecido, e ao final recebe reconhecimento para os dados, um sinal de que todos os pacotes foram enviados corretamente.

    Gabarito: Certo

    Ramon Souza

  • entendimentos básicos sobre SlowStart ajudariam a matar a questão.

    ao iniciar a transmissão de segmentos, tamanho 1MSS por RTT (tempo de transmissão 'envio e recebimento'), a Janela de Congestionamento (cwnd) verifica (mede) em "real time" a efetiva entrega e recebimento do segmentos, interrompendo-a ao constatar qualquer interrupção (congestionamento), reiniciando o processo e tomando medidas de normalização para evitar a perda de pacotes. não esqueça que se trata de uma ferramenta do protocolo TCP, visto que é orientado a conexões, confiável e "sem perdas".

    Dito isso, nos permite entender que trata-se de uma restrição à taxa de transmissão imposta pela Janela de Congestionamento, portanto: ASSERTIVA CORRETA.

  • Gabarito: certo

    CONTROLE DE FLUXO:

    Finalidade: Impede que o receptor fique sobrecarregado com os dados.

    Apresentação supõe que segmentos fora de ordem são descartados

    Baseado em janelas

    Remetente precisa ter uma idéia do buffer do destinatário

    Mas o que é buffer? Um Buffer é um local na memória que armazena pacotes conforme são recebidos. Existem dois buffers para realização de controle de fluxo: uma na camada de transporte do host transmissor, e outro na camada de transporte do host receptor.

    CONTROLE DE CONGESTIONAMENTO

    Evita que a rede fique congestionada.

    Controla o tráfego que entra na rede.

    Baseia na garantia de que a rede é capaz de transportar o tráfego oferecido. É uma questão global, envolvendo o comportamento de todos os hosts, de todos os roteadores.

    Classificação: Fim-a-fim

    Congestionamento é inferido a partir das perdas e dos atrasos observados nos sistemas finais.

    Fonte: comentário da Suelem aqui do Qc.

  • A conexão TCP é composta de um buffer de recepção, um buffer de envio e de diversas variáveis. Dentre essas variáveis temos a CongWin (janela de congestionamento), que limitará a taxa de envio de pacotes de um remetente TCP.

    Ao início de cada RTT (tempo de ida e volta) o remetente enviará seus pacotes de acordo com o tamanho da CongWin estabelecido, e ao final recebe reconhecimento para os dados, um sinal de que todos os pacotes foram enviados corretamente.

    Gabarito: Certo

  • Segue de acordo com o tamanho da CongWin estabelecida.

  • Gab. C

    A janela de congestionamento diz respeito ao enfileiramento de pacotes no caminho (núcleo da rede). Quando o TCP verifica que há um congestionamento no caminho da rede, ele procederá com o seu controle.

    Cabe ressaltar que estamos falando do controle de congestionamento no caminho e não nos sistemas finais (controle de fluxo). No caso dos sistemas finais, há controle de fluxo (transmissor e receptor).

    O controle de congestionamento feito pelo TCP se dá com a imposição de uma restrição na taxa de transmissão de dados.

    Fonte: GranCursos

  • Questão

    A janela de congestionamento impõe uma restrição na taxa de transmissão de dados que o remetente pode utilizar.

    O TCP usa controle de congestionamento fim-a-fim.

    A janela de congestionamento limita a taxa de envio de pacotes de um remetente TCP.

    O remetente envia seus pacotes de acordo com o tamanho da janela de congestionamento estabelecido. Ao final ele recebe a confirmação ou não de que os dados foram enviados corretamente.

     O TCP reconhece que não há congestionamento na rede quando recebe confirmações. Em decorrência disso, ele aumenta a janela de congestionamento lentamente.

    OTCP pode, portanto, aumentar ou restringir a taxa de transmissão de dados de acordo com o congestionamento percebido na rede.

    Gabarito correto. ✅

  • A janela de congestionamento é um valor determinado pela rede para evitar congestionamento.

    730 CAPÍTULO 23 COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS: UDP, TCP E SCTP

    Forouzan

  • pode ocorrer do receptor inundar...

    o receptor terá uma memória ( buffer) e vai armazenando para enviar para as camadas superiores...

    se a quantidade de bits chegar mais rápido do que se pode processar...

    os bits terão que ser ignorados e quando isso ocorre dizemos que foram (dropados)

    descartados...