-
ERRADO
Na arquivologia pós-moderna foram enfatizados o conteúdo do Documento de Arquivo, a sua finalidade de criação, a sua relação com as atividades da Instituição, a sua '' razão de ser'', sua funcionalidade. O artefato físico seria o próprio suporte. Este é apenas o material onde o documento é registrado, não tendo muita relevância em detrimento da própria essência ou da diplomática do documento de arquivo.
UF-BA/2012 - A partir da Idade Moderna, inicia-se um modelo de administração diferente, no qual o documento já não desempenha apenas um papel jurídico, mas se constitui um instrumento de poder, cujo acesso é sinal do poder do povo. CERTO
Bons estudos!
-
QUESTÃO MACONHA. RS
-
É o contrário, segundo Maria Odila Fonseca:
"Um século atrás, os princípios arquivísticos resultavam de uma análise de documentos individuais baseada na diplomática, com regras estabelecidas para o arranjo e descrição de séries documentais fechadas, produzidas por estruturas administrativas estáveis e mono-hierárquicas. Hoje se adota uma perspectiva bastante diferente. O foco se transfere do documento em si para o seu contexto de produção, do artefato físico para os objetivos de sua criação. A teoria arquivística baseia-se agora na análise dos processos de criação dos registros, mais do que nas metodologias de arranjo e descrição de documentos custodiados em instituições arquivísticas."
Fonte: Livro Arquivologia e ciência da informação
-
O documento se transformou, então, de objeto físico em objeto conceitual
-
A Arquivologia pós-moderna trabalha com o contexto de produção dos documentos, suas funções institucionais e suas inter-relações.
A questão afirma que o foco é o documento, o artefato físico - que pode ser entendido, a depender do contexto, como o suporte documental, quando na verdade o suporte é variável e não essencial para o entendimento do documento arquivístico.
Gabarito do Professor: errada
-
O famoso: BRANCO!
-
Na arquivologia pós-moderna foram enfatizados o conteúdo do Documento de Arquivo, e a sua finalidade.
-
Para responder à questão eu pensei nos princípios da arquivologia, especialmente no princípio da organicidade.
Assertiva: "Na arquivologia pós-moderna, o foco transfere-se do contexto da produção do documento para o documento em si, o próprio artefato físico."
O princípio da organicidade determina que as relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora. Desse modo, segundo o princípio da organicidade (que é respeitado até hoje), o foco do documento não se desvinculou do seu contexto de produção uma vez que o documento, ainda na pós-modernidade, reflete o seu contexto de produção.
Gabarito: ERRADO