-
GAB.: CERTO
CESPE/2006- O código de classificação e a tabela de temporalidade de documentos são instrumentos essenciais para o funcionamento de um programa de gestão de documentos. CERTO
O plano de classificação e a tabela de temporalidade são ferramentas básicas da gestão de documentos. Ambas são elaboradas durante a atividade de avaliação de documentos, que consiste em atribuir valores aos documentos conforme sua importância para a instituição e a sociedade.
Fonte: Professor Mayko Gomes (Q373062)
-
GABARITO: CERTO
Plano de classificação - Na organização de um arquivo, é um plano que estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente. Portanto, podemos dizer que um plano de classificação é um instrumento auxiliar (técnico) das atividades de gestão (permitindo o arquivamento correto dos documentos).
Tabela de temporalidade - Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação (terminologia).
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
O Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade são instrumentos elaborados durante a fase de avaliação de documentos.
Plano de Classificação: estrutura de atividades institucionais classificadas de acordo com suas funções e sistematizadas por códigos de classificação.
Tabela de Temporalidade: estrutura que determina por quanto tempo cada documento deve ficar nas fases do ciclo documental, além da definição da destinação final dos mesmos, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.
Devido a existência desses dois instrumentos, os documentos ficam pelo tempo correto e necessário nos arquivos correntes e intermediários, e são eliminados ou recolhidos para o arquivo permanente a depender a destinação final que receberem. Na prática, a aplicação desses instrumentos faz com que os setores de trabalho ou as caixas de entrada dos sistemas informatizados não fiquem repletos de documentos sem uso, promove o acesso eficiente por deixar que outro setor cuide da documentação usada com pouca frequência, e separa o joio do trigo ao eliminar o que não é mais necessário e guardar o que tem valor secundário.
Gabarito do Professor: certa
-
e-arq Brasil:
O “Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio” e a “Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública”, aprovados pelo CONARQ, são instrumentos fundamentais para a implementação da gestão arquivística de documentos.
Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 18)
-
A Sara Evelin disse que o Plano de classificaçao esta na fase de Avaliaçao; ao meu ver isso nao esta correto. A classificaçao esta na fase de utilizaçao, junto ao protocolo.
A tabela de temporalidade esta na fase de avaliaçao.
-
CERTO
Realmente o plano de classificação de documentos e a tabela de temporalidade são instrumentos que viabilizam o desenvolvimento das atividades, no entanto, eles são elaborados em fases diferentes do programa de gestão de documentos.
- Plano de classificação → fase de utilização
- Tabela de temporalidade e Plano de destinação → fase de avaliação
--
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ANP
A elaboração do código de classificação de documentos acontece na fase de utilização de programa de gestão de documentos. CERTO
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRT - 17ª Região (ES)
A tabela de temporalidade e o plano de destinação são resultantes do processo de avaliação. CERTO
-
força, guerreiro!
Gabarito: Certo
Bons estudos!
-As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar