SóProvas


ID
3115048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da realidade arquivística brasileira, julgue o item subsecutivo.


A Política Nacional de Arquivos brasileira, formulada pelo Conselho Nacional de Arquivos, garante a preservação do acervo arquivístico nacional.

Alternativas
Comentários
  • A política nacional de arquivos compreende a definição e adoção de um conjunto de normas e procedimentos técnicos e administrativos para disciplinar as atividades relativas aos serviços arquivísticos da administração pública, trazendo, por consequência, a melhoria dos arquivos públicos (ARQUIVO NACIONAL, 2001)

  • ERRADO,

    pois a simples formulação da Política Nacional de Arquivos não garante, por si só, a preservação dos documentos de arquivos. Devem ser tomadas outras medidas como o manuseio adequado dos documentos; o arquivamento e acondicionamento adequados; a adoção correta do procedimento de limpeza para cada tipo de suporte; evitar infestação por insetos, etc.

  • Resposta: a política em si não garante a preservação dos documentos, pois ela deve estar aliada às atividades práticas de preservação do fundo documental.

    Resposta: errada

  • Decreto 4.073/02

    Art. 1º O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, órgão colegiado instituído no âmbito do Arquivo Nacional, criado pelo art. 26 da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados. (Redação dada pelo Decreto nº 10.148, de 2019)

  • A questão trata da Política Nacional de Arquivos e as consequências de sua aplicação 

    A Preservação do Acervo Arquivístico nacional envolve a produção de uma série de medidas, normativas e procedimentos que facultarão o seu desenvolvimento e proporcionarão a preservação do acervo arquivístico nacional, não sendo suficiente somente a formulação da Política por parte do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). A afirmação da questão é limitante e insuficiente.

    Gabarito do Professor: errada
  • O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados. Já a política nacional de arquivos compreende a definição e adoção de um conjunto de normas e procedimentos técnicos e administrativos para disciplinar as atividades relativas aos serviços arquivísticos da administração pública, trazendo, por consequência, a melhoria dos arquivos públicos

  • Uma ajudinha pra quem está estudando essa matéria.

    Cornaq = Produz a politica dos arquivos públicos

    Sinarq = Implementa a politica dos arquivos públicos

    Porém, é necessário destacar que nem sempre é seguido a risca as politicas no Brasil. Logo, é possível dizer que o uso da politica de acesso ao arquivo, não garante a preservação ou o cumprimento da mesma.

  • Em 09/03/21 às 22:12, você respondeu a opção C.

    Você errou!Em 26/02/21 às 13:41, você respondeu a opção C.

    Você errou!Em 08/02/21 às 21:49, você respondeu a opção C.

    Você errou!Em 27/01/21 às 22:51, você respondeu a opção C.

    Um dia eu acerto essa questão.

  • O SINAR é que tem essa função de preservação, dentro da GESTÃO.

  • Gabarito: Errado, porque não garante nada, o que ela faz é definir a política nacional de arquivos .

    Trazendo para a realidade dos estudades pra PF

    É garantido que a Policia Federal realize as buscas e apreensões, mas quem define o que deve ser feito é o Ministério da Justiça, logo o Conselho Nacional de Arquivos é o Ministério da Justiça.

  • coNarq = DEFINE a política dos arquivos públicos;

    sInarq = IMPLEMENTA a política dos arqs.