-
CERTO
A relação entre organização de arquivo e acesso à informação é um entendimento consolidado pela banca, visto a justificativa dada na seguinte questão da prova de arquivista da PF:
(Q373050) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Arquivista
Entre a Lei de Acesso à Informação e os arquivos organizados há uma relação direta, visto que a organização dos documentos de arquivo é condição necessária para o cumprimento dessa lei.
Gabarito: Certo.
Justificativa da banca: Não há acesso sem documentos organizados. O cidadão procura o documento ou a informação que está contida nesse documento de arquivo
-
GABARITO: CERTO
SIGNIFICADO DE OBSTAR:
1. Causar impedimento; ser um obstáculo. = DIFICULTAR, EMPECER
2. Ser contrário ou estar em oposição a. = OPOR-SE
FONTE: https://dicionario.priberam.org/obstar
-
Sim, claro, pode obstar. Mas marquei como errado por causa da frase "consideradas características da realidade arquivística brasileira": ela é acintosa à realidade arquivística no Brasil. Cabe recurso.
-
Gabarito: Certo
Significado de Obstar
verbo transitivo direto e transitivo indiretoCriar dificuldade a; ser utilizado como obstáculo a; impedir: uma tempestade obstou seu casamento; seu ciúme obsta a que os amigos dela se aproximem.verbo transitivo indiretoDesenvolver oposição; opor-se: tentava obstar a discriminação racial.Etimologia (origem da palavra obstar). Do latim obstare.
Sinônimos de Obstar
Obstar é sinônimo de: atalhar, atravancar, dificultar, embaraçar, entravar, estorvar, impedir, interditar, prejudicar, proibir, sustar, tolher
Antônimos de Obstar
Obstar é o contrário de: aceitar, acatar, admitir, aprovar, assentir
Definição de Obstar
Classe gramatical: verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto
Tipo do verbo obstar: regular
Separação silábica: obs-tar
-
Então o Cespe dizer na cara dura que os arquivos publicos brasileiros são desorganizados?
-
A ausência de organização dos locais de armazenamento do acervo e a inexistência de controle e identificação dos documentos, consideradas características da realidade arquivística brasileira, podem DIFICULTAR o acesso do cidadão à informação.
-
A questão quer saber se as duas situações apresentadas contribuem para a criação de obstáculos quanto ao acesso à informação.
Situação 1: ausência de organização dos locais de armazenamento do acervo.
Os métodos de arquivamento existem para que o conjunto documental seja organizado, levando em consideração suas características e a melhor forma de acesso. Caso não sejam aplicados, os documentos ficarão dispersos, o que prejudica diretamente o acesso, já que a inexistência de uma ordem lógica dificulta a identificação.
Situação 2: inexistência de controle e identificação de documentos.
Quando falamos de 10 documentos, é fácil acessar cada um sem nenhuma espécie de controle ou identificação. Entretanto, quando pensamos em uma produção documental de milhares de documentos, é impossível que o acesso seja facultado sem o uso de recursos que o guie. Nesse sentido, a identificação da documentação a partir de códigos de classificação e o controle, em sistemas manuais ou informatizados, são essenciais para facilitar o acesso.
Gabarito do Professor: certa
-
Marquei errado pela afirmação da banca em dizer que são características da realidade arquivística brasileira. Essa conclusão é concreta? Pautada em algum livro de arquivologia, ou por algum grande autor da área? Pelo amor de Deus, CESPE.
-
Essa questão é um insulto aos arquivistas.
-
questão de português rere
-
NUNCA PENSEI QUE FOSSE ASSIM...O CESPE DEVE TER FEITO UM LEVANTAMENTO PARA TER TANTA CERTEZA!!!! características da realidade arquivística brasileira
-
pelo em casca de ovo, galera. Em sua maioria, as questão da cespe em arquevologia são baseadas em livros de autores que apresentam sim a realidade arquivistica brasileira.
-
Quer dizer que o conarq tá c4g4d0?! Hein Cespe?!
E o Sinar ?! E o arquivo nacional só servem de enfeite?!
Ah mother fuck! Mais subjetiva impossível!!!!
-
Os profissionais de Arquivologia deviam processar a CESPE por essa questão! A CESPE já tem o diagnóstico da situação dos arquivos brasileiros.. rsrsr