-
Diagnóstico: um documento que contém a descrição geral do arquivo, assim como as falhas e as soluções.
-
ERRADO
O diagnóstico minimalista prioriza o estudo de problemas específicos, de casos particulares e singulares, para se chegar às questões mais gerais, abstratas e abrangentes. É como se fosse uma visão bottom-up, da disciplina de Administração Geral (de baixo pra cima), porém, no diagnóstico arquivístico este parte da própria observação dos arquivos nas Organizações .
CESPE/MPU/2010 - Um dos objetivos do diagnóstico minimalista é a elaboração de instrumentos de gestão arquivística, como o plano ou o código de classificação e a tabela de temporalidade de documentos. CERTO
CESPE/2013/MPU - O diagnóstico minimalista é realizado a partir da observação dos arquivos de organizações. CERTO
CESPE/2018/ABIN - Um diagnóstico minimalista parte de um estudo de caso, e busca construir objetos de pesquisa e propor soluções para os problemas detectados. CERTO
CESPE/STJ/2015 - A opção por um diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista é feita para coletar informações necessárias para a elaboração de planos de classificação e tabelas de temporalidade. CERTO
CESPE/2015/MPOG - Diagnóstico minimalista refere-se ao estudo realizado, no âmbito de um arquivo central, cujo objetivo é compreender a conexão entre fundos recolhidos e a evolução de estruturas governamentais. ERRADO
Boa noite, bons estudos!
-
O diagnóstico é um procedimento arquivístico que visa conhecer o acervo da organização através do levantamento de informações como a quantidade de documentos, estado de conservação, formatos, formas, tipos documentais, condições de conservação e armazenamento, estrutura física predial, histórico institucional, e todas as outras informações que ajudem a compreender o conjunto documental constituído.
O diagnóstico pode ser feito a partir de uma análise minimalista ou maximalista.
Minimalista: diagnóstico feito a partir de uma visão mais específica da instituição, dos setores de trabalho.
Maximalista: diagnóstico feito a partir de uma visão mais geral da instituição
Nesse sentido, quando a questão afirma que o estudo englobará correlações entre fundos documentais e a evolução das estruturas governamentais, temos um diagnóstico maximalista, e não minimalista.
Dica: para resolver questões sobre diagnósticos minimalistas e maximalistas, lembre-se do escopo de atuação. Se o escopo for interno e detalhado demais, temos um diagnóstico maximalista. Do contrário, temos um diagnóstico maximalista.
Gabarito do Professor: errada
-
Errado!!
Visão minimalista --> micro, específico.
Visão maximalista --> macro, abrangente.
Ou seja, se a questão fala de fundos recolhidos e estruturas governamentais, é porque está se referindo à visão maximalista. Estudo de algo amplo.
Se a questão falasse, por exemplo, de um órgão específico, do estudo de sua estrutura e funções (para confecção do plano de classificação e tabela de temporalidade), aí sim seria necessário um diagnóstico minimalista.