-
GAB.: CERTO
Vamos listar as tarefas realizadas pelo protocolo quanto ao recebimento e classificação de documentos:
=Receber os documentos;
=Separar as correspondências oficiais das particulares;
=Enviar as correspondências particulares diretamente a seus destinatários;
=Separar as correspondências oficiais ostensivas das sigilosas;
=Enviar as correspondências sigilosas diretamente a seus destinatários;
=Abrir e ler a correspondência oficial ostensiva;
=Classificar a correspondência segundo plano vigente na instituição;
=Enviar as correspondências para registro e movimentação.
Portanto o protocolo não deve realizar qualquer tratamento às correspondências particulares, pois as mesmas não fazem parte do arquivo institucional.
Fonte: Professor Mayko Gomes (Q428196)
-
O recebimento é a atividade que consiste em recepcionar os documentos e separá-los em 02 tipos: oficial e particular.
Documentos particulares: devem ser enviados para o seu destinatário sem serem abertos pelo serviço de protocolo.
Documento oficial: agora, cabe ao protocolo identificar se o documento é ostensivo ou sigiloso. Os que forem identificados como sigilosos (por conterem menção nesse sentido), serão encaminhados diretamente para o destinatário, enquanto os ostensivos serão abertos e analisados, para que se verifique se há registros a serem feitos ou relacionamentos com outros documentos a serem apontados.
Fonte: estratégia concursos
-
CERTO, Atenção a um detalhe:
As correspondências particulares não são sequer registradas ou classificadas, pois, antes mesmo dessas fases, elas são separadas das correspondências oficiais e encaminhadas diretamente ao respectivo destinatário.
-
Gab. CERTO
Cabe ao protocolo identificar se o documento é ostensivo ou sigiloso. Os que forem identificados como sigilosos (por conterem menção nesse sentido), serão encaminhados diretamente para o destinatário, enquanto os ostensivos serão abertos e analisados, para que se verifique se há registros a serem feitos ou relacionamentos com outros documentos a serem apontados.
-
GAB CERTO GLR
Os únicos documentos que NÃO SÃO ABERTOS NO PROTOCOLO são: PARTICULAR e SIGILOSO (natureza do assunto).
Avante!
-
Questão correta, outras ajudam a enternder, vejam:
Prova: Analista Ministerial - Documentação, Ano: 2012, Banca: CESPE, Órgão: MPE-PI - Arquivologia Correspondência Oficial, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Protocolo (+ assunto)
As correspondências particulares não são registradas nos setores de protocolo, apenas são distribuídas aos destinatários.
GABARITO: CERTA.
Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa; Ano: 2008, Banca: CESPE, Órgão: STJ, Arquivologia / Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Protocolo
O protocolo deve separar as correspondências oficiais das particulares e a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso.
GABARITO: CERTA.
Prova: Assistente Técnico Administrativo; Ano: 2009; Banca: CESPE; Órgão: MI / Arquivologia / Correspondência Oficial, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Protocolo (+ assunto)
A correspondência particular não deve ser expedida pelas unidades de protocolo — central ou setorial — do órgão.
GABARITO: CERTA.
-
DE ACORDO COM PAES, AS ROTINAS SÃO:
RECEBER A CORRESPONDÊNCIA; SEPARAR A CORRESPONDÊNCIA OFICIAL DA PARTICULAR; DISTRIBUIR A CORRESPONDÊNCIA PARTICULAR; SEPARAR A CORRESPONDÊNCIA OFICIAL DE CARÁTER OSTENSIVO DA DE CARÁTER SIGILOSO;ENCAMINHAR A CORRESPONDÊNCIA SIGILOSA AOS RESPECTIVOS DESTINATÁRIOS; ABRIR A CORRESPONDÊNCIA OSTENSIVA;TOMAR CONHECIMENTO DA CORRESPONDÊNCIA PELA LEITURA, VERIFICANDO A EXISTÊNCIA DE ANTECEDENTES...
FONTE: PÁG 55 DO LIVRO ARQUIVO: TEORIA E PRÁTICA.
-
Documentação particular não deve ser registrada, apenas entregue ao destinatário.
-
Gab: CERTO
Cuidado! Documentação particular de servidor DEVE sim ser recebida pela instituição, o que não pode é registrá-la. Já vi questões cobrarem que o órgão não pode receber nem distribuir, o que é errado.
Lembrando que DISTRIBUIÇÃO é INTERNA e EXpedição é EXterna.
Erros, mandem mensagem :)
-
As atividades desenvolvidas no protocolo são: recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição.
Dica: os nomes das atividades podem variar de banca para banca.
Na fase de recebimento, a primeira ação a ser tomada é separar a correspondência oficial da particular. A oficial é orgânica, ou seja, foi recebida para desenvolver alguma atividade institucional. Já a particular pertence a algum servidor/empregado/colaborador que utilizou o endereço da instituição para receber algo pessoal.
A correspondência oficial vai passar por todos os procedimentos do protocolo até que chegue ao seu destinatário. A particular, por sua vez, será enviada ao destinatário sem nenhum outro procedimento, afinal, não estamos falando de uma documentação institucional.
Gabarito do Professor: certa
-
Adendo:
Documentos particulares podem ser distribuídos, mas não podem ser expedidos
-
depende. se for expedição, não.
-
quando é particular, ele que vá buscar.
-
Questão incompleta, mas beleza!!!
-
SIMPLIFICANDO:
1º Receber a correspondência (malotes, balcão, ECT)
2º Separar a correspondência oficial da particular
3º Distribuir a correspondência particular
4º Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso.
CESPE: O recebimento de documentos em um setor de protocolo compreende a separação da correspondência oficial da particular e a separação da correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso. CERTO
-
Correspondência particular é PARTICULAR!! Interessa ao público? Não!!! Então só mandar direto!!!
-
No recebimento, a primeira ação a ser tomada é separar a correspondência oficial da particular.