-
Para classificar os documentos de arquivos,consideram-se a atividade e a função da instituição(órgão).
-
Gabarito: Correto
Os instrumentos de classificação de documentos devem ser elaborados com base nas funções da instituição.
-
CERTO, pois a classificação tem como principio primordial o da Proveniência ou Respeito aos Fundos , levando-se em consideração a avaliação funcional do documento de arquivo (sua finalidade de criação).
CESPE/DPU/2016 - O princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes, que é a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, deve ser mantido nos arquivos permanentes. CERTO
-
Plano de classificação
Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento
específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da
análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes
-
"O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades."
Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf
-
Gab: CERTO
Possui relação com o seguinte princípio:
- Respeito aos fundos - proveniência: nada mais é do que guardar os arquivos respeitando sua origem, sem misturá-los. Ele serve para que um arquivo da PGDF não seja encaminhado ao TSE, por exemplo. Portanto, devem ser elaborados e classificados com base nas funções da instituição.
OBS: vendo meu resumo de arquivologia. Interessados, solicitem amostra: Soresumo.com.br@gmail.com
-
O código ou Plano de Classificação é a ferramenta básica da gestão de documentos que serve para classificar os documentos de arquivo.
A classificação segundo código ou plano vigente tem o objetivo de relacionar os documentos com as funções administrativas que lhes deram origem e foram executadas pela instituição.
Segundo a literatura arquivística, os planos de classificação podem ser de três tipos:
funcionais ou por atividades: planos que classificam os documentos conforme as atividades que lhes deram origem;
estruturais ou organizacionais: planos que classificam os documentos conforme os setores ou unidades administrativas que os produziram;
temáticos ou por assunto: planos que classificam os documentos conforme os assuntos de que eles tratam ou têm relação.
Não há um melhor que outro, bem como não há determinação sobre qual se deve adotar. Cada instituição é livre para escolher o plano que melhor atender a seus interesses, inclusive adotando mais de um, ou fazendo combinações entre os mesmos. Contudo, de uma forma geral, os planos funcionais são os mais recomendados e mais utilizados, uma vez que não estão sujeitos à alterações frequentes (como as reorganizações institucionais, por exemplo).
Então o plano de classificação deve sim ser elaborado com base nas funções administrativas, muito embora não seja a única opção disponível.
Gabarito do professor: Certo
-
Cara, esse devem ai nao ta legal. Existem outras 2 formas de classificar documentos, e esse "devem" limita somente a funções... o que não é verdade.
-
CERTO.
- O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades.
- Os documentos podem ser classificados de acordo com o gênero, a natureza do assunto, a forma, o formato, a espécie e a tipologia.
-
PLANO DE CLASSIFICAÇÃO
Um plano de classificação pode ser por três critérios:
PLANO ESTRUTURAL: que reflete a organização da instituição; (direção, operação...)
PLANO FUNCIONAL: que reflete as funções da instituição; (licenciamento, investigação...)
PLANO TEMÁTICO: que reflete os assuntos ligados à instituição; (investigação, pessoal, material...)
GABA c