-
onde é que tem dizendo isso de ordem dos princípios? Alguém manda o link
-
GABARITO: ERRADO
Os princípios arquivísticos são:
Proveniência, Organicidade, Indivisibilidade, Ordem original, Unicidade, Cumulatividade.
Perceba que Pertinência não está incluído o que torna a assertiva falsa.
-
GABARITO ERRADO
Então eu acho que o erro da questão está em dizer a ordem de princípios e citar apenas 02, quando na verdade tem vários princípios relevantes. Eu nunca tinha lido nenhum desses conceitos, por isso aqui abaixo está algumas conceituações.
Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.
De um modo geral, este princípio fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
Princípio da Indivisibilidade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da organicidade: O acervo deve refletir a estrutura interna e as competências / atribuições de seu órgão produtor, mantendo a inter-relação dos conjuntos de um fundo. Segundo este princípio, os documentos de arquivo mantêm estreita relação com os demais documentos pertencentes ao conjunto e com à entidade que os acumula. Um
documento de arquivo retirado de seu conjunto perde muito do seu significado.
Princípio da Unicidade:Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio do Respeito à Ordem Original: Os documentos devem ser mantidos no arquivo na mesma ordem que lhe foi atribuída nos setores que os criaram. Não se explica quando os documentos na fase corrente não receberam uma organização adequada.
Caso encontre algum erro, por favor me avisem!
Fonte:https://www.grancursospresencial.com.br/novo/upload/ARQUIVOLOGIA_TEORIA_03_03_2012_20120227174929.pdf
-
Princípios da Arquivologia - Proveniência, Territorialidade, Organicidade, Ordem Original, Individualidade, Unicidade, Cumulatividade e Reversibilidade.
Obs: O Princípio da Pertinência não faz mais parte dos princípios arquivísticos
-
ERRADO
CESPE/DPU/2016 - O princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes, que é a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, deve ser mantido nos arquivos permanentes. CERTO
-
Há hierarquia entre os princípios?????
-
GABARITO ERRADO
Nessa questão abaixo a CESPE classificou o princípio da proveniência como o primeiro. Acredito que o erro está em dizer que o da pertinência é o segundo. Deveria ser organicidade.
Q912680 - O princípio da proveniência, cujo objetivo é gerar o fundo de arquivo, é o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo. (CERTO)
-
Princípio da Pertinência não é mais usado, pois se choca com o Princípio de Respeito aos Fundos.
Fonte: Aula 1.7 Princípios Arquivísticos. Professor Antônio Victor Botão. Ponto da aula: aos 18 minutos e 50 segundos.
-
Acredito que há dois erros na questão: o primeiro é enumerar os princípios como primeiro e segundo; sim, o princípio da proveniência é um dos principais, se não o principal princípio, todavia não há como hierarquizá-los; o outro erro é definir pertinência como princípio ainda utilizável. Esse princípio é ultrapassado porque a ideia não é organizar os documentos por assunto ou tema e sim organizar de acordo com as funções da organização. Ele confronta o princípio da proveniência e diz que os arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos. Mas as bancas continuam cobrando esse bendito!
Os principais princípios são: Proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds); Organicidade; Indivisibilidade; Unicidade; Cumulatividade; Territorialidade; Pertinência Temática; Ordem Original/Ordem Primitiva; Reversibilidade; Autenticidade; Veracidade; Inter-relacionamento.
-
Tô cm preguiça de procurar a fonte, mas c existe uma ordem dos princípios é a proveniência e o respeito á ordem original
-
Princípio da pertinência não é mais utilizado!
-
Existe sim o Primeiro Princípio da arquivística, que também é chamado de FUNDAMENTAL, BASILAR, NORTEADOR, e de fato é o Princípio da Proveniência. Já o Princípio da Pertinência é considerado OPOSTO ao da Proveniência. O segundo princípio é, também chamado de segundo grau de aplicação do Princípio da Proveniência, o Princípio do Respeito à Ordem Original ( Ordem Primitiva) (Princípio da Santidade).
-
não existe uma ordem. esse é o erro da questão.
o princípio da pertinência não é mais utilizado, no entanto ele é citado em muitas obras e aí você não vai querer ter uma "DR" com o cespe, né?rs
-
A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação. (já foi questão de prova do cespe).
-
O professor do Estratégia Concursos disse que não existe uma ordem para classificar princípios e sim uma ordem dos mais utilizados.
Mas como a colega disse acima, não vamos discutir com o Cespe.
-
Pessoal, não é que os princípios tenham uma ordem sequencial.
É correto afirmar que o "primeiro princípio" é o da proviniência, mas na verdade ele quer dizer que é o princípio basilar, o que nortea todos os outros.
Pro pessoal que entende de Direito Administrativo: É comparável, por analogia, aos princípios basilares (pedras de toque), quais sejam: indisponibilidade do interesse público / suprematica do interesse público.
É errado também afirmar que o princípio da pertinência vem em segundo, afinal, não há essa ordem/hierarquia e este princípio nem é mais aplicado, haja vista que é contrário ao princípio basiliar - proviniência.
=-=-=-=
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.
Tenho grupo composto por estudantes focados no INSS, interessado? Mande-me mensagem.
-
O erro da questão não se dá por uma questão de "hierarquia de princípios".
A afirmativa está de acordo com o que afirma os autores Rosseau e Couture (p. 83) no livro "Fundamentos da disciplina arquivística". Para tais autores, além do princípio da proveniência, outro princípio que fundamenta as ações de classificação de informações arquivísticas é o Princípio da ordem original. Para os autores, o Princípio da Proveniência teria dois graus, sendo que o segundo grau diz respeito à reconstituição da ordem interna do fundo. Dessa forma, o Princípio da Ordem Original equivale ao 2º grau do Princípio da Proveniência para os autores supracitados.
-
O erro está em simplesmente adotar o da PERTINÊNCIA/TEMÁTICO como princípio, visto que ele não é mais utilizado por se chocar com o princípio do respeito aos fundos. Só lembrando que o princípio da pertinência significa que os documentos reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.
Já isso de falar em ordem de princípios é muita cocaína mesmo. Única explicação.
-
Para os que afirmam que o princípio da pertinência não é mais utilizado peço que cite a fonte dessa afirmação. Há várias questões atuais caracterizando-o como princípio.
-
O principio da pertinência vai contra o principio da proveniência ( o mais importante da arquivologia)
-
O Principio da Pertinência é o oposto do Princípio da Proveniência.
O P. da Pertinência prevê que o documento deverá ser classificado por assunto, SEM levar em consideração a proveniência, ou seja, de onde ele veio. Este principio já não é mais tão utilizado.
Já o P. da Proveniência (ou de respeito ao fundo) prevê que os documentos de uma instituição ou pessoa (física ou jurídica) não devem ser misturados com de outra instituição ou pessoa. Ou seja, deve-se considerar de onde o documento, a proveniência, para então classificá-lo e arquivá-lo.
Espero te ajudado.
Fonte: Profa. Mariana Moreira Neves ( Kultivi - Youtube)
-
Alguns dos princípios da Arquivologia são:
Proveniência
Organicidade
Indivisibilidade
Ordem original
Unicidade
Cumulatividade Mais cobrados em prova
Territorialidade
Reversibilidade
Pertinência Temática
Pertinência Territorial
Indivisibilidade ou Integridade Arquivística
Cumulatividade
Autenticidade
Veracidade
Inter-relacionamento Menos cobrados em prova
O princípio da pertinência não é um princípio adotado na Arquivologia moderna, que respeita o princípio da proveniência, mas faz parte da terminologia e dos conceitos estudados na disciplina. Segundo o professor Elvis Miranda do GRAN- CURSOS.
Mas como o que esta em julgamento é a ordem de classificação.
Coisa que não existe nesses princípios, apenas uns são mais citados em prova que outros; como é o caso da proveniência e da pertinência.
-
Princípio da PROVENIÊNCIA e o da ORDEM ORIGINAL dois basilares.
-
Gab: ERRADO
Apesar de ter acertado a questão, achei bem FDP cobrar ordem. Nunca vi em lei ou doutrina princípio ter hierarquia. Mas enfim.
Criei esse mnemônico e utilizo cores para fixar.
- · PROVENIÊNCIA
- · ORGANICIDADE
- · UNICIDADE Mnemônico: PROUNIC por Território e Pertinência, do prouni mesmo, sabe?
- · INDIVISIBILIDADE
- · CUMULATIVIDADE
- · TERRITORIALIDADE
- · PERTINÊNCIA TEMÁTICA -----> Lembrando que o da pertinência caiu em desuso.
--------------
Galera, vendo meu resumo de ARQ, acesse aqui sua amostra: Linktr.ee/soresumo
-
O primeiro princípio da classificação, ou seja, em ordem de importância, os princípios que devem nortear a classificação de documentos são o da proveniência e o segundo, o da ordem original, não o da pertinência, como afirma a questão.
Também deve-se levar em consideração que não há uma hierarquização entre os princípios. Aqui estamos levando em conta aplicação dos princípios em relação a uma atividade, somente isso.
Dessa forma, o conjunto documental da instituição ficaria reunido, ou seja, livre de misturas com os de outras instituições (princípio da ordem original), e a ordem de produção intelectual seria mantida, evitando a perda do contexto documental. Dessa forma, a aplicação da classificação seria feita a partir do conjunto documental correto e com a ordem de produção contextual mantida.
Gabarito do Professor: errada
-
Gabarito: Errado
Renato Tarciso afirma que os princípios aplicados à classificação são os princípios da Proveniência e da Ordem Original. Lembrando que o princípio da Pertinência está em desuso.
Sigam: @mundodaarquivologia no instagram. Material gratuito de arquivologia para concursos.
-
Gab.: Errado
Os princípios da proveniência e o da pertinência são antagônicos, ou seja, a existência de um extingue o outro, ainda em outras palavras, os dois não podem coexistir.
-
Pertinencia é uma forma de classificar, não princípio.
-
De acordo com o material do Estratégia, os dois princípios seriam Proveniência e Respeito a Ordem Original
-
GAB.: E
Não há hierarquia entre os princípios.
-PROVENIÊNCIA/ RESPEITO AOS FUNDOS: Os documentos provenientes de uma mesma fonte, não podem ser misturados com arquivos provenientes de outras instituições.
- PERTINÊNCIA: Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.
-TERRITORIEDADE: "O princípio da territorialidade estabelece que os arquivos devem ser conservados nos territórios onde foram produzidos. Esse território pode ser um país, uma região administrativa ou uma instituição."
- ORGANICIDADE: TRATA-SE do VINCULO EXISTENTE ENTRE A MASSA DOCUMENTAL PRODUZIDA POR DETERMINADA INSTITUIÇÃO. Retrata a própria estrutura organizacional.
- CUMULATIVIDADE: Formação dos arquivos é progressiva, natural (NÃO INTENCIONAL) e orgânica.
- INDIVISIBILIDADE: Os arquivos devem ser preservados, NÃO PODE HAVER MUTILAÇÃO DE ARQUIVOS.
- ORDEM ORIGINAL: O princípio do respeito à ordem original é aquele que defende que, quando um arquivo (enquanto conjunto de documentos acumulados por uma entidade) for encaminhado para guarda por terceiro, deve conservar o arranjo (ordem dada aos documentos) definido pela entidade acumuladora.
-PRINCÍPIO DA UNICIDADE: O documento de arquivo tem caráter único, em função do seu caráter de produção, independentemente do seu número de cópias.
-
O primeiro e o segundo princípios de classificação de documentos são: PROVENIÊNCIA E RESPEITO A ORDEM ORIGINAL.
-
Seguindo o direito administrativo: não há hierarquia entre os princípios.
-
ORGANIZAÇÃO EXTERNA, TOTAL- PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA.
ORGANIZAÇÃO INTERNA- PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL.
PARA ALGUMAS BANCAS-LEIAS-SE, A MAIORIA- O PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA É O CONSISTENTE, "MAIS IMPORTANTE" E O 1° NA ORDEM DOS PRINCÍPIOS.
ESSAS CONCEITUAÇÕES DE MAIS OU MENOS IMPORTANTES NÃO SÃO ABSOLUTAS, PODENDO VARIAR DE ACORDO COM A BANCA DA SUA PROVA.
MAS O BIZU É: O MAIS IMPORTANTE É O DA PROVENIÊNCIA E O SEGUNDO O DA ORDEM ORIGINAL.
-
ERRADO
O primeiro princípio da classificação, ou seja, em ordem de importância, os princípios que devem nortear a classificação de documentos são o da proveniência e o
segundo, o da ordem original, não o da pertinência, como afirma a questão.
-
tem q saber a ordem dos princípios??
-
Pelo que sei esse princípio da pertinência nem é utilizado mais.
Obrigada pelo resumo de princípios nobres colegas, anotado!!!!
GABA E
-
Errado.
Proveniência e Ordem Original.
Pertinência está em desuso.
-
Proveniência ou respeito aos fundos