SóProvas


ID
3115129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo a função arquivística.


Para realmente ter efetividade, a preservação deve ser feita quando os documentos chegarem ao arquivo permanente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A preservação documental deve ser prevista desde sua produção, na fase corrente.

  • ERRADO!

    A Preservação de Documentos teve início em 1995, com o objetivo de adotar medidas para estabilizar ou amenizar os processos de degradação do acervo, prolongando o tempo de vida e a qualidade de acesso às informações. Trata-se de medidas de longo prazo, pois o acervo carece de cuidados ininterrupto.

  • ERRADO

    PRESERVAÇÃO---> APLICADA DESDE A CRIAÇÃO DO DOCUMENTO!

    "A preservação de documentos de arquivo, em qualquer suporte, depende dos procedimentos adotados em sua produção, tramitação, acondicionamento e armazenamento físico. "

  • Errado!

    A preservação deve ocorrer desde a criação do documento.

  • Preservação -> Prevenção da deterioração e danos em documentos por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.

    Não há restrição quanto à idade, não é pq o permanente vai seguir com sua guarda permanente//eliminação que a regra vai ser preservação nele. Pode ser no corrente, intermediário também. Além disso, pode passar da fase corrente diretamente à preservação e pronto.

    GAB ERRADO.

  • Gab: Errado

    Na criação de um documento já se deve levar em conta sua preservação.

  • Se o documento não for preservado desde a fase corrente pode ser que nem chegue a fase permanente.

  • A preservação de documentos são ações, medidas e procedimentos que visam proteger o suporte documental para que as informações nele contidas possam ser acessadas pelo maior tempo possível e de forma completa.

    Fala-se muito de preservação nos arquivos permanentes, pois é nesses arquivos que ficam armazenados os documentos de valor secundário, ou seja, os documentos com características históricas, culturais, probatórias ou informativas. Esses documentos, geralmente, são vistos como "frágeis" por serem mais antigos. Entretanto, independente do suporte em que a informação está registrada e independente da fase em que o documento se encontra, ele deve ser preservado e essa preservação deve ser formalizada em um Plano de Preservação.

    A expansão da preservação para todas as fases deve acontecer porque se os documentos não forem preservados, a informação pode ser perdida a qualquer momento, independente se os documentos estão nas fases corrente, intermediária ou permanente.

    Gabarito do Professor: errada
  • Preservação é um conceito bem amplo e não se restringe apenas à fase permanente.

    O documento do CONARQ "Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo" fala o tempo inteiro sobre isso. Vou colar só um trechinho:

    "A preservação de documentos de arquivo, em qualquer suporte, depende dos procedimentos adotados em sua produção, tramitação, acondicionamento e armazenamento físico."

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/recomendaes_para_a_produo.pdf

  • A preservação dos documentos de arquivo de quaisquer suportes e formatos, depende de procedimentos específicos, adotados desde a produção, passando pela tramitação, acondicionamento e armazenamento físico.

    Portanto GABA E

  • ERRADA

    Naõ vai esperar o arquivo chegar destruido pra depois restaurar !!!