SóProvas


ID
3115144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à análise tipológica de documentos de arquivo e suas aplicações no tratamento de documentos arquivísticos, julgue o próximo item.


A análise tipológica é útil à descrição arquivística pela identificação de metadados fixos para determinados formatos jurídicos.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CERTA

    A tipologia ou tipo documental é a junção de espécia documental com a função ou atividade do documento.EX: Alvará (espécie) de soltura (tipo)

  • Quanto à espécie: quanto a disposição e a natureza das informações.

    Quanto à tipologia: espécie + função.

  • Lembrando que a atividade de DESCRIÇÃO arquivística permite LOCALIZAR documentos por meio de instrumentos de pesquisa.

  • Questão certa

    tipologia ou tipo documental é a junção de espécia documental com a função ou atividade do documento.

    EX: Alvará (espécie) de soltura (tipo)

  • Achei essa questão um pouco confusa. Fui pesquisar e encontrei a resposta no "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo":

    "O emprego da Tipologia Documental no que-fazer-arquivístico é recente, pois foi iniciado, em meados da década de 1980, pelo Grupo de Trabalho dos Arquivistas Municipais de Madri. Tem-se mostrado vantajoso nos vários segmentos do processamento documental, tais como:

    1) na classificação/arranjo, por facilitar o entendimento da composição das séries;

    2) na descrição, esclarecendo que os conteúdos veiculados em determinado formato jurídico têm certos dados que são fixos e outros variáveis, e que este conteúdo liga-se de forma obrigatória à espécie que o veicula;

    3) no serviço aos usuários, pois a identificação dos tipos documentais traz informações antecedentes e exteriores ao próprio conteúdo do documento, fundamentais para sua compreensão dentro do conteúdo jurídico-administrativo de produção;

    4) na avaliação, porque as tabelas de temporalidade partem da identificação das funções refletidas nas séries documentais que se quer avaliar para estabelecer o destino dos documentos."

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf (págs 93-94)

  • A análise tipológica destaca elementos do documento.

    Os metadados fixos são os dados que sempre aparecem em documentos jurídicos, que é o exemplo da questão. 

    A análise tipológica desses documentos jurídicos vai destacar quais são esses metadados, e esse processo facilitará a descrição arquivística do documento.

    Gabarito do Professor: certa

  • Tipologia é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora;

     

    Fonte: comentários do Qc.

  • GAB.: C

    Correto pois a análise tipológica tem diversos benefícios como:

    1) Na classificação/ arranjo pois facilita o entendimento da composição;

    2) Na descrição pois esclarece os conteúdos veiculados em determinados formatos jurídicos e há certos dados que são fixados e outros variáveis;

    3) No serviço aos usuários, pois a identificação dos tipos documentais traz informações antecedentes e exteriores ao próprio documento;

    4) Na avaliação, pois as tabelas de temporalidade partem da identificação das funções refletidas nas séries documentais que se quer avaliar para estabelecer o destino dos documentos.

  • Sei que é meio rude dizer isso, mas pensa que para o cesp, quando a questão dizer é útil / Relevante/ recomendável..etc a questão tende a estar correta.

    Até por que, na arquivologia pode tudo, menos eliminar arquivos permanentes haha

    Mas, recomendo fortemente que saiba o conteúdo.

  • TIPOS DE ANÁLISE DE DOCUMENTOS

    Análise DIPLOMÁTICA

     ➥pela qual se analisam a estrutura formal do documento e os componentes de autenticidade;

     ➥Diplomática -> Espécie documental;

    Análise TIPOLÓGICA

     ➥É o contexto (elemento comum em TODAS as propostas de análise tipológica) do documento, a sua forma de produção, origem, funções do documento, competências etc.

     Tipológica -> Tipo documental; 

     ➥Possibilita a identificação de ser ou não digitalizado o documento, já que faz análise de sua estrutura. 

     ➥útil à descrição arquivística pela identificação de metadados fixos para determinados formatos jurídicos

  • Resumo – Tipologia textual

    Campo de aplicação: relação dos elementos com as atividades institucionais/pessoais;

    Ponto de vista: relações de forma orgânica;

    Objeto: tipo documental vem a ser algo mais específico, exemplos: boletim de ocorrência, ata da reunião, relatório contábil.

    Foco principal: lógica orgânica dos conjuntos documentais;

    Análise Tipológica: é o contexto do documento, a sua forma de produção, origem, funções do documento, competência etc.

    GABA C

  • Resolução: se você lembrar dos benefícios da aplicação da análise tipológica que o Manual “Como fazer” destaca, vai lembrar que um deles diz que a análise tipológica ajuda “na descrição, esclarecendo que os conteúdos veiculados em determinado formato jurídico têm certos dados que são fixos e outros variáveis, e que este conteúdo liga-se de forma obrigatória à espécie que o veicula;

    Em outras palavras, isso quer dizer que se eu faço uma análise tipológica, posso ter benefícios lá na descrição arquivística.

    -“Professora, eu não sei o que é descrição, então a análise da questão fica impossível,”

    Calma, eu explico: descrição arquivística é uma tarefa desenvolvida predominantemente nos arquivos permanentes que visa descrever os documentos históricos, culturais, probatórios ou informativos com objetivo de produzir instrumentos de pesquisa que vão guiar o usuário que procurar o arquivo permanente para obter alguma informação. Então, eu descrevo para retirar as informações que representam os documentos e apresenta-las de formas específicas em instrumentos de pesquisa.

    De posse dessa informação, a análise tipológica têm reflexo na descrição, porque quando analisamos tipologicamente um documento, identificamos o formato, os dados que o compõem, quais dados são fixos e quais são variáveis. Todos esses elementos são inerentes àquela espécie documental específica, então estabelecemos um elo entre os elementos e a espécie documental.

    Todas essas informações vão me ajudar na descrição, que é justamente a captura desses elementos, que representam o documento, para a produção de instrumentos de pesquisa. É isso que a frase bonita do Manual quer dizer.

    A questão diz que a análise tipológica é útil à descrição (certinho), pela identificação dos metadados fixos para determinados formatos jurídicos. Sim, pois eu identitifico os elementos que compõem o documento e esses elementos só estarão ligados àquela espécie documental específica.

    -“Professora, que explicação grande! Nossasinhoradaparicida!”

    Gente, é muito fácil eu chegar aqui e vomitar os conceitos para vocês. Vocês não vão entender nada, eu vou ter dado o meu conteúdo e está tudo certo. Entretanto, na hora de marcar a bolinha, se você não tiver entendido o que o manual quis dizer, fica complicado fazer uma análise e marcar com certeza, certo? Então eu prefiro te fazer ler um comentário enorme agora do que ser responsável por você não ter elementos suficientes para analisar uma questão na hora da prova. Então, força.

    Resposta: certa