SóProvas


ID
3116860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com base na legislação institucional e na legislação do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item a seguir.


Caso seja insuficiente a quantidade de conciliadores e mediadores judiciais que atuam como auxiliares da justiça, os tribunais poderão formar quadro próprio de conciliadores e mediadores, admitindo-os por concurso público de provas e títulos.

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão, o candidato precisa conhecer as disposições contidas ao art. 7º da Resolução do CNJ nº 125/2010, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, vejamos:

    Art. 7º Os tribunais deverão criar, no prazo de 30 dias, Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Núcleos), coordenados por magistrados e compostos por magistrados da ativa ou aposentados e servidores, preferencialmente atuantes na área, com as seguintes atribuições, entre outras:

    (...)

    § 4º Os tribunais poderão, nos termos do art. 167, § 6º, do Novo Código de Processo Civil, excepcionalmente e desde que inexistente quadro suficiente de conciliadores e mediadores judiciais atuando como auxiliares da justiça, optar por formar quadro de conciliadores e mediadores admitidos mediante concurso público de provas e títulos.

    Vejam que o CPC autoriza que os tribunais formem quadro próprio de conciliadores e mediadores, que neste caso serão admitidos por concurso público de provas e títulos.

    Vamos aprofundar:

    O Código de Processo Civil de 2015 (CPC), trouxe como um de seus objetivos a solução consensual dos conflitos, em consonância com uma nova visão de justiça como instrumento de pacificação social.

    A Conciliação e a Mediação têm se destacado como importantes instrumentos para rápida solução de conflitos, tanto na esfera judicial, quanto na extrajudicial. O atual CPC, traz em seu bojo o instrumento da conciliação, nas ações de procedimento sumário, como procedimento preliminar à apresentação da defesa pelo réu, em audiência, assim como nas ações de procedimento ordinário, após o decurso do prazo para a defesa, por designação do juiz.

    Importante destacar que tanto a Conciliação quanto a Mediação são regidas pelos princípios da independência, imparcialidade, autonomia da vontade, oralidade, confidencialidade, informalidade e decisão informada.

    Enquanto a Conciliação é realizada, preferencialmente, em casos que inexistam vínculos anteriores entre as partes, a Mediação é recomendada, às partes que já possuíam vínculos.

    Gabarito da questão: CERTO

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!