-
A arquitetura ANSI/SPARC, que data de 1975, define níveis de abstração para um sistema de gestão de bancos de dados: o nível interno (ou físico), que define a maneira pela qual são armazenados os dados e os métodos para acessá-los; o nível conceitual, também chamado de MCD (Modelo Conceitual dos Dados) ou MLD (Modelo Lógico dos Dados), que define a disposição das informações no banco de dados; e o nível externo, que define as visualizações dos usuários.
A arquitetura a três níveis definida pelo padrão ANSI/SPARC mantém os dados e os processamentos independentes. Geralmente, um SGBD deve ter as seguintes características:
Independência física: o nível físico pode ser alterado independentemente do nível conceitual. Isso significa que o usuário não pode ver todos os componentes de hardware do banco de dados, e que se trata de uma estrutura transparente para representar as informações armazenadas.
Independência lógica: o nível conceitual deve poder ser alterado sem mudar o nível físico, ou seja, o administrador do banco de dados deve poder introduzir melhorias sem afetar a experiência dos usuários.
Facilidade de uso: as pessoas que não estão familiarizadas com o banco de dados devem poder descrever a sua consulta sem fazer referência aos elementos técnicos do banco de dados.
Acesso rápido: o sistema deve poder responder às consultas o mais depressa possível, o que requer algoritmos de busca rápidos.
Administração centralizada: o SGBD deve permitir que o administrador manipule os dados, insira elementos e verifique a sua integridade de maneira centralizada.
Redundância controlada: o SGBD deve poder evitar a redundância de dados sempre que possível, tanto para minimizar os erros quanto para prevenir o desperdício de memória.
Verificação da integridade: os dados devem ser coerentes entre eles e, quando alguns elementos fazem referência a outros, estes últimos devem estar presentes.
Compartilhamento dos dados: o SGBD deve permitir que múltiplos usuários acessem, simultaneamente, o banco de dados.
Segurança dos dados: o SGBD deve poder administrar os direitos de acesso aos dados de cada usuário.
fonte: https://br.ccm.net/contents/63-os-niveis-de-dados
-
Copia e cola do livro Introdução a sistemas de bancos de dados (Date, página 46). Mas essa "visão comunitária de dados" soou estranho.
-
Realmente essa "visão comunitária dos dados" poderia ter levado a erro.
-
Acredito que, apesar de ser estranho a expressão "comunitária", a banca, boça e soberana, kkk, deve ter tido a intenção de dizer que é um link entre o nível interno e externo, interpretando a solicitação do usuário e buscando traduzir para a forma arranjada do banco de dados, visando expor o que se solicita.
-
Visão comunitária = Visão logica!
-
Importante trazer as diferenças entre o modelo de três esquemas e a modelagem de dados:
ARQUITETURA ANSI/SPARC (Três Esquemas)
- Nível Externo: Também conhecido como Nível de Visão ou Nível Lógico do Usuário. Trata-se do nível mais próximo dos usuários, isto é, aquele que se ocupa de como os dados serão vistos por usuários individuais.
- Nível Conceitual: Também conhecido como Nível Lógico de Comunidade (ou apenas Nível Lógico). Trata-se de uma maneira de descrever a estrutura do banco de dados inteiro para uma comunidade de usuários, isto é, quais dados são armazenados em todo o banco de dados e como os dados estão inter-relacionados. Oferece uma visão comunitária dos dados, compondo-se, em geral, de tabelas em um banco de dados relacional.
- Nível Interno: Também conhecido como Nível de Armazenamento ou Físico, é o meio mais próximo do meio de armazenamento físico, isto é, aquele que se ocupa com o modo como os dados estão fisicamente armazenados no banco de dados e no hardware do computador.
-----------------
Projeto de Bancos de Dados (Modelagem de Dados)
- Modelo Conceitual (de alto nível): Oferece conceitos que são mais próximos ao modo como muitos usuários compreendem os dados.
- Modelo Lógico (de implementação ou representativo): oferece conceitos que podem ser facilmente entendidos pelos usuários finais, mas que não está muito longe do modo como os dados são organizados e armazenados no computador.
- Modelo Físico (de baixo nível): Oferece conceitos que descrevem os detalhes de como os dados são armazenados no computador.
-
GABARITO CERTO
NÍVEIS
Nível externo -> usuários; como os dados são visualizados pelos usuários individuais.
Nível conceitual -> estrutura do banco; visão comunitária.
Nível interno -> armazenamento físico.
-
GABARITO: CORRETO
Façam a analogia com os modelo de dados:
Nível externo- modelo conceitual - arquiteta
Nível conceitual- modelo lógico- engenheira
Nível interno- modelo físico- pedreira
-
GABARITO: CORRETO
(CESPE/2013) A arquitetura ANSI de três níveis separa o nível externo dos usuários, o nível conceitual do banco de dados e o nível de armazenamento interno no projeto de um banco de dados. O nível interno tem um esquema interno, que descreve a estrutura do armazenamento físico do banco de dados e descreve os detalhes completos do armazenamento de dados e os caminhos de acesso para o banco de dados. ( certo)
(cespe/2014)De acordo com a arquitetura ANSI, o nível conceitual representa os dados independentemente de qualquer aplicação. (certo)
(CESPE - 2015 )O nível interno de um banco de dados é definido como sendo o mais próximo do meio de armazenamento físico. Nesse nível, estão a representação física dos campos e a sequência física em que os registros estão armazenados no sistema. (CERTO)
Façam a analogia com os modelo de dados:
Nível externo- modelo conceitual - arquiteta
Nível conceitual- modelo lógico- engenheira
Nível interno- modelo físico- pedreira
-
Uma verdadeira aula.
-
cai no "visão comunitária"
-
GAB: CERTA
Nível conceitual = define todo o banco de dados, concentra-se em definir quais os dados serão armazenados.
Nível externo= como os dados serão vistos por usuários individuais. Somente podem visualizar aqueles dados estritamente necessários.
O nível interno= descreve a estrutura do armazenamento físico do banco de dados.
Mais questões:
(Q855240) Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-TO Prova: Técnico Judiciário - Programação de Sistemas. (Adaptada)
O nível conceitual serve para descrever a estrutura do banco de dados para um conjunto de usuários. (C)
(Q858590) Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: IGP-SC Prova: Perito Criminal em Informática
I. O nível conceitual oculta os detalhes das estruturas de armazenamento físico e se concentra na descrição de entidades, tipos de dados, relacionamentos, operações do usuário e restrições. (V)
-
Pode ser dividida em 03 níveis:
• Nível EXTERNO (ou visão): é a parte visível de um BD, no qual o usuário tem interesse, ou seja, como os dados são visualizados pelo usuário.
• Nível CONCEITUAL: é o nível em que se descreve a estrutura interna do BD para os usuário de interesse, ou seja, para a comunidade de usuários. (É uma visão única dos dados).
• aqui no meio tem o modelo lógico
• Nível INTERNO (físico): refere-se a parte física de um BD. É aqui que os registros são armazenados no sistema.
-
Não é uma questão, é uma aula.
-
É AQUELA HISTÓRIA, QUANDO O EXAMINADOR QUER, ELE INCORPORA O NAVATHE E FAZ ESSA OBRA DE ARTE
-
- Nível interno – descreve a estrutura do armazenamento físico do banco de dados
- Nível conceitual – descreve a estrutura de todo o banco de dados para uma comunidade de usuários
- Nível externo (ou de visão) – descreve uma parte do banco de dados em que um grupo de usuários tem interesse e oculta o restante
Bons estudos
-
CORRETO
Os três níveis são:
· Nível externo (visualizações do usuário): a visualização de um usuário do banco de dados descreve uma parte do banco de dados que é relevante para um determinado usuário. Exclui dados irrelevantes, bem como dados que o usuário não está autorizado a acessar.
· Nível conceitual : o nível conceitual é uma forma de descrever quais dados são armazenados em todo o banco de dados e como os dados estão inter-relacionados. O nível conceitual não especifica como os dados são armazenados fisicamente. Alguns fatos importantes sobre este nível são:
1. DBA trabalha neste nível.
2. Descreve a estrutura de todos os usuários.
3. Apenas DBA pode definir este nível.
4. Visão global do banco de dados.
5. Independente de hardware e software.
· Nível interno : O nível interno envolve como o banco de dados é fisicamente representado no sistema de computador. Ele descreve como os dados são realmente armazenados no banco de dados e no hardware do computador.
-
Nível externo- modelo conceitual - analise das necessidades do cliente.
Nível conceitual- modelo lógico - relacionamento entre os dados, Mer.
Nível interno- modelo físico - algoritmos binários, implementação.
-
Deixa eu contar um negócio pra você que às vezes tem o termo decorado, mas não entende muita coisa.
Esse negócio de nível mais alto, nível mais baixo, não é uma hierarquia não viu, tipo chefe - empregado.
Vou falar de uma maneira que você vai entender: Nível mais baixo é o nível de linguagem mais longe da linguagem dos seres humanos. Compliquei? Então perceba, aperta F12 ai pra tu ver. Apertou? entendeu alguma coisa desses códigos que apareceu na sua tela? Eu também não.. Por quê? Porque isso é um nível mais baixo. Ou seja, mais longe da nossa linguagem. É complexa, difícil e até quem entende, às vezes, sofre.
Agora Abra o google ai.. Leia tudo de palavras que tem na sua frente.. Entendeu tudo? Pois então, isso seria um nível mais alto (mais próximo do ser humano)
(Claro que aqui foi só um exemplo para você entender.. se por curiosidade quiser saber realmente quais são as linguagens de baixo/alto nível, pesquisa ai kkkk)
Por isso, Nível de visão é o nível mais alto.. pq é você lá acessando o banco de dados tudo bunitin, ajeitadin..
E por isso, o nível que descreve como os dados são armazenados é o nível mais baixo, pq é configurado tudo em código e rolo e confusão..
-
Visão comunitária: Perspectiva de um grupo de indivíduos que compartilham algo. No caso, um elemento lógico!
-
DESGRAÇA DESSA VISÃO COMUNITÁRIA!
Em 29/04/21 às 23:27, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 04/04/21 às 23:54, você respondeu a opção E.Você errou!
Em 05/03/21 às 22:00, você respondeu a opção E.Você errou!
-
CERTO
Nive externo: Também conhecido como Nível de Visão ou Nível Lógico do Usuário, inclui uma série de visões do usuário
Nível conceitual: a preocupação não é mais partes do banco, mas como banco inteiro; e são descritas, em geral, as tabelas que armazenam os dados e o relacionamento entre elas.
Nivel interno: Também conhecido como Nível de Armazenamento ou Físico, é o meio mais próximo do meio de armazenamento físico, isto é, aquele que se ocupa com o modo com os dados estão fisicamente armazenados no banco de dados e no hardware do computador.
-
1. O nível interno tem um esquema interno, que descreve a estrutura de armazenamento físico do banco de dados.
2. O nível conceitual possui um esquema conceitual, que descreve a estrutura de todo o banco de dados para a comunidade de usuários.
3. O nível externo ou visão (view) abrange os esquemas externos ou visões de usuários.
-
Na arquitetura ANSI/SPARC de um SGBD, o nível interno trata do armazenamento físico dos dados, o nível externo trata do modo como os dados são visualizados por usuários individuais, e o nível conceitual oferece uma visão comunitária dos dados. certo
Bendito serás!!