1.2.1 Cliente
Um cliente é um equipamento que estabelece a interface do usuário com a rede. Uma estação pode ser um computador pessoal, notebook, PDA ou telefone celular. Em uma arquitetura cliente-servidor, o cliente é responsável pela exibição das informações para o usuário de forma amigável, por exemplo, interface gráfica, e realiza um condicionamento dos dados que serão transmitidos para o servidor, por exemplo, criptografando os dados sensíveis antes de transmitir pela rede. Para o usuário a utilização de uma aplicação no cliente é transparente pois ele é responsável pela transmissão e recepção dos dados com o servidor. O programa cliente é responsável por estabelecer, manter e encerrar a comunicação assim como detectar e corrigir os erros de transmissão e dosar a taxa de transmissão de acordo com a capacidade da rede.
1.2.2 Servidor
Servidor é o equipamento que fornece informações mediante solicitação de um cliente. Geralmente é um computador com maior capacidade pois processa o serviço de comunicação para vários clientes além de gerenciar bancos de dados que contém as informações. Como os servidores geralmente são únicos, é necessário fornecer uma infraestrutura confiável. Para isso, discos redundantes e fontes de alimentação ininterrupta (no-break) são equipamentos úteis.