-
GABARITO: ERRADO
? Temos a honra de comunicar Vossa Senhoria, que vosso certificado de conclusão do curso Nutrição e Saúde está disponível para retirada em nosso Departamento de Recursos Humanos de segunda-feira à sexta-feira, das 10 horas as 17 horas.
? Embora os pronomes de tratamento se dirijam à 2ª pessoa, toda a concordância deve ser feita com a 3ª pessoa. Assim, os verbos, os pronomes possessivos e os pronomes oblíquos empregados em relação a eles devem ficar na 3ª pessoa (SEU CERTIFICADO).
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.
-
Complementando o comentário do Arthur, acho que a expressão "temos a honra" é inadequada, pois caracteriza pessoalidade, o que deve ser evitado segundo o manual de redação oficial.
-
Gabarito: ERRADO.
Há erro gramatical de pontuação.
Não se pode separar o verbo (COMUNICAR) do complemento (QUE VOSSO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO... ESTÁ DISPONÍVEL). Temos uma oração subordinada substantiva objetiva direita e indireta.
Para ser mais claro:
Temos a hora de comunicar Vossa Senhoria "isso" (VTD) (QUE = CONJUNÇÃO INTEGRANTE).
-
GABARITO: ERRADO
A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:
a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, a comunicação é sempre feita em nome do serviço público. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que as comunicações elaboradas em diferentes setores da administração pública guardem entre si certa uniformidade;
b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a uma instituição privada, a outro órgão ou a outra entidade pública. Em todos os casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal; e
c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural não caber qualquer tom particular ou pessoal.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
-
Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto à concordância, pois, embora se refiram à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa.
______________________________________
de segunda-feira à sexta-feira: não se usa crase em dias da semana.
de segunda-feira a sexta-feira!
-
do curso "DE" Nutrição e saúde. Complementando os comentários
-
GABARITO: ERRADO
Juntando os comentários:
Temos a honra de comunicar Vossa Senhoria, que vosso certificado de conclusão do curso Nutrição e Saúde está disponível para retirada em nosso Departamento de Recursos Humanos de segunda-feira à sexta-feira, das 10 horas as 17 horas.
ERROS:
1) Não é correto usar "temos a honra", o que caracteriza pessoalidade.
2) "que vosso certificado" - toda a concordância deve ser feita com a 3ª pessoa, logo, "que seu certificado".
3) a vírgula entre "Vossa Senhoria" e "que vosso certificado" está separando o verbo do seu complemento, o que causa um erro de pontuação.
4) "segunda-feira à sexta-feira" - é sem crase.
5) "das 10 horas as 17 horas" - faltou a crase no "as"
-
Há vários erros já mencionados. Acrescentando aos comentários anteriores: quem comunica, comunica algo a alguém.
(...) comunicar a Vossa Senhoria (...)
-
das 10 horas as 17 horas faltou a crase no as
-
Esta questão exige do
candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na
correspondência oficial.
O trecho apresentado neste item
possui 5 erros:
- o 1º é referente à ausência de impessoalidade. Tal atributo determina que as comunicações oficiais decorre de 3 princípios: da ausência
de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a
comunicação; e do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Assim, verificamos que o emprego do trecho "Temos a honra de comunicar" é contrário ao primeiro princípio;
- o 2º erro diz respeito ao emprego do pronome "vosso". De acordo com o manual de redação, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Sendo assim, o correto é empregar "seu": que seu certificado de conclusão;
- o 3º erro é devido à vírgula após "Vossa Senhoria". De acordo com a
regra, não se separa por vírgula o verbo e o seu complemento, pois tal ação quebra a estrutura sintática do período. Nesse sentido, o correto é Temos a honra de comunicar Vossa Senhoria que vosso
certificado;
- o 4º está no emprego da crase na construção "de segunda-feira à sexta-feira". Na indicação do intervalo de tempo que ocorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase.
Obs.: A construção com crase, nesse caso, só deve ser feita quando houver a determinação desses dias (da próxima segunda à próxima sexta);
- o 5º erro está na ausência de crase na construção "das 10
horas as 17 horas". De acordo com a regra da gramática normativa, o emprego do acento grave antes da indicação de um horário é obrigatório. Assim, o correto é das 10
horas às 17 horas.
Obs.: Não usamos crase se antes das horas há estas preposições: após, desde, entre, para.
Gabarito do professor: ERRADO.
-
Julgue o próximo item, relativo à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado no que diz respeito à correspondência oficial. erros variados :
Temos a honra de comunicar Vossa Senhoria , que vosso certificado de conclusão do curso Nutrição e Saúde está disponível para retirada em nosso Departamento de Recursos Humanos de segunda-feira à sexta-feira, das 10 horas as 17 horas.