SóProvas



Questões de Variações dos Documentos Oficiais


ID
1782946
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O memorando e o ofício são documentos que, em sentido amplo, objetivam a execução de atos normativos e, se caracterizam, quanto à espécie, em atos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Vamos aos conceitos:

     

    Atos de correspondência: Estes atos podem ser de correspondência individual ou pública. objetivam a execução dos atos normativos, em sentido amplo. Exemplos : aviso, ofício, carta, memorando, mensagem, edital, intimação, exposição de motivos, notificação, telegrama, telex, telefax, alvará, circular.

     

    Atos enunciativos: São todos aqueles em que a administração limita-se a atestar ou certificar um fato, ou emitir uma opinião sobre determinado assunto, sem vincular-se a seu enunciado. Exemplos: parecer.

     

    Atos de assentamento: São aqueles que se destinam a registro. São documentos que contém assentamentos sobre fatos ou ocorrências. Exemplos: atas.

     

    Atos negociais: São declarações de vontade da autoridade administrativa, destinadas a produzir efeitos específicos e individuais para o particular interessado. Exemplos: licença, autorização, permissão, homologação, dispensa, renúncia.

     

    Atos ordinatórios: Visam a disciplinar o funcionamento da Administração Pública e a conduta funcional de seus agentes.
    Exemplos: avisos

     

    Atos de ajuste: São representados por acordos em que a administração pública (federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal) é parte. Exemplos : tratado, convênio, contrato, termos (transação, ajuste etc);

     

    Atos comprobatórios: são os que comprovam assentamentos, decisões etc. Exemplos : traslado, certidão, atestado, cópia autêntica ou idêntica;

     

    ---

     

    Fontes: 

    http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&app=assessoriadecomunicacao&pg=5563&tax=13062

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAjuAAD/arquivos-documentos-conceitos-caracteristicas


ID
2199832
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Documentos Oficiais são todos aqueles, de qualquer espécie e em qualquer suporte, produzidos e recebidos pelos Órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, inclusive os da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A respeito de alguns documentos oficiais verifique as sentenças abaixo:

I- Auto é a narração escrita pormenorizada e fundamentada de um fato, por meio de ato ou diligência, administrativa ou judiciária. Há vários tipos de autos, de acordo com os fatos ou ocorrências que neles se registram: auto de infração ambiental, tributária, de trânsito etc. Em alguns órgãos são utilizados formulários próprios.

II- Declaração é um documento com transcrição de ato ou fato que se encontra em registros/cadastros da Administração Pública. Trata-se de documento público revestido de formalidades legais, fornecido por autoridade competente a pedido do interessado e pode servir de prova de ato jurídico.

III- Certidão é um ato afirmativo da existência ou não de um direito ou de um fato. Pode ser manifestada em causa própria ou referir-se à outra pessoa.

IV- Convênio é um acordo administrativo firmado por entidade pública de qualquer espécie, ou entre a Administração e entidades privadas, para a realização de objetivos e interesses comuns entre os partícipes.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A descrição de CERTIDÃO esta descrita na DECLARAÇÃO e  vice-versa. Fonte http://www.escoladegestao.pr.gov.br/arquivos/File/2014/pp_manual_web.pdf

     

    A quetão e um "ctrl C ctrl V". Para os com preguiça de abrir o link colei abaixo a descrição do MANUAL DE COMUNICAÇÃO ESCRITA OFICIAL DO ESTADO DO PARANÁ.

     

    Auto é a narração escrita pormenorizada e fundamentada de um fato, por meio de ato ou diligência, administrativa ou judiciária. Há vários tipos de autos, de acordo com os fatos ou ocorrências que neles se registram: auto de infração ambiental, tributária, de trânsito etc. Em alguns órgãos são utilizados formulários próprios.

     

    Declaração é um ato afirmativo da existência ou não de um direito ou de um fato. Pode ser manifestada em causa própria ou referir-se a outra pessoa. Quando a declaração provém de alguma autoridade, recebe várias denominações, conforme o caso: aviso, edital, instrução, despacho, decisão, ofício, portaria, sentença; ou segundo as circunstâncias e a finalidade: declaração de direito, de vontade, de ausência, de crédito, de guerra, de falência, de interdição, de nascimento, de renda, de princípios.

     

    Certidão é um documento com transcrição de ato ou fato que se encontra em registros/cadastros da Administração Pública. Trata-se de documento público revestido de formalidades legais, fornecido por autoridade competente a pedido do interessado e pode servir de prova de ato jurídico. A certidão pode ser de inteiro teor, ou resumida, contanto que exprima fielmente o que contém o original de onde foi extraída. Quando a certidão consiste em transcrição integral, recebe o nome de traslado. A certidão difere do atestado por referir-se a situação de natureza permanente (como a certidão de nascimento) e por referir-se apenas a documento que se encontra em poder da Administração

     

    Convênio é um acordo administrativo firmado por entidade pública de qualquer espécie, ou entre a Administração e entidades privadas, para a realização de objetivos e interesses comuns entre os partícipes. A posição das partes é de igualdade jurídica, razão pela qual não pode ser cobrada a permanência nem a estipulação de sanção para hipótese de desconstituição ou retirada.

  • Oi? Adm. Geral? Isso não é Redação Oficial?

  •  É CERTIDÃO é um documento com transcrição de ato ou fato que se encontra em registros/cadastros da Administração Pública. Trata-se de documento público revestido de formalidades legais, fornecido por autoridade competente a pedido do interessado e pode servir de prova de ato jurídico.

    É DECLARAÇÃO é um ato afirmativo da existência ou não de um direito ou de um fato. Pode ser manifestada em causa própria ou referir-se à outra pessoa.

    LETRA A


ID
2325538
Banca
Jota Consultoria
Órgão
Câmara de Mesópolis - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o memorando:
I- O memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.
II- Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.
III- Ele representa um documento cuja característica principal é a agilidade – dada a isenção de quaisquer procedimentos burocráticos que porventura venham a dificultar a tramitação do referido ato comunicativo. Desse modo, no intuito de evitar um aumento no número de comunicações feitas, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso da falta de espaço, em folha de continuação.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I- O memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial. - CERTO

    Parece uma casca de banana no final da assertiva, mas o memorando faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial sim, sendo um meio de comunicação externa.

    II- Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintosCERTO

    III- Ele representa um documento cuja característica principal é a agilidade – dada a isenção de quaisquer procedimentos burocráticos que porventura venham a dificultar a tramitação do referido ato comunicativo. CERTO

    Sim! o memorando tem como principal característica a rapidez e objetividade na comunicação em um meio interno.

  • como assim vei? meio comercial???

ID
2353687
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre redação de documentos oficiais, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas.

I - A comunicação expedida por órgãos públicos requer uso do padrão culto, recorrendo ao emprego de linguagem rebuscada.
II - A comunicação expedida por órgãos públicos deve ser formal, assegurando a polidez, a civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.
III - A comunicação expedida por órgãos públicos deve caracterizar-se pela ausência de impressões individuais de quem comunica.
IV - A comunicação expedida por órgãos públicos federais deve ser compreendida por restritos grupos de cidadãos.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - A comunicação expedida por órgãos públicos requer uso do padrão culto, recorrendo ao emprego de linguagem rebuscada.

     

    IV - A comunicação expedida por órgãos públicos federais deve ser compreendida por restritos grupos de cidadãos.

     

  • adm geral?

  • Correção das alternativas erradas:

    I- A comunicação expedida por órgãos públicos requer uso do padrão culto, de forma alguma o uso do padrão culto implica o emprego de linguagem rebuscada, não existe propriamente um padrão oficial de linguagem o que ha é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais, deve-se evitar o uso de linguagem restrita a determinados grupos, como girias, os regionalismos vocabulares ou o jargão tecnico, obviamente exitem preferências pelo uso de determinadas expressões, utilizando-se de jargões técnicos, a linguagem técnica deve ser usada apenas em situações que a exijam.

    IV- As comunicações expedidas por órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.

  • Sobre redação de documentos oficiais, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas.

    I - A comunicação expedida por órgãos públicos requer uso do padrão culto, recorrendo ao emprego de linguagem rebuscada.

    II - A comunicação expedida por órgãos públicos deve ser formal, assegurando a polidez, a civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

    III - A comunicação expedida por órgãos públicos deve caracterizar-se pela ausência de impressões individuais de quem comunica.

    IV - A comunicação expedida por órgãos públicos federais deve ser compreendida por restritos grupos de cidadãos.

    Estão corretas as afirmativas

  • I - A comunicação expedida por órgãos públicos requer uso do padrão culto, recorrendo ao emprego de linguagem rebuscada.

    • linguagem simples e de fácil compreensão

    II - A comunicação expedida por órgãos públicos deve ser formal, assegurando a polidez, a civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

    • correto

    III - A comunicação expedida por órgãos públicos deve caracterizar-se pela ausência de impressões individuais de quem comunica.

    • correto

    IV - A comunicação expedida por órgãos públicos federais deve ser compreendida por restritos grupos de cidadãos.

    • se é de fácil compreensão então todos os cidadãos precisam compreender

    Alternativa A) de serei aprovado dentro das vagas


ID
3021880
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Guarani - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nas atividades de elaboração de formulários, as informações podem estar representadas de formas fixas e variáveis.

Associe corretamente o tipo de informação à sua característica.


Tipos de Informação

1. Fixa

2. Variável


Características

( ) Orienta algum tipo de preenchimento.

( ) Classificada como indicativa ou implícita.

( ) Prevê campos estimados de forma adequada e lógica.

( ) Dimensiona espaços em sequência horizontal (linhas) e vertical (colunas).


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Prevê campos estimados de forma adequada e lógica - desde quando isso é variável ?

  • Gabarito Letra A

    Informação Fixa Orienta algum tipo de preenchimento.

    Informação Fixa Classificada como indicativa ou implícita.

    Informação Variável Prevê campos estimados de forma adequada e lógica.

    Informação Variável Dimensiona espaços em sequência horizontal (linhas) e vertical (colunas).

  • GABARITO: A

    Informação fixa:

    São aquelas informações que já vêm impressas, identificando os vários campos do formulário e orientando o seu preenchimento. São:

    a) Indicativas: servem para indicar qual é o tipo de informação variável que será armazenada em cada espaço.

    b) Implícitas: são aquelas que, por si só, fornecem informações ao usuário.

    Informações variáveis:

    São inseridas pelo usuário do formulário, respeitando as informações fixas. Para tanto, deve estar previsto um espaço ou campo cujo formato seja dimensionado de maneira adequada e lógica. Os espaços reservados para informações variáveis cuja frequência seja superior a um, são dispostos em sequência horizontal (linhas) ou verticais (colunas).

    http://www.portaldoservidor.sc.gov.br/ckfinder/userfiles/arquivos/Manual_de_redacao.pdf

    (p. 221 do arquivo)


ID
3042886
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Cujubim - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada

    Até a segunda edição do MRPR, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

    A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Fonte: MRPR

    gab. E

  • Já era...

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

  • D E S A T U A L I Z A D A !!!

  • DESATUALIZADA !


ID
3044362
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, as quais podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos empregos do memorando.

Alternativas
Comentários
  • não existe mais memorando no manual de redação Oficial

  • ALÔ QC.....TIRA ESSAS QUESTÕES DESATUALIZADAS.

  • Enviem a notificação de desatualizada ao QC , por favor, demais colegas .


ID
3117139
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado no que diz respeito à correspondência oficial.


Temos a honra de comunicar Vossa Senhoria, que vosso certificado de conclusão do curso Nutrição e Saúde está disponível para retirada em nosso Departamento de Recursos Humanos de segunda-feira à sexta-feira, das 10 horas as 17 horas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? Temos a honra de comunicar Vossa Senhoria, que vosso certificado de conclusão do curso Nutrição e Saúde está disponível para retirada em nosso Departamento de Recursos Humanos de segunda-feira à sexta-feira, das 10 horas as 17 horas.

    ? Embora os pronomes de tratamento se dirijam à 2ª pessoa, toda a concordância deve ser feita com a 3ª pessoa. Assim, os verbos, os pronomes possessivos e os pronomes oblíquos empregados em relação a eles devem ficar na 3ª pessoa (SEU CERTIFICADO).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

       

  • Complementando o comentário do Arthur, acho que a expressão "temos a honra" é inadequada, pois caracteriza pessoalidade, o que deve ser evitado segundo o manual de redação oficial.

  • Gabarito: ERRADO.

    Há erro gramatical de pontuação.

    Não se pode separar o verbo (COMUNICAR) do complemento (QUE VOSSO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO... ESTÁ DISPONÍVEL). Temos uma oração subordinada substantiva objetiva direita e indireta.

    Para ser mais claro:

    Temos a hora de comunicar Vossa Senhoria "isso" (VTD) (QUE = CONJUNÇÃO INTEGRANTE).

  • GABARITO: ERRADO

    A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

    a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, a comunicação é sempre feita em nome do serviço público. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que as comunicações elaboradas em diferentes setores da administração pública guardem entre si certa uniformidade;

    b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a uma instituição privada, a outro órgão ou a outra entidade pública. Em todos os casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal; e

    c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural não caber qualquer tom particular ou pessoal.

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto à concordância, pois, embora se refiram à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa.

    ______________________________________

     de segunda-feira à sexta-feira: não se usa crase em dias da semana.

     de segunda-feira a sexta-feira!

  • do curso "DE" Nutrição e saúde. Complementando os comentários

  • GABARITO: ERRADO

    Juntando os comentários:

    Temos a honra de comunicar Vossa Senhoria, que vosso certificado de conclusão do curso Nutrição e Saúde está disponível para retirada em nosso Departamento de Recursos Humanos de segunda-feira à sexta-feira, das 10 horas as 17 horas.

    ERROS:

    1) Não é correto usar "temos a honra", o que caracteriza pessoalidade.

    2) "que vosso certificado" - toda a concordância deve ser feita com a 3ª pessoa, logo, "que seu certificado".

    3) a vírgula entre "Vossa Senhoria" e "que vosso certificado" está separando o verbo do seu complemento, o que causa um erro de pontuação.

    4) "segunda-feira à sexta-feira" - é sem crase.

    5) "das 10 horas as 17 horas" - faltou a crase no "as"

  • Há vários erros já mencionados. Acrescentando aos comentários anteriores: quem comunica, comunica algo a alguém.

    (...) comunicar a Vossa Senhoria (...)

  •  das 10 horas as 17 horas faltou a crase no as

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.

    O trecho apresentado neste item possui 5 erros:

    - o 1º é referente à ausência de impessoalidade. Tal atributo determina que as comunicações oficiais decorre de 3 princípios: da ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação; e do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Assim, verificamos que o emprego do trecho "Temos a honra de comunicar" é contrário ao primeiro princípio;

    - o 2º erro diz respeito ao emprego do pronome "vosso". De acordo com o manual de redação, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Sendo assim, o correto é empregar "seu": que seu certificado de conclusão;

    - o 3º erro é devido à vírgula após "Vossa Senhoria". De acordo com a regra, não se separa por vírgula o verbo e o seu complemento, pois tal ação quebra a estrutura sintática do período. Nesse sentido, o correto é Temos a honra de comunicar Vossa Senhoria que vosso certificado;


    - o 4º está no emprego da crase na construção "de segunda-feira à sexta-feira". Na indicação do intervalo de tempo que ocorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase. 


    Obs.: A construção com crase, nesse caso, só deve ser feita quando houver a determinação desses dias (da próxima segunda à próxima sexta);


    - o 5º erro está na ausência de crase na construção "das 10 horas as 17 horas". De acordo com a regra da gramática normativa, o emprego do acento grave antes da indicação de um horário é obrigatório. Assim, o correto é das 10 horas às 17 horas.
    Obs.: Não usamos crase se antes das horas há estas preposições: após, desde, entre, para.


    Gabarito do professor: ERRADO.


  • Julgue o próximo item, relativo à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado no que diz respeito à correspondência oficial. erros variados :

    Temos a honra de comunicar Vossa Senhoria , que vosso certificado de conclusão do curso Nutrição e Saúde está disponível para retirada em nosso Departamento de Recursos Humanos de segunda-feira à sexta-feira, das 10 horas as 17 horas.


ID
3312040
Banca
IBFC
Órgão
Câmara de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.


___________ é uma forma de comunicação interna que é feita entre unidades administrativas de um mesmo órgão, podendo estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

Alternativas
Comentários
  • Desatualizada.

    O padrão ofício passou a ser chamado, em todas formas de comunicação, de "OFÍCIO".

  • correspondência interna = memorando.


ID
3312046
Banca
IBFC
Órgão
Câmara de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. Assim, devem constar no cabeçalho ou no rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C.

    C) Vocativo e destinatário

    Deverão estar na parte de endereçamento do documento Ofício.


ID
3481933
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação oficial: Respeitosamente: Para autoridades hierarquicamente superiores a do emissor, inclusive o Presidente da República. Atenciosamente: Para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

  • A)

    MRPR 3 edição pág 65-66:

    A ambiguidade decorre, em geral, da dificuldade de identificar-se a que palavra se refere um pronome que possui mais de um antecedente na terceira pessoa. Pode ocorrer com:

    a) Pronomes pessoais:

    Ambíguo: O prefeito comunicou a seu secretariado que ele seria exonerado.

    Claro: O prefeito comunicou a própria exoneração a seu secretariado.

    Ou então, caso o entendimento seja outro:

    Claro: O prefeito comunicou a seu secretariado a exoneração deste (o pronome deste 

    retoma o último elemento citado, no caso, o secretariado).

    B) CORRETA

    ⬆️Hierarquia Superior (incluindo PR) =Respeito.

    ⬅️⬇️➡️Demais hierarquia =Atenção.

    C) Aviso e Memorando =VIROU TUDO PADRÃO OFÍCIO (conforme a 3 edição do MRPR.

    D) o tratamento Digníssimo foi abolido.

    Pág 27 : "Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.).

    Evite-se o uso de “doutor indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.

    E)11.4 Erros de paralelismo (Pág 62)

    Errado: "Pelo aviso circular 42, recomendou-se aos Departamentos economizar energia e que elaborassem planos de redução de despesa”.

    Nessa frase, temos, nas duas orações subordinadas que completam o sentido da principal, duas estruturas diferentes para ideias equivalentes:

    -a primeira oração (economizar energia) é reduzida de infinitivo, enquanto

    -a segunda (que elaborassem planos de redução de despesas) é uma oração desenvolvida introduzida pela conjunção integrante “que”. 

    Há mais de uma possibilidade de escrevê-la com clareza e correção;

    -uma seria a de apresentar as duas orações subordinadas como desenvolvidas, introduzidas pela conjunção integrante “que”:

    Certo: Pelo aviso circular, recomendou-se aos Ministérios que economizassem energia

    (que) elaborassem planos para redução de despesas.

    Outra possibilidade: as duas orações são apresentadas como reduzidas de infinitivo:

    Certo: Pelo aviso circular, recomendou-se aos Ministérios economizar energia e elaborar 

    planos para redução de despesas.


ID
3482776
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os expedientes ofício, aviso e memorando são incluídos no padrão ofício e se diferenciam

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada, eles não mais tem diferença, agora todos são ofício.

  • GABARITO: LETRA D

    O padrão ofício:

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.


ID
3484876
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação à correspondência empresarial e oficial, às formas de tratamento, às abreviações e aos documentos, julgue o item subsecutivo.


O memorando é a correspondência oficial utilizada para comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar, hierarquicamente, em mesmo nível ou em nível diferente.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada.

  • Está desatualizada, por favor vamos notificar erro para que coloquem a marcação.

  • Você marca no filtro pra retirar as questões desatualizadas e a plataforma não retira. Fica difícil...

  • O padrão ofício

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.

    Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

    A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção:Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.


ID
3650140
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Observe o texto.


Exmo. Sr.
_____________________________

DD. Secretário Municipal de Educação Vila Velha- Espírito Santo
A Escola Municipal ___________________, situada na rua __________, nº_____, do Município de __________________, Estado do Espírito Santo, requer de Vossa Excelência o _______________, pelo seguinte 

motivo:__________________________________________

________________________________________________


Aguarda deferimento.
_______________, ____ de _______________ de 2020.

Nome
Diretor(a) ato de designação


Trata-se de um modelo do seguinte documento oficial:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    DD. Secretário Municipal de Educação Vila Velha- Espírito Santo A Escola Municipal ___________________, situada na rua __________, nº_____, do Município de __________________, Estado do Espírito Santo, requer de Vossa Excelência o _______________, pelo seguinte

    motivo:__________________________________________

    Matei a questão pelo verbo requerer

  • "Aguarda deferimento" ou "pede deferimento" é típico do requerimento.

  • Vocativo "Exmo. Sr." só pra presidente! Fica o alerta.

  • CERTIDÃO

    Declaração feita por escrito, objetivando comprovar ato ou assentamento constante de processo, livro ou documento que se encontre em repartições públicas. Podem ser de inteiro teor - transcrição integral, também chamada traslado - ou resumidas, desde que exprimam fielmente o conteúdo do original.

    REQUERIMENTO

    Documento pelo qual o interessado solicita ao Poder Público algo a que se julga com direito,

    ou para se defender de ato que o prejudique.

    EDITAL

    Instrumento pelo qual a Administração dá conhecimento ao público sobre: licitações,

    concursos públicos, atos deliberativos etc.

    DECLARAÇÃO

    Declaração é o documento de manifestação administrativa, declaratório da existência ou não

    de um direito ou de um fato.

    Fonte: https://cotemar.com.br/wp-content/uploads/2017/01/redacao-oficial.pdf

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca da finalidade de alguns documentos oficiais a fim de identificar a classificação do exemplo apresentado.
    a) A certidão é uma declaração feita por escrito, objetivando comprovar ato ou assentamento constante de processo, livro ou documento que se encontre em repartições públicas. Desse modo, o exemplo apresentado não corresponde a este documento.

    b) Convocação (ou convite) é a solicitação da presença ou participação de alguém em algo. Geralmente, ela é colocada dentro de um envelope e pode ser entregue de várias formas: pessoalmente, pelo correio, através da internet, etc. Assim, verificamos que o exemplo apresentado não possui tal finalidade.


    c) O requerimento é o instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor. Dessa forma, verificamos que este é o gênero que possui a finalidade expressa pelo exemplo e, portanto, é a alternativa correta.


    d) O edital é um ato escrito em que são apresentadas determinações, avisos, citações e demais comunicados de ordem oficial. Nesse sentido, verificamos que este gênero não atende à finalidade do exemplo apresentado.
    e) A declaração é um ato por meio do qual o servidor ou a administração afirma a existência ou inexistência de um direito ou de um fato. Assim, constatamos que este não é o documento que corresponde ao exemplo apresentado.

    Gabarito do Professor: Letra C.



    Dica: Para responder de forma rápida este item, era preciso apenas atentar para o trecho "requer de Vossa Excelência". O emprego do termo 'requer' já expressa claramente a finalidade do documento e, portanto, que se trata de um requerimento.

  • "Aguarda deferimento" é clássico de requerimento

    Gabarito "C"


ID
3656641
Banca
FADESP
Órgão
Câmara de Marabá - PA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que concerne à técnica de redação oficial, assinale a alternativa errada.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada. ANTES - 2 edição do Manual Aviso - ministro de estado ou mesma hierarquia Ofício - demais autoridades Memorando - unidades administrativas do mesmo órgão DEPOIS - 3 edição do Manual Utiliza apenas o OFÍCIO

ID
3728293
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Novo Horizonte - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação a um determinado documento, são feitas as seguintes afirmações:

  • - Trata-se de ato interno de um órgão administrativo, mediante o qual o seu titular determina a realização de certo serviço ou regulamenta procedimentos para a sua execução, orienta os subalternos quanto ao desempenho de suas funções, especifica e caracteriza atividades, etc.
  • - É classificado como um ato administrativo ordinatório.
  • - Embora se trate de documento com estrutura variável, normalmente, apresenta as seguintes partes: título, texto e assinatura.

Que documento é esse?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E -- Ordem de serviço

  • GABARITO: LETRA E

    Ordem de Serviço - modalidade de documento oficial autorizando a execução de algum serviço por órgãos públicos subordinados ou servidores dos mesmos.

    FONTE: https://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/112-arquivologia/172-especies-de-documentos

  • Gabarito D

    Ordinatórios - CAIO PODe

    Ex.: circulares, avisos, instrução, ordens de serviço, portarias, ofícios e despachos.

  • Gab. E

    Apostila - enunciativo

    Autorização - negocial

    Certidão - enunciativo

    Resolução - normativo


ID
3729871
Banca
IMA
Órgão
AVEP - PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Representa um exemplo de documento opinativo, que esclarece sobre determinado assunto, visando a fundamentar uma determinada questão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C -- Parecer

  • GABARITO: LETRA C

    PARECER

    Manifestação de órgãos especializados sobre assuntos submetidos à sua consideração; indica a solução, ou razões e fundamentos necessários à decisão a ser tomada pela autoridade competente. Pode ser enunciativo, opinativo ou normativo. Em se tratando de parecer emitido por colegiado, este somente surtirá efeitos se aprovado pelo plenário, caso em que deve ser explicitado no documento.

    FONTE: APOSTILA DE REDAÇÃO OFICIAL


ID
3738742
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Jardim Alegre - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo responsável pela repartição ou departamento, com objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas. Esse documento oficial é o(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.

    Tem o nome de circular porque indica a função de divulgar as informações entre todos os destinatários.

    Este documento oficial deve ter:

    1. Timbre (logotipo do órgão, brasão, símbolo do departamento);

    2. Título e número (circular nº 02/2009);

    3. Data (sem a localidade, nome da cidade);

    4. Ementa (síntese do assunto que será abordado no texto);

    5. Vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado;

    6. Texto (bem explicado e claro);

    7. Despedida breve

    8. Assinatura (sem linha e sobre o nome datilografado, com o cargo de quem assina)

    FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/circular.htm

  • Gabarito B

    TIPOS DE COMUNICAÇÃO

    ·       Circular – meio pela qual autoridades transmitem ordens uniformes (dirigida a vários destinatários).

    ·       Parecer: é uma opinião técnica a respeito de um ato realizado e indica a conclusão do trâmite de um processo.

    ·       Atestadofirmada veracidade acerca de algum fato.

    ·       Certidão – atesta fatos verificados de acordo com registros em livros, processos ou documentos

    ·       Alvará: ORDEM ESCRITA administrativa com a finalidade de que se pratique determinado ato.

    ·       Edital é o ato pelo qual se faz publicar fato ou ordem da adm.;

    ·       Portariaautoridades inferiores AO CHEFE DO EXECUTIVO, expedem ORIENTAÇÕES gerais ou específicas.

    ·       Despacho – a autoridade manifesta Decisões finais em processos submetidos à sua apreciação.

    ·       Instrução: É o instrumento que divulga decisões administrativas.

    ·       Ordem de Serviçotransmitir determinação aos subordinados aos aspectos administrativos e técnicos.

    ·       Requerimento: utilizado para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos.

    ·       Mensagem: comunicação oficial entre Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo.

    ·       Exposição de motivos expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente.

    ·       Relatório (APRESENTA RESULTADOS): faz a narração ou descrição, ordenada do que observou.

    ·       Ata: é o RESUMO escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado

  • Carta para funcionários de um setor, pelo chefe da repartição ou do departamento.

    Objetivo transmitir normas, ordens, avisos, pedidos (delimitar comportamentos e homogeneizar condutas) de um grupo de pessoas.


ID
3764983
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Quanto ao estilo formal de relatório, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A ideia de um relatório é transmitir, de forma impessoal, a informação, não devendo ser utilizada nenhuma forma de pronome pessoal.

  • Gabarito A

    Relatório (APRESENTA RESULTADOS): faz a narração ou descrição, ordenada do que observou.

    o  Apresenta três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.      

    o  Pode ser de vários tipos, espécies e formas.

    o  Pode ser acompanhada de gráficos, mapas, tabelas ou ilustrações.

    o  É um dos tipos mais comuns de REDAÇÃO TÉCNICA e se enquadra em todos os ramos da correspondência.

  • Alguém sabe de onde a banca tirou isso?

  • O pronome pessoal "Ele(a)" ou "Eles(as)" não poderia ser utilizado?

  • nem me atrevo a fazer concurso dessa banca ...um lixo de organizadora

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do estilo formal de relatório.


    a) O relatório é a exposição escrita dos fatos observados mediante pesquisas ou experiências quanto à questão visada, com explicações detalhadas que comprovam aquilo que é exposto. Assim, além de ser um texto predominantemente descritivo, ele deve ser elaborado com base nas características determinadas pelo manual de redação. Nesse sentido, é preciso que atender, entre outros atributos da redação oficial, ao da impessoalidade. Dessa forma, não deve ser empregado no relatório pronomes pessoais e, portanto, esta alternativa está correta.

    b) Com base no atributo da clareza, verificamos que o manual de redação não admite que um texto seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Dessa forma, a linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo importante evitar o seu uso indiscriminado. Nesse sentido, inferimos que o redator deve ter como objetivo ser o mais claro possível, não impressionar o leitor. Portanto, esta alternativa está incorreta.

    c) O estilo formal corresponde ao padrão culto do idioma, que, conforme explica o manual de redação, não significa empregar a língua de modo rebuscado, mas de forma que todos os cidadãos entendam, uma vez que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Sendo assim, inferimos que tal estilo está preocupado unicamente com o aspecto comunicativo e, portanto, esta alternativa está incorreta.

    d) O uso de abreviaturas, no estilo formal de relatórios, deve ser evitado para que não haja dificuldades no entendimento por parte daqueles que irão ler o documento. Dessa forma, constatamos que esta alternativa também está incorreta.

    e) Sendo o relatório uma exposição escrita dos fatos observados mediante pesquisas ou experiências quanto à questão visada, deve ser redigido em 3ª pessoa, não em 1ª pessoa, conforme afirmação apresentada nesta alternativa. Sendo assim, verificamos que ela é incorreta.




    Gabarito do Professor: Letra A.



  • Gente, alguém pode me indicar uma fonte segura pra estudar as coisas que essa "Banca" utiliza?

  • se não utiliza pronomes pessoais como pode ser escrito em primeira pessoa que é um pronome pessoal do caso reto? estou equivocado?
  • Um relatório formal como em outros documentos dentro da administração pública, deve ser: IMPESSOAL, OBJETIVO, CLARO, CONCISO.

  • GABARITO A

    Errei. Depende da visão da Banca Organizadora, pq a CESPE já defende o conceito de impessoalidade de outra forma. Para a CESPE, a impessoalidade não está relacionada ao emprego da pessoa gramatical, mas sim à ausência de impressões individuais em termos de conteúdo. Portanto, o emprego da 1ª pessoa do singular não fere o atributo da impessoalidade.

  • A questão considera como sendo a correta a letra A - No relatório formal, há a ausência de pronomes pessoais. - tendo em vista que o correto é usar Pronomes de Tratamento no lugar daqueles.


ID
3969895
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Riacho da Cruz - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O documento de valor jurídico que é utilizado para fazer um registro fiel dos fatos, ocorrências ou decisões de sessões realizadas por comissões ou conselhos, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • isso é ir ao ponto da questão!!! a jana colocou um livro que quando sair o filme eu vejo.

  • GABARITO: LETRA D

    ATA:

    É o documento de valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembleias, realizadas por comissões, conselhos, congregações, ou outras entidades semelhantes, de acordo com uma pauta, ou ordem do dia, previamente divulgada.

    É geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento.

    O texto apresenta-se seguidamente, sem parágrafos, ocupando cada linha inteira, sem espaços em branco ou rasuras, para evitar fraudes.

    A fim de ressalvar os erros, durante a redação, usar-se-á a palavra digo; se for constatado erro ou omissão, depois de escrito o texto, usar-se-á a expressão em tempo. Quem redige a ata é o secretário (efetivo do órgão, ou designado ad hoc para a reunião). A ata vai assinada por todos os presentes, ou somente pelo presidente e pelo secretário, quando houver registro específico de frequência.

    Suas partes componentes são:

    1. Cabeçalho, onde aparece o número (ordinal) da ata e o nome do órgão que a subscreve.

    2. Texto sem delimitação de parágrafos, que se inicia pela enunciação da data, horário e local de realização da reunião, por extenso, objeto da lavratura da Ata.

    3. Fecho, seguido da assinatura de presidente e secretário, e dos presentes, se for o caso.

    FONTE: apostila de redação oficial.

  • Tão na cara que dá medo...

    gab d

  • A vingança poder até ser homicídio privilegiado

  • O documento de valor jurídico que é utilizado para fazer um registro fiel dos fatos, ocorrências ou decisões de sessões realizadas por comissões ou conselhos, é chamado de

    Alternativas

    A Atestado (Editora Forense), atestado é: "Declaração escrita por alguém, em razão do cargo, ofício ou função, para afirmar a existência ou verdade de um fato)

    B Certidão (é a afirmação feita por escrito por pessoa que tenha competência para declarar conferida por lei comprova ato)

    C Deliberação (debate com o objetivo de resolver algum impasse ou tomar uma decisão)

    DAta (O documento de valor jurídico que é utilizado para fazer um registro fiel dos fatos)

    E Edital (concurso-regras-normas)


ID
5237881
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Durante uma sessão de deliberação da Câmara Municipal, o Vereador João de Deus citou a expressão “interna corporis” como justificativa para que fosse indeferido um requerimento de sustentação oral do Prefeito. Nesse caso, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "Interna Corporis" são questões que devem ser resolvidas internamente por cada poder, sendo questões próprias de regimento interno.

    Fonte/site: JusBrasil

  • Gab. D

    a- “para apreciação” ou “para aprovação”

    b- por exemplo

    c- Uma decisão por unanimidade é quando todos os envolvidos estão de acordo com o resultado.


ID
5288572
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Dentre os documentos mais usuais da redação empresarial, assinale a alternativa que apresenta o documento que deve ser escrito de modo que o destinatário o tome como exclusivo e serve para comunicar, dentre outros assuntos, as promoções sazonais da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Cartas Circulares são editadas por unidades administrativas da autarquia, com a anuência do diretor responsável pela área, tendo como finalidade, “divulgar instrução, procedimento ou esclarecimento a respeito de conteúdo de documento normativo”.

  • Isso tá errado! Sério! Circular tem caráter amplo.

    Observem o que o enunciado pediu: "escrito de modo que o destinatário o tome como exclusivo e serve para comunicar..." até o word tem uma ferramenta chamada mala-direta, na qual é possível especificar os destinatários.

    Aos que vão fazer o MPE-RS, já vamos preparando os mandados de segurança.

  • Não entendi. Circular? Exclusivo?

  • AINDA NÃO ENTENDI O PORQUE DA ALTERNATIVA "E" .

  • Redação Empresarial é Redação Oficial???

  • Conforme todo mundo sabe menos essa Banca, O Circular tem como objetivo divulgar um fato que deve ser de conhecimento de vários destinatários , no âmbito de trabalho de conhecimento de todos os funcionários , a não ser que a Empresa/Repartição tenha apenas 1 funcionário ai podemos usar o termo "Destinatário" mas ai a questão tem que dizer que existe apenas 1 funcionário

  • Gabarito: E.

    A Carta Circular é uma correspondência interna que se destina em transmitir um aviso aos funcionários de um setor. Normalmente é de autoria do chefe daquele departamento, transmitindo ordens, pedidos, normas ou mudanças, com vistas a estabelecer comportamentos e condutas àqueles grupo.

    Estrutura:

    1. papel timbrado ou nome da empresa e departamento na parte superior da folha;
    2. número de documento;
    3. data (sem nome da localidade);
    4. determinação do assunto (destacado);
    5. vocativo;
    6. texto (com clareza e objetividade);
    7. despedida;
    8. assinatura.

  • Eu fiz essa prova, rapaz que show de horrores eles apresentaram dentro do específico de administração geral, eu tinha estudado bastante mesmo, mas quando peguei a prova quase começo a chorar kkkkk

  • Carta Circular não pode ser tomada como exclusiva pelo destinatário, deve tá errada essa questão

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente a alguns documentos oficiais.


    a) O aviso, antes da 3ª edição do Manual de Redação, quando foi abolido, era um documento expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia e tinha como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si. Portanto, esta alternativa está incorreta.
    b) Release é um material informativo distribuído entre jornalistas antes de solenidades, entrevistas, lançamentos de filmes etc., com resumos, biografias, dados específicos que facilitem o trabalho jornalístico. Nesse sentido, não é essa a alternativa que responde ao item.
    c)  Mala direta é um tipo de ação de marketing que consiste em um envelope ou pacote físico que uma empresa envia para o endereço dos clientes/leads. Dessa forma,  não é essa a alternativa que responde ao item.
    d) O comunicado é um tipo de aviso ou recado oficial que é usado para manter a comunicação entre empresas, órgãos etc. Assim, verificamos que é uma forma de comunicação externa, não interna e, portanto, difere do que é apresentado no enunciado do item.
    e) A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas. Com base nessa afirmação, verificamos que a carta-circular não tem a função de que o destinatário o tome como exclusivo. Assim, esta alternativa também não responde ao item.


    Gabarito da banca: Letra E

    Gabarito do Professor: A questão deve ser anulada, pois todas as alternativas estão incorretas.
  • galera, se analisarmos a fundo, a questão está certinha. O elaborador tentou dar uma enrolada nas palavras para tornar dificultoso o nosso entendimento [típico da AOCP, afinal, geralmente para esses cargos a concorrência é absurda - vide o de Belém para assistente, 20 mil pessoas inscritas, logo a banca vai dificultar ao máximo]:

    vejamos:

    "Dentre os documentos mais usuais da redação empresarial [sim, é um documento comum no dia a dia empresarial], assinale a alternativa que apresenta o documento que deve ser escrito de modo que o destinatário [seja a pessoa para a qual foi direcionado ou ao grupo que será avisado pela mensagem contida no documento] o tome como exclusivo [correto, pois se é um único documento com uma única mensagem, deve ser "tomado" como "exclusivo" a quem for endereçado - questão de lógica e intepretação] e serve para comunicar, dentre outros assuntos [sim, há vários assuntos que podem ser abordados nessa modalidade], as promoções sazonais da empresa."

    obs: não vi nenhuma bibliografia específica para essa questão - geralmente o elaborador retira um trecho direto de um livro ou de blogs .


ID
5322160
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

À luz do Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição, Brasília, 2018), responda à questão.

Acerca das variações dos documentos oficiais, assinale a alternativa que preencha as lacunas de modo correto.
Os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações:

I- [NOME DO EXPEDIENTE] + ________________: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente.
II- [NOME DO EXPEDIENTE] + ________________: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.
III- [NOME DO EXPEDIENTE] + ________________: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    6 Tipos de documentos

    6.1 Variações dos documentos oficiais

    Os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações:

    a) [NOME DO EXPEDIENTE] + CIRCULAR: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente.

    b) [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

    c) [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO CIRCULAR: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

    Fonte:  Manual de Redação da Presidência da República, 2018.

  • GABARITO: B

    6 Tipos de documentos

    6.1 Variações dos documentos oficiais

    Os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações:

    a) [NOME DO EXPEDIENTE] + CIRCULAR: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente.

    b) [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

    c) [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO CIRCULAR: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

    Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente às variações dos documentos oficiais.

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações:

    [NOME DO EXPEDIENTE] + CIRCULAR: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente.

    [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

    [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO CIRCULAR: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.


    Com base nessa informação, verificamos que a alternativa que preenche corretamente as lacunas e, consequentemente, responde este item é a letra B.


    Gabarito: Letra B.
  • Questão Perfeita para classificar....


ID
5430940
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A comunicação de dados e fatos oficiais é um dever da Administração Pública, estabelecido pelo princípio da publicidade, constante no artigo 37 da Constituição Federal. Para melhor atender a esse requisito básico, criou-se o Manual de Redação da Presidência da República, que norteia as regras da redação oficial no âmbito da Administração Pública Federal e serve de modelo para os demais poderes e esferas do governo. Sobre as regras e normas de linguagem da redação oficial, analise as afirmativas abaixo e indique as corretas:

I- A impessoalidade é um requisito fundamental na redação de documentos oficiais.
II- O atributo precisão recomenda a escolha de expressão ou palavra que confira duplo sentido ao texto.
III- Referência, substituição, elipse e uso de conjunção são alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto.
IV- As comunicações feitas por meio eletrônico não precisam obedecer às regras de formalidade e padronização.
V- Na redação oficial, deve-se evidenciar as diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais, dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GAB D.

    I- A impessoalidade é um requisito fundamental na redação de documentos oficiais.

    III- Referência, substituição, elipse e uso de conjunção são alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto. 

  • Gabarito Letra D

    OBS: Esta questão acredito estar classificada errada, pois deveria estar no tema de Redação oficial, e não em gestão estratégica

  • I- A impessoalidade é um requisito fundamental na redação de documentos oficiais.

    II- O atributo precisão recomenda a escolha de expressão ou palavra que confira duplo sentido ao texto.

    III- Referência, substituição, elipse e uso de conjunção são alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto.

    IV- As comunicações feitas por meio eletrônico não precisam obedecer às regras de formalidade e padronização.

    V- Na redação oficial, deve-se evidenciar as diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais, dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas.

    O QUE EU POSSO DIZER QUE QUALQUER DOCUMENTO QUE SEJA FORMAL, É, OBRIGATORIAMENTE, IMPESSOAL (É DIRIGIDO A TODAS AS PESSOAS), FORMAL (TEM UM JEITO PRÓPRIO DE SER FEITO QUE DEVE SER OBEDECIDO), DEVE SER OBJETIVO (PASSAR O RECADO DE PRETENDE "SEM DELONGAS") E DE "LEITURA FÁCIL" (DEVE SER ESCRITO DE UMA FORMA QUE TODOS ENTENDAM).