SóProvas


ID
3117391
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue o item que se segue.


Todas as fases arquivísticas (corrente, intermediária e permanente) deverão aparecer na tabela de temporalidade, que conterá a indicação, em anos, do tempo que o documento deverá ficar em cada uma das fases.

Alternativas
Comentários
  • Não faz sentido dizer em anos de guarda na fase corrente.

  • O erro deve estar em dizer que a tabela vai indicar o tempo de cada arquivo nas 3 fases. Sendo que na verdade indicará apenas nas fases corrente e intermediária. Visto que na fase permanente os arquivos permanecerão para sempre.

  • não necessita conter todas as fases,um documento pode passar da corrente direto para permanente,sem passar pela intermediária (recolhimento).
  • A questão traz dois equívocos:

    1- A tabela de temporalidade refere-se ao tempo de guarda necessário nas fases CORRENTES E INTERMEDIÁRIAS, visto que na fase Permanente não há de se falar em "tempo"

    2- Os prazos são mencionados geralmente em ANOS, mas EXCEPCIONALMENTE podem ser expressos a partir de uma ação concreta:

    Ex: Até aprovação das contas;

    Até homologação da aposentadoria;

    até quitação da dívida......

    Espero ter ajudado!!!!

    Bons Estudos!!!

  • NEM todas as fases arquivísticas devem aparecer na tabela de temporalidade indicando prazos em anos e tempo de duração em cada fase, ficando limitada apenas a fase corrente e intermediária. A fase permanente não tem estipulação e não podem serem deletadas, fazendo parte da parte histórica da empresa e não podendo serem eliminadas.

  • Atabela de Temporaridade indica na fase CORRENTE e INTERMEDIÁRIA o prazo, já na ultima fase PERMANETE indica a destinação final.

  • As fases arquivísticas devem a parecer na tabela de temporalidade. Entretanto, a temporalidade (que pode ser em anos, meses dias...) só vai aparecer nas fases corrente e intermediária. Isso se deve ao fato de que a guarda permanente é uma possibilidade de destinação de documentos, assim como a eliminação. A guarda permanente é eterna, ou seja, não será quantificada.

    Gabarito do Professor: Errada

  • Direto ao Ponto! (Não caia no canto da sereia!)

    Todas as fases arquivísticas (corrente, intermediária e permanente) deverão aparecer na tabela de temporalidade, que conterá a indicação, em anos, do tempo que o documento deverá ficar em cada uma das fases.

    Não existe tempo determinado de guarda na PERMANENTE = para sempre! (Grave isso em uma tatuagem)

    GABARITO: ERRADO

  • AGORA EU ENTENDI QUE A TABELA DE TAMPORALIDADE INDICA APENAS AS FASES CORRENTE E A INTERMEDIÁRIA,NADA TEM A VER COM A PERMANENTE.