SóProvas


ID
3117850
Banca
Quadrix
Órgão
CORE - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere hipótese em que a Administração realiza desapropriação de um imovél apenas para perseguir seu proprietário, inimigo político. Nesse caso, o ato administrativo apresenta vício de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    O desvio de finalidade ou de poder é, assim, a violação ideológica da lei, ou, por outras palavras, a violação moral da lei, colimando o administrador público fins não queridos pelo legislador, ou utilizando motivos e meios imorais para a prática de um ato administrativo aparentemente legal. Tais desvios ocorrem, p. ex., quando a autoridade pública decreta uma desapropriação alegando utilidade pública mas visando, na realidade, a satisfazer interesse pessoal próprio ou favorecer algum particular com a subsequente transferência do bem expropriado; ou quando outorga uma permissão sem interesse coletivo; quando classifica um concorrente por favoritismo, sem atender aos fins objetivados pela licitação; ou, ainda, quando adquire tipo de veículo com características incompatíveis com a natureza do serviço a que se destinava.

  • NÃO esquecer que dentro do gênero abuso de poder podemos ter:

    Excesso de poder: resumidamente: ir além da competência (ato anulável)

    Desvio de poder : Finalidade diversa ao lei/ interesse público (ato nulo)

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito: D

    -Desvio de poder;

    -Ato praticado com fim diverso do interesse público (finalidade geral) ou do previsto em lei para o ato (finalidade específica).

  • Sem muita teoria, é só prestar atenção no enunciado:

    "A Administração realiza desapropriação de um imóvel apenas para perseguir seu proprietário, inimigo político."

    Qual o princípio da finalidade?

    O que a administração deseja alcançar com tal ato. O que ela deseja alcançar? Perseguir seu proprietário, inimigo político. Logo, temos o gabarito da questão.

    Letra D.

  • GABARITO: D

    Vício de FINALIDADE é insanável!!

    *DICA VALIOSA: SOMENTE PODEM SER CONVALIDADOS OS VÍCIOS DE FORMA E COMPETÊNCIA (FOCO), DESDE QUE SE TRATE DE FORMA NÃO ESSENCIAL À VALIDADE DO ATO E COMPETÊNCIA NÃO EXCLUSIVA.

    #Avante

  • Quando a Administração realiza desapropriação de um imóvel apenas para perseguir seu proprietário, inimigo político, há um vício de finalidade. Percebam que a finalidade da administração deveria ser o bem comum, o interesse público. No entanto, ela emite esse ato apenas com finalidade de perseguição.

    E o que seria desvio de finalidade (desvio de poder)? É a espécie de abuso de poder que ocorre quando o ato administrativo apresenta vício de finalidade.
    Ele ocorre quando o agente público atua visando uma finalidade que não atende ao interesse público. Percebam que o desvio de poder apresenta vício de finalidade. Logo, a alternativa “D" é a correta.



    Vamos ver o erro das demais alternativas:


    A) ERRADO. Vício de objeto é aquele que ocorre quanto ao conteúdo do ato administrativo. Refere-se ao seu efeito jurídico imediato.

    B) ERRADO. Vício de conteúdo seria um vício no que o ato prescreve.

    C) ERRADO. Vício de sujeito é também chamado vício de competência. Ocorre quando a pessoa que emitiu o ato não tem competência para isso.

    E) ERRADO. Vide resposta da alternativa “C".


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".