Gab. A - I
Recrutamento Misto
De forma sucinta e objetiva, recrutamento misto é um método que une o recrutamento interno e o externo, ou seja, aquele que opta por dar oportunidade de concorrer à vaga em aberto aos colaboradores que já fazem parte da empresa e também a candidatos que estão no mercado, que ainda não fazem parte do quadro de funcionários da organização.
O intuito é aproveitar as vantagens destes dois tipos de recrutamento e minimizar, ou até mesmo eliminar, suas desvantagens no processo de seleção. Com o recrutamento misto, abre-se a possibilidade para que duas situações surjam durante o processo seletivo:
1) Concorrência Equilibrada: Tanto candidatos externos quanto candidatos internos (colaboradores) se inscrevem e concorrem à mesma vaga, de maneira igualitária, sob os mesmos critérios de avaliação. Assim, todos têm a mesma oportunidade, ou seja, nem um nem outro tipo de candidato leva vantagem durante o processo seletivo.
2) Concorrência por Cotas: As vagas são distribuídas de acordo com os públicos (interno e externo), num esquema de cotas. Isso porque os colaboradores da empresa já conhecem como esta funciona, sendo assim, este aspecto precisa ser levado em consideração na hora de disponibilizar vagas para que eles ocupem. Neste sentido, é necessário também pensar naqueles candidatos que estão no mercado e que ainda não estão familiarizados com as mecânicas da organização. Por isso as cotas são tão importantes em processos seletivos assim.
Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/mercado-trabalho/entenda-recrutamento-misto-principais-vantagens-selecao/