SóProvas


ID
3118255
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 6º Região
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca de distribuição de materiais e gestão patrimonial, julgue o item subsequente.


O transporte ferroviário possui custo de implantação elevado, embora possua alta flexibilidade e baixa necessidade de transbordo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado!

    Transporte Ferroviário

    O ferroviário é um meio de transporte barato usado para grandes volumes, produtos de baixo valor agregado e grandes distâncias. Transporte lento para matérias primas ou produtos manufaturados, sem urgência de entrega, para longas distâncias. Quando requerer coleta e entrega ponto a ponto, é necessário utilizar serviços expressos, que garantam a entrega dentro de um prazo limitado, privilégios de parada permitindo carga ou descarga parcial entre origem e destino final, quando ainda em trânsito.

    A malha ferroviária representa elevado custo fixo de implantação e manutenção de terminais, pátios de manobras e equipamentos caros. Apesar disso, o seu custo variável, que já era relativamente baixo, vem sendo reduzido com a substituição da energia a vapor por óleo diesel, e com a eletrificação ocorreu uma redução ainda maior, assim, é vantajoso porque possui grande eficiência energética.

    Loreni T. Brandalise

  • GABARITO: ERRADO

     O transporte ferroviário é um modal apropriado para a condução de produtos agronômicos, tais como, soja, açúcar, milho, algodão, entre outros, mas também é utilizado para transportar minérios, derivados de petróleo e produtos siderúrgicos, que são os produtos mais transportados, uma vez que apresentam quantidade elevada, inversamente proporcional ao preço, e assim necessitam de um frete competitivo. É certo ainda que esse tipo de transporte também é utilizado para viagens de curta e média distância, onde os demais modais tem maior custo e não são convenientes em função do tempo, sendo correto afirmar que a utilização deste meio de transporte é a mais indicada para distâncias mais longas para mercadorias de baixo custo, exatamente em virtude das tarifas mais baixas que este modal oferece. É importante frisar que o transporte ferroviário também admite o tráfego de contêineres, cujo crescimento vem sendo notado no país. (CECATTO, 2002).  

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR

  • Errado.

    O erro está em dizer que possui alta flexibilidade e baixa necessidade de transbordo.

  • PRA QUEM TÁ SE PERGUTANDO O QUE É TRANSBORDO...

    Passar mercadorias/produtos de um para outro veículo de transporte. Operação muito utilizada quando ocorre multimodalidade ou intermodalidade de transportes.

  • ERRADO.

    O transporte ferroviário possui custo de implantação elevado, embora possua alta (baixa) flexibilidade e baixa (alta) necessidade de transbordo.

    Algumas características do transporte ferroviário:

    - Maior investimento na sua estrutura (CUSTO DE IMPLANTAÇÃO ELEVADO);

    -Necessita de transbordo ou reembarque das mercadorias para chegar ao destino (ALTA NECESSIDADE DE TRANSBORDO);

    - Pouca flexibilidade dos equipamentos e tráfego limitado aos trilhos (BAIXA FLEXIBILIDADE).

    - Maior investimento na manutenção;

    - Baixo custo de frete;

    -Menor índice de roubos e acidentes;

    -Baixa poluição do meio ambiente;

    -Pouco gasto de energia;

    -Rotas exclusivas;

    - transporta produtos ou pessoa;

    - transporta ,geralmente, produtos de baixo valor agregado;

    -Longas distâncias e grande quantidade de carga.

  • O transporte ferroviário possui custo de implantação elevado, embora possua alta flexibilidade e baixa necessidade de transbordo. Resposta: Errado.

    Imagina tu querendo cortar caminho a bordo de um trem!!!

    Além do mais o transbordo é imprescindível, pois imagina tu apertando o botão para descarregar a mercadoria!