-
CERTO. A produção da tabela de temporalidade não é um processo aleatório, devendo atender as necessidades da empresa e da legislação. Assim, convém que a empresa guarde os contracheques do funcionário por ao menos 05 anos, prescrição da ação trabalhista, por exemplo.
-
CERTO
TABELA DE TEMPORARIEDADE (avaliação - corrente e intermediaria):
As informações contidas na Tabela de Temporalidade, são: código, assunto, prazos de guarda, destinação final e observações.
É o instrumento que define os PRAZOS DE GUARDA e a DESTINAÇÃO FINAL dos documentos da instituição;
Elaborada pela Comissão permanente de Avaliação Documental – CPAD e aprovados pela Autoridade Competente;
É feita com base na LEGISLAÇÃO relacionada à atividade que gerou o documento ou nas necessidades administrativas;
-
É uma cópia de uma questão da CESPE.
Acerca da tabela de temporalidade de documentos, julgue o próximo item.
A legislação sobre prescrição das ações é importante fonte para a definição dos prazos de guarda da tabela de temporalidade.
GAB: CERTO
-
A tabela de temporalidade é o instrumento arquivístico que vai determinar por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental - arquivo corrente, intermediário, além de definir, junto ao Plano de Destinação, se os documentos serão eliminados ou recolhidos para o arquivo permanente.
Todos os prazos definidos pela tabela de temporalidade devem estar de acordo com a legislação, ou seja, em conformidade. Do contrário, documentos serão eliminados antes do tempo ou ficarão armazenados por um tempo maior do que o necessário, utilizando espaços de armazenamento sem necessidade e dificultando o processo de acesso às informações.
Gabarito do Professor: CERTO.