-
A preservação de documentos tem o objetivo de adotar medidas para estabilizar ou amenizar os processos de degradação do acervo, prolongando o tempo de vida e a qualidade de acesso às informações. Trata-se de medidas de longo prazo, pois o acervo carece de cuidados ininterruptos.
Em vista disso as instalações obedecem, em grande parte, às especificações exigidas para a guarda de documentos, prevendo-se um local com condições adequadas – controle de iluminação, umidade e temperatura, mobiliário e acondicionamento apropriados, laboratórios de reprodução, conservação e reparos.
-
CERTO. Somando ao comentário do Mateus acho importante lembrar que os processos de conservação são necessários, custosos, todavia, não há como impedir o processo natural de "degradação" dos documentos. Nesse sentido, o objetivo da conservação é prolongar a vida útil do documento.
-
CERTO
• PCR - Preservação > Conservação > Restauração.
o Preservação é o conjunto de medidas de ordem administrativa, política e operacional que visa à proteção ao patrimônio.
o Conservação visa à prevenção das causas de deterioração de documentos.
o Restauração consiste em revitalizar a concepção original dos documentos. Ex.: laminação, banho de gelatina, silking, encapsulamento, tecido.
-
Cuidado com o termo "Controle Ambiental" ele também pode vir como "isopermas".
-
Preservação
Prevenção da deterioração e danos em documentos, documentos por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico
http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf
página 134
-
Correta
Lembrando que a PRESERVAÇÃO engloba a Conservação + Restauração.
-
J
Preservação envolve fatores extrinsecos e intrínsecos
Os fatores extrinsecos constituem 3 tipos de agentes:
1) agentes físicos: luminosidade, temperatura, umidade.
2) agentes químicos: poluição atmosférica, tintas, gorduras, objetos metálicos(oxidação) .
3) agentes biológicos: incluem os microorganismos,fungos, roedores ,insetos e o homem.