SóProvas


ID
3119095
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em 1925, um estudante de farmácia e jovem poeta que assinava Carlos Drummond publicou um artigo afirmando que, em relação a Machado de Assis, o melhor a fazer era repudiá-lo. Cheio de ímpeto juvenil, considerava o criador de Brás Cubas um “entrave à obra de renovação da cultura geral”. Na correspondência que manteve com Mário de Andrade nas décadas de 1920 e 1930, Machado também teria papel crucial no embate acerca da tradição. Nas cartas, o escritor volta e meia surge como encarnação de um passado a ser descartado.

      Décadas mais tarde, em 1958, Drummond publicou o poema “A um bruxo, com amor”, uma das mais belas homenagens de escritor para escritor na literatura brasileira. Um único verso dá a medida do elogio: “Outros leram da vida um capítulo, tu leste o livro inteiro”. O poema compõe-se de frases do escritor, cujo cinquentenário de morte então se comemorava. O poeta maduro, que agora assinava Carlos Drummond de Andrade, emprestava palavras do próprio Machado para compor um epíteto que ganharia ampla circulação, o “bruxo do Cosme Velho”. O que teria se passado com Drummond para mudar tão radicalmente de posição?

      Harold Bloom descreve as razões que marcam a relação entre escritores de diferentes gerações. O processo passa pela ironia do mais jovem em relação ao seu precursor; pelo movimento que marca a construção de um sublime que se contrapõe ao do precursor; e, finalmente, pela reapropriação do legado.

      A assimilação dificultosa do passado é também um processo vivido pela geração de Drummond. Os antepassados foram vistos muitas vezes como obstáculos aos desejos de renovação que emergiram a partir da década de 1910 em vários pontos do Brasil. E tanto no âmbito individual como no geracional, Machado surge como emblema do antigo. Alguém que fora sepultado com os elogios fúnebres de Rui Barbosa e Olavo Bilac não podia deixar de ser uma pedra no caminho para escritores investidos do propósito de romper com as convenções. Até Drummond chegar à declaração de respeito, admiração e amor, foi um longo percurso. Pouco a pouco, Machado deixa de ser ameaça para se tornar uma presença imensa que ocupa a imaginação do poeta.

(Adaptado de: GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Amor nenhum dispensa uma gota de ácido. São Paulo: Três Estrelas, 2019, p. 9-30.)

Alguém que fora sepultado com os elogios fúnebres de Rui Barbosa e Olavo Bilac não podia deixar de ser uma pedra no caminho para escritores investidos do propósito de romper com as convenções. (4° parágrafo)


No comentário acima, Rui Barbosa e Olavo Bilac surgem como


Alternativas
Comentários
  • cadê??

  • Como o examinador chegou a essa resposta?
  • Esperando o comentário do professor para ver se compreendo essa resposta aff

  • E tanto no âmbito individual como no geracional, Machado surge como emblema do antigo. Alguém que fora sepultado com os elogios fúnebres de Rui Barbosa e Olavo Bilac não podia deixar de ser uma pedra no caminho para escritores investidos do propósito de romper com as convenções

    Tanto Machado de Assis, como Rui Barbosa e Olavo Bilac representam uma geração de escritores antigos, cuja tradição deveria ser rompida por outros escritores.

    a) herdeiros de uma cultura ultrapassada. (Errado. Os herdeiros são os outros escritores)

    b) modelos a serem seguidos. (Errado. Suas convenções deveriam ser rompidas)

    c) escritores dispostos a superar o convencional. (Errado. Outros escritores é que deveriam superar as convenções).

    d) representantes de uma tradição a ser descartada. (Correto)

    e) representantes de um sistema literário arrojado. (Errado. Arrojado é o mesmo que ousado e os escritores citados pertenciam a um estilo antigo)

    Gabarito: Letra D

  • Olavo Bilac e Rui Barbosa foram representantes de renome do movimento parnasiano, portanto, não poderiam ser herdeiros desta cultura, já que foram percursores do parnasianismo. Acho que a questão exigia um conhecimento externo ao texto para acertar, mas pelo meu raciocínio só ficaria em dúvida entre essas duas (A e D).

    A E também não poderia ser pois ARROJADO = CORAJOSO. No texto, Drummond critica duramente este movimento literário, estando longe de considerá-lo como algo positivo ou inovador.

  • Adriana Barilon, sua linda!!

  • Uma hora a FCC exige extrapolação, outra considera um erro. Fica difícil assim..

  • "Alguém que fora sepultado com os elogios fúnebres de Rui Barbosa e Olavo Bilac não podia deixar de ser uma pedra no caminho para escritores investidos do propósito de romper com as convenções".

    Essa parte final demonstra uma finalidade dos escritores em romper = superar algo convencional, algo tradicional e modernizar. Marquei a letra C, mas a FCC é bem complicada. 

     

  • Muitos buscam justificar o que é injustificável.

    escritores investidos do propósito de romper com as convenções. = escritores dispostos a superar o convencional.

    Onde está a incompatibilidade?

    A FCC se vale dos justificadores e justificadoras de plantão para continuar errando, afinal de contas, se ninguém reclama, por que ela vai mudar?

  • Nao entendo! Se a maldita da questão é sobre interpretação de textos, por que essa banca gosta de ficar colocando pelo em ovo. TNR

  • O video do professor é muito bom!! Explica bem certinho e faz sentido.

    Até que um dia uma resposta do professor boa.. pq geralmente leem a pergunta e dizem qual é a alternativa