SóProvas


ID
3119395
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Estabelecida na Sicília no século V a.C., a retórica terá como primeiros cultores a Empédocles, Córax e Tísias. Segundo Armando Plebe (1968, p. 3-6, passim), já nesse momento nebuloso de suas origens, a disciplina conheceria duas linhagens: primeira, uma demonstração técnica e racional do verossímil; segunda, uma psicagogia (literalmente, “condução da alma”), isto é, exploração do potencial de sedução da palavra, aquém ou além de sua inteligibilidade. A primeira linhagem aspira a tornar mais potente o discurso válido de uma perspectiva lógica, tendo como fonte Córax, Tísias e Protágoras; a segunda, mergulhada em princípios pitagóricos − magia, medicina e música como terapias − e parmenídicos − distinção entre a via da verdade e a da opinião − pretende trabalhar o fascínio enganador a que se presta a palavra, originando-se no pensamento de Empédocles, para daí passar a Górgias e depois a Isócrates.

      A partir de fins do século V a. C., a retórica entra num período que ficou melhor documentado, podendo-se dizer, contudo, que a controvérsia já referida, entre a arte da palavra como embalagem do raciocínio ou como encantamento e ilusionismo, se transforma em verdadeiro mote do debate filosófico que atravessaria os séculos. Desse período, são de destacar as obras de Platão − que em geral reagiu contra a retórica enquanto hipertrofia da linguagem como forma sedutora, ou então a avaliou positivamente, desde que identificada com a dialética − e de Aristóteles − que lhe dedicou um tratado específico destinado a ampla influência, concebendo-a como técnica rigorosa de argumentação e como arte do estilo, além de estudá-la sob os pontos de vista do ethos do orador e do pathos dos ouvintes.

(Adaptado de ACÍZELO, Roberto. O império da eloquência: retórica e poética no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro: EdUERJ: EdUFF, 1999, p. 7) 

Considere as afirmações abaixo.


I. Psicagogia é a condução inteligente das palavras.

II. Ethos significa caráter e se formula no discurso do escritor/orador.

III. Pathos significa paixão e se destina a mover os ânimos do leitor/ouvinte.

IV. Verdade é a mesma coisa que opinião.


Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • I. Psicagogia é a condução inteligente das palavras.

    Segundo o texto: " [...] psicagogia (literalmente, “condução da alma”), isto é, exploração do potencial de sedução da palavra, aquém ou além de sua inteligibilidade."

    Dessa forma o item I está incorreto, pois como visto o significado literal de psicagogia é condução da alma.

    II. Ethos significa caráter e se formula no discurso do escritor/orador.

    III. Pathos significa paixão e se destina a mover os ânimos do leitor/ouvinte.

    Segundo o texto: "[...] Aristóteles − que lhe dedicou um tratado específico destinado a ampla influência, concebendo-a como técnica rigorosa de argumentação e como arte do estilo, além de estudá-la sob os pontos de vista do ethos do orador e do pathos dos ouvintes."

    Os itens II e III estão corretos de acordo com o que é falado no texto.

    IV. Verdade é a mesma coisa que opinião.

    Segundo o texto:"[...] e parmenídicos − distinção entre a via da verdade e a da opinião − pretende trabalhar o fascínio enganador a que se presta a palavra, originando-se no pensamento de Empédocles, para daí passar a Górgias e depois a Isócrates."

    Como o próprio trecho afirma essas duas palavras: Verdade e Opinião, são distintas, diferentes. Dessa forma o item IV está incorreto.

    Gabarito C

  • um dos textos mais complexos que ja li

  • Questão se torna fácil pois a IV é obviamente errada, já eliminamos B D e E. Assim, II e III estão corretas sem dúvidas, e a I pede o significado de uma palavra que foi descrita no texto.

  • Kkkkkkkkkkk