SóProvas


ID
3119407
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para que haja argumentação, é mister que, num dado momento, realize-se uma comunidade efetiva de espíritos. É mister que se esteja de acordo, antes de mais nada e em princípio, sobre a formação dessa comunidade intelectual e, depois, sobre o fato de se debater uma questão determinada.

(PERELMAN, Chaïm & OLBRECHTS-TYTECA. Tratado da argumentação. A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 16) 

A repetição da expressão É mister tem a intenção de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Para que haja argumentação, é mister que, num dado momento, realize-se uma comunidade efetiva de espíritos. É mister que se esteja de acordo, antes de mais nada e em princípio, sobre a formação dessa comunidade intelectual e, depois, sobre o fato de se debater uma questão determinada.

    ? A vírgula marca zeugma do termo "é mister", ou seja, está subentendido; logo temos o primeiro item que marca uma caracterização e os outros dois trazem especificações.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gab.: E

    .

    Para que haja argumentação, é mister que, num dado momento, realize-se uma comunidade efetiva de espíritos [necessidade geral]. É mister que se esteja de acordo, antes de mais nada e em princípio, sobre a formação dessa comunidade intelectual [1ª necessidade específica - acordo/ratificação sobre a formação da comunidade intelectual] e, depois, sobre o fato de se debater uma questão determinada [2ª necessidade específica - debate sobre uma questão determinada].

    .

  • Assertiva E

    "Assertiva Mixuruca "