SóProvas


ID
3119410
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para que haja argumentação, é mister que, num dado momento, realize-se uma comunidade efetiva de espíritos. É mister que se esteja de acordo, antes de mais nada e em princípio, sobre a formação dessa comunidade intelectual e, depois, sobre o fato de se debater uma questão determinada.

(PERELMAN, Chaïm & OLBRECHTS-TYTECA. Tratado da argumentação. A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 16) 

A síntese do parágrafo na forma de uma frase, preservando a sua intenção de sentido, está corretamente reescrita em:

Alternativas
Comentários
  • Questão meio estranha, pois, nenhuma das alternativas sintetiza toda a ideia do parágrafo, mas se olhar bem, a D é a que mais trás o que esta no parágrafo.

  • São só duas linhas, mas perde mais tempo do que se fosse um texto maior kkkkkk

  • Não tem nem como explicar porque é a D...

  • Questão trata de síntese ou indiretamente do vício de prolixidade, verbosidade. Exige-se no enunciado a reescritura do texto preservando a sua intenção de sentido.

    "Para que haja argumentação, é mister que, num dado momento, realize-se uma comunidade efetiva de espíritos. É mister que se esteja de acordo, antes de mais nada e em princípio, sobre a formação dessa comunidade intelectual e, depois, sobre o fato de se debater uma questão determinada.

    Elementos essenciais que devem estar presentes na síntese: Argumentação = comunidade efetiva de espírito = comunidade intelectual + debater uma questão determinada.

    Todo o resto é verbosidade.

    Analisando as alternativas

    a) Num dado momento, para que haja argumentação, antes de mais nada, e em princípio, é mister que se esteja de acordo sobre a formação dessa comunidade intelectual. (ERRADO. Isso não é síntese. É o oposto. É verbosidade / Prolixidade. Além disso onde a "síntese" tratou de "debater uma questão determinada"?)

    b) É mister, para que haja argumentação, que se realize uma comunidade; e num dado momento, para debater uma questão. (ERRADO. Altera completamente o sentido do texto.)

    c) Para que haja argumentação, é mister que se esteja de acordo sobre a formação de uma comunidade intelectual no debate de uma questão. (ERRADO. Além de alterar o sentido do texto, retira partes essenciais dele, desrespeitando a ideia de síntese: "comunidade efetiva de espírito". O texto diz que PARA QUE HAJA ARGUMENTAÇÃO é mister que se realize uma COMUNIDADE EFETIVA DE ESPÍRITO. E, explicando, especifica que é mister que se esteja de acordo ANTES de mais nada sobre a formação dessa comunidade intelectual E DEPOIS sobre o fato de se debater uma questão... )

    d) Para que haja argumentação e debate de uma questão determinada, é mister que se realize uma comunidade intelectual e efetiva de espíritos. (CERTO. Essa é a única síntese que não alterou o sentido nem deixou de fora nenhum elemento essencial do texto. Pelo contrário, essa síntese até evitou a repetição dos termos "comunidade" e "é mister".).

    e) Num dado momento, é mister que se esteja de acordo com a formação de uma comunidade de espíritos e intelectual. (ERRADO. Misturou o que se disse genericamente no tópico frasal com o que foi especificado na frase seguinte, alterando o sentido e excluindo o elemento "debater uma questão determinada")

  • Eu fui na D devido ser a mais completa rsrsrsrs

  • A questão requer compreensão textual, coesão e coerência textual.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Há um problema de coesão textual, o pronome demonstrativo “essa" em “dessa comunidade intelectual" foi usado como um termo anafórico. Tal pronome é usado para se referir a algo que já fora mencionado; no entanto, não há na frase nenhum termo funcionando como referente. Não ficou claro de que comunidade intelectual está se referindo.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – A frase apresenta problemas de clareza, pois não especifica qual tipo de comunidade que precisa ser realizada nem sobre que questão precisa ser debatida.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A frase apresenta um pequeno problema o qual não sintetiza as ideias originais do parágrafo. É necessário estar de acordo sobre a formação de uma comunidade intelectual e, depois, estar de acordo sobre o fato de se debater uma questão determinada.

     O problema está na expressão “no debate de uma questão" porque o debate também é um fator do qual precisa estar de acordo e, na reescrita, dá a impressão de que o assunto do debate foi apenas sobre a formação de uma comunidade.

    ALTERNATIVA (D) CORRETA –  A frase reescrita sintetizou as ideias mantendo o sentido original e estabelecendo os critérios de coesão. Especificou que a formação de uma comunidade efetiva de espíritos e intelectual é necessária para haver argumentação e debate sobre essa questão intelectual.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – A frase não está preservando seu sentido original, pois faltou o termo “efetiva" referindo-se à comunidade de espíritos e não foi explicado sobre qual objetivo dessa formação, ou seja, não especificou que é para haver argumentação.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (D)

  • O texto fala na criação de uma comunidade efetiva e intelectual, para depois debater sobre.

    A letra D traz essa ideia, embora pareça que esteja faltando alguma informação.

     

  • A questão requer compreensão textual, coesão e coerência textual.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Há um problema de coesão textual, o pronome demonstrativo “essa" em “dessa comunidade intelectual" foi usado como um termo anafórico. Tal pronome é usado para se referir a algo que já fora mencionado; no entanto, não há na frase nenhum termo funcionando como referente. Não ficou claro de que comunidade intelectual está se referindo.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – A frase apresenta problemas de clareza, pois não especifica qual tipo de comunidade que precisa ser realizada nem sobre que questão precisa ser debatida.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A frase apresenta um pequeno problema o qual não sintetiza as ideias originais do parágrafo. É necessário estar de acordo sobre a formação de uma comunidade intelectual e, depois, estar de acordo sobre o fato de se debater uma questão determinada.

     O problema está na expressão “no debate de uma questão" porque o debate também é um fator do qual precisa estar de acordo e, na reescrita, dá a impressão de que o assunto do debate foi apenas sobre a formação de uma comunidade.

    ALTERNATIVA (D) CORRETA – A frase reescrita sintetizou as ideias mantendo o sentido original e estabelecendo os critérios de coesão. Especificou que a formação de uma comunidade efetiva de espíritos e intelectual é necessária para haver argumentação e debate sobre essa questão intelectual.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – A frase não está preservando seu sentido original, pois faltou o termo “efetiva" referindo-se à comunidade de espíritos e não foi explicado sobre qual objetivo dessa formação, ou seja, não especificou que é para haver argumentação.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (D)

    Qc

  • Questão loteria , se fosse certo ou errado, ERA EM BRANCO KKK