SóProvas


ID
3119422
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As políticas desenvolvimentistas dos anos 1950, levadas a cabo sobretudo nos governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, acabaram por gerar dois efeitos colaterais em termos socioeconômicos, perceptíveis entre o fim dos anos 1950 e a década de 1960, tais como:

Alternativas
Comentários
  • O processo de ocupação e de desenvolvimento econômico do Brasil produziu espaços com grande desigualdade socioeconômica e na tentativa de diminuir o distanciamento entre as regiões, surgiram as superintendências de desenvolvimento. Como a SUDENE. Na tentativa de atrair empresas e investimento ao nordeste brasileiro, por exemplo.

    Desse modo, é evidente que regiões como CENTRO-SUL tiveram maior importância nesse contexto. No entanto, reflexos vivenciados somente a partir de 1970, com a melhora da economia local. Assim, ocorrendo uma migração de retorno, por exemplo, na Região Metropolitana de São Paulo, 60% dos que deixaram a região entre 2000 e 2010, eram migrantes de retorno, principalmente do lindo nordeste brasileiro.

    Abraço e até logo.

    GAB C.

  • Não foi o próprio Juscelino que construiu Brasília justamente para diminuir a desigualdade regional? Eu sei que ela não acabou (existe até hoje), mas a questão não deixou claro...

  • Olha o êxodo rural ai ó kkkk

  • Com o surto da industrialização no Brasil impulsionado por Vargas, houve um enorme contingente de pessoas migrando, principalmente, das regiões norte e nordeste em direção à região Sudeste, que era a principal localidade das indústrias aqui no país.