O Estado brasileiro, no período após a independência e antes da proclamação da República, tinha como características políticas. >>>> A questão se refere ao Período Imperial — 1822 - 1889
A) a ausência de separação entre Igreja e Estado, e a vigência do Código Manuelino como lei geral do Brasil.
A Constituição Imperial de 1824 estabelecia o catolicismo como religião oficial.
B) a sucessão de governos parlamentares, sob tutela monárquica, que buscaram assegurar a manutenção do trabalho escravo, e a ocupação de cargos políticos por representantes da maçonaria.
A questão de nomeação de representantes da maçonaria para ocupação de cargos políticos foi uma das principais causas da igreja apoiar a derrubada do Império em 1889, dando início à República.
C) o vínculo formal com Portugal, uma vez que não se tratava de um estado soberano e sim de “Reino Unido”, e a tradição do voto censitário nas eleições municipais.
Em 1822, Dom Pedro I rompeu relações políticas com Portugal. Porém, Brasil só conseguiria esta independência após várias guerras em várias províncias. Dentre elas, a Bahia. Por isso, é correto afirmar que a Independência do Brasil ocorreu, efetivamente, no dia da Independência da Bahia (02 de Julho de 1823), e após o pagamento da indenização à Portugal.
D) a disputa constante de poder entre um partido conservador, monarquista, e outro liberal, republicano, e problemas legais de indefinição das fronteiras no sul do território brasileiro.
Tanto os Liberais quanto os Conservadores eram convergentes em suas posições políticas; só discordavam se o Poder deveria ser descentralizado (Liberal) ou centralizado na mão do Imperador (Conservador).
E) a existência de um exército nacional forte, responsável por anexações de territórios originais da América Hispânica, e oferta de ensino público e universal.
A dimensão que o território brasileiro possui atualmente, deve-se ao Bandeirantismo e à Tratados: Petrópolis Madri, etc.
GAB: B
Se houve algum erro, por favor, notifiquem-me.
Espero ter ajudado. PMBA2020