SóProvas


ID
3119824
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 Palavras voam no vento


      A pequena Dora adorava dizer coisas feias. Sim, ela tinha aquele terrível hábito de falar bobagens, xingamentos. Certa manhã, antes de sair para o trabalho, sua mãe disse: “Tu sabias que as palavras voam no vento? Se dizes coisas ruins, o mal sai por aí e se multiplica. Mas se dizes coisas belas... o vento faz com que a bondade se espalhe pelo mundo”. A jovenzinha ficou intrigada. Assim que a mãe se foi, decidiu testar a teoria. Encheu o peito e gritou com toda a força: AMOR!!!!...

      Uma enorme e fortíssima rajada de vento se fez. Uma borboleta começou a brincar no ar. Dora seguiu o bichinho. Viu quando ele se pôs a dançar ao redor de uma moça. Viu a moça sorrir com a borboleta e começar a dançar como uma bailarina. Seguiu a moça. Viu quando ela, cheia de alegria, mandou beijos para uma andorinha que sobrevoava um jardim. A andorinha, de repente, deu um rasante sobre um canteiro e pegou com seu bico uma delicada flor vermelha. Dora seguiu a andorinha. Viu quando o pássaro deixou a flor cair nas mãos de um rapaz que estava sentando num banco de praça.

    O moço, capturado por um imenso contentamento, tomou para si uma folha em branco e escreveu um poema. Dora viu quando o rapaz leu para o vento o poema. E os versos diziam: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar”. Nossa amiga viu quando uma súbita ventania arrancou o papel da mão do jovem. Dora tentou correr para não perder de vista o escrito. Mas o vento foi mais ágil e o papel se perdeu.

      Cansada com toda aquela andança, a menina voltou para casa. Caía a tarde quando sua mãe retornou do trabalho e entregou à filha um presente: um pedaço de papel dobrado em quatro. Disse ela: “Tome, minha filha. É para ti. Eu estava na janela do escritório e o vento me trouxe esse pedaço de papel. Leia... É para ti”. Dora abriu o papel e chorou ao ler o poema que nele estava escrito. Diziam os versos: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar”.

                            (Carlos Correia Santos, http://www.amapadigital.net. Adaptado)

É correto afirmar que o segundo parágrafo apresenta ações que se sucedem em uma relação de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Temos relações de causa/efeito, vou exemplificar uma: O FATO DE (CAUSA) Dora ter enchido o peito e gritar com toda a força: AMOR!!!!... FEZ QUE (EFEITO/CONSEQUÊNCIA) a borboleta começasse a brincar no ar... (de acordo com a sua mãe a consequência de dizer algo ruim é que se espalhe e algo positivo também, logo Dora fez o contrário naquele dia e disse algo positivo, amor, e assim teríamos a lógica da causa e do efeito).

    ? Uma enorme e fortíssima rajada de vento se fez. Uma borboleta começou a brincar no ar. Dora seguiu o bichinho. Viu quando ele se pôs a dançar ao redor de uma moça. Viu a moça sorrir com a borboleta e começar a dançar como uma bailarina. Seguiu a moça. Viu quando ela, cheia de alegria, mandou beijos para uma andorinha que sobrevoava um jardim. A andorinha, de repente, deu um rasante sobre um canteiro e pegou com seu bico uma delicada flor vermelha. Dora seguiu a andorinha. Viu quando o pássaro deixou a flor cair nas mãos de um rapaz que estava sentando num banco de praça.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Estuda o passado se queres prognosticar o futuro.

  • ?????????

  • Pessoal, tem questão que é mais fácil se for eliminando alternativas.

  • Olha, meio viajada essa...difícil enxergar causa e efeito. Ficou muito no campo da subjetividade.

  • Depois que a gente passa um tempo respondendo questões da FGV, quando chega nessas nem precisa pensar. VUNESP é uma mãe.

  • nem fumando um consigo ver causa e efeito nessa questão...

  • O colega Arthur Carvalho está certíssimo. Errei por ter analisado o segundo parágrafo isoladamente.

  • Fui pela eliminação, mas se houvesse ainda mais dez para eliminar, ainda não chegaria à CAUSA E EFEITO.

  • o grito da menina mata a questão

  • Para poder ver a causa e efeito é necessário a leitura do primeiro parágrafo, do contrário nem em Matrix dá para visualizar a resposta.

  • Causa e efeito. É corroborada quando no texto menciona que a borboleta pegou uma flor e logo após a flor veio a cair nas mãos de um rapaz.

  • Se procurar causa e efeito aí apenas se baseando na ideia engessada da gramática com as subordinadas adverbiais causais ou consecutivas, vai boiar mesmo. Eu nem precisei ver as alternativas pra saber a resposta. O texto todo me lembrou muito a teoria do "Efeito Borboleta": algo acontece aqui e causa um efeito bem mais acentuada lá, e assim por diante. Erradia de maneira exponencial o ato inicial; se algo tem uma causa, esse algo é o efeito:

    A moça começou a dançar por causa da ação da borboleta; a andorinha pegou a flor por causa do ato da moça; o rapaz só escreveu o poema porque a andorinha soltou uma flor para ele, que o inspirou.

    Fica mais fácil assim com as devidas conjunções de efeito causal.

    Espero que tenham entendido minha linha de pensamento.

  • Somente pela leitura do 2º paragrafo como o enunciado pede, não da para chegar a resposta...isso que eu acho que a vunesp peca, se te manda ler algo, a resposta tem que estar naquele fragmento sem precisar de mais nada...

  • Gabarito (a)

    Típica questão para não zerar na prova. Rs