-
I. F (CPC 09)
11. Existem, todavia, diferenças temporais entre os modelos contábil e econômico no cálculo do valor adicionado. A ciência econômica, para cálculo do PIB, baseia-se na produção, enquanto a contabilidade utiliza o conceito contábil da realização da receita, isto é, baseia-se no regime contábil de competência.
II. F
A DMPL é obrigatória para o CPC 26, mas facultativa para a Lei 6.404/76.
III. V ( Lei 6.404/76)
A DLPA poderá ser incluída na DMPL, se esta última for elaborada e publicada pela companhia.
IV. V ( CPC 26)
Resultado Abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não sejam derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.
Gab. E
-
I) A DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, buscando apresentar, eliminados os valores que representam dupla-contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB).
Fonte: Ponto dos concursos.
Onde estaria o erro?
-
PEGADINHA
DVA - geração de riqueza da entidade
.
I A demonstração do valor adicionado (DVA) expressa, em termos econômicos, o quanto cada entidade contribuiu para a geração de riqueza no país.
-
Questão difícil, para poucos acertarem.
A primeira afirmação em relação ao PIB utiliza os conceitos econômicos, não contábeis. "A ciência econômica, para cálculo do PIB, ..."
Quanto a DVA utiliza os ceonceitos e princípios da contabilidade. Até porque é uma demonstração contábil. "...enquanto a contabilidade utiliza o conceito contábil da realização da receita..."
Como o próprio CPC 09 menciona esses valores coincidirão. " Essas diferenças serão tanto menores quanto menores forem as diferenças entre os estoques inicial e final para o período considerado. Em outras palavras, admitindo-se a inexistência de estoques inicial e final, os valores encontrados com a utilização de conceitos econômicos e contábeis convergirão. "
Vejamos a reprodução na integra:
"Características das informações da DVA
10. A DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, buscando apresentar, eliminados os valores que representam dupla-contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB). Essa demonstração apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período.
11. Existem, todavia, diferenças temporais entre os modelos contábil e econômico no cálculo do valor adicionado. A ciência econômica, para cálculo do PIB, baseia-se na produção, enquanto a contabilidade utiliza o conceito contábil da realização da receita, isto é, baseia-se no regime contábil de competência. Como os momentos de realização da produção e das vendas são normalmente diferentes, os valores calculados para o PIB por meio dos conceitos oriundos da Economia e os da Contabilidade são naturalmente diferentes em cada período. Essas diferenças serão tanto menores quanto menores forem as diferenças entre os estoques inicial e final para o período considerado. Em outras palavras, admitindo-se a inexistência de estoques inicial e final, os valores encontrados com a utilização de conceitos econômicos e contábeis convergirão.
12. Para os investidores e outros usuários, essa demonstração proporciona o conhecimento de informações de natureza econômica e social e oferece a possibilidade de melhor avaliação das atividades da entidade dentro da sociedade na qual está inserida. A decisão de recebimento por uma comunidade (Município, Estado e a própria Federação) de investimento pode ter nessa demonstração um instrumento de extrema utilidade e com informações que, por exemplo, a demonstração de resultados por si só não é capaz de oferecer. "
Equipe Possati.
-
A DVA mostra aspectos econômicos e sociais que seu conceito envolve:
a) Como indice de avaliação do desempenho economico na geração de riqueza, ao medir a eficiência da empresa na utilização de fatores de produção, comparando o valor de saída com o valor de entrada.
b) Como indice de avaliação do desempenho social à medida que demosntra, na distribuição de riqueza gerada, a participação dos empregados, do governo, dos agentes financiadores e dos acionistas.
-
Nesta questão, iremos julgar cada um dos itens.
I – Errada.
A demonstração do valor adicionado expressa, em termos contábeis e não econômicos.
II- Errada.
A Lei 6.404/76 e alterações, prevê no seu Art.176, as
demonstrações contábeis obrigatórias.
Estas são: balanço patrimonial, demonstração de lucros ou
prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração dos
fluxos de caixa (existem empresas que a Lei desobriga) e demonstração do valor
adicionado, somente para as cias. abertas.
Na lista das demonstrações
acima, não aparece a demonstração das mutações do patrimônio líquido, por esta
razão, a alternativa está errada.
III- Este item, embasa-se no artigo 176 da Lei 6.404/76 e
alterações, citado na opção anterior e no artigo 3º da Lei 11638/2007, que
reproduzimos abaixo.
Art. 3o Aplicam-se às sociedades de grande porte,
ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições
da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de
demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por
auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.
Por esta razão, a alternativa está correta.
IV – Correta.
Esta questão tem por base o item 7 do pronunciamento CPC 26
- APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.
Segue a citada definição:
Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio
líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não
sejam derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.
Baseado nos comentários acima, conclui-se que os itens III e
IV estão corretos.
Resposta: Letra E.
-
Creio eu que o erro da alternativa I seja o trecho “em termos econômicos”. Na verdade (acho que) seriam termos contábeis... ressalto que se trata apenas de uma especulação, tendo em vista que, a meu ver, o restante está correto, afinal o PIB é a medida da riqueza do país.
Caso alguém discorde ou queira acrescentar algo, sinta-se à vontade.
-
SOBRE A ALTERNATIVA I:
A principal função da DVA é identificar e divulgar o valor da riqueza gerada por uma entidade e a forma pela qual essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram, direta ou indiretamente, para a sua geração. Ou seja, a DVA é destinada a evidenciar, de forma concisa, os dados e as informações do valor da riqueza gerada pela entidade, em determinado período, e a sua distribuição. As informações devem ser extraí - das da contabilidade e os valores informados devem ter como base o Princípio Contábil da Competência.
SOBRE A ALTERNATIVA II:
Apesar de a Lei n o 6.404/1976 não obrigar a divulgação da demonstração das mutações do Patrimônio Líquido, tornando-a apenas facultativa, esse demonstrativo passou a ser obrigatório para as empresas de capital aberto por exigência da Comissão de Valores Mobiliários (Instrução CVM n o 59 de 22/12/1986). Desse modo, a demonstração das mutações do Patrimônio Líquido substitui a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados. Para fins de análise, a primeira é mais informativa e mostra as movimentações ocorridas com os lucros ou prejuízos acumulados e com as demais contas que integram o patrimônio líquido.
SÓ RESTAM AS ALTERNATIVAS III E IV.
GABARITO: LETRA "E"
JOSÉ MORAES JUNIOR- CONTABILIDADE GERAL.
-
A demonstração do valor agregado visa apresentar, em uma perspectiva macroeconômica, a contribuição da empresa na formação da renda nacional
falar ''econômica'' abrange micro e macro, e a DVA apenas perspectiva macro.
-
Complementando....
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATORIAS:
6.404/76 (SÃO 05)
BP
DRE
DLPA *Se apresentada DMPL a DLPA vem embutida assim não precisa vir separada.
DFC *Todas CIAS abertas; CIAS fechadas se PL +2 milhões.
DVA *Só CIAS abertas.
CPC 26 (SÃO 6)
BP
DRE
DMPL *DLPA vem embutida assim não precisa vir separada.
DFC *Todas CIAS abertas; CIAS fechadas se PL +2 milhões.
DVA *Só CIAS abertas.
DRA
+NOTAS EXPLICATIVAS
-
COMENTÁRIO DO PROFESSOR VALTER FERREIRA (QC)
Nesta questão, iremos julgar cada um dos itens.
I – Errada.
A demonstração do valor adicionado expressa, em termos contábeis e não econômicos.
II- Errada.
A Lei 6.404/76 e alterações, prevê no seu Art.176, as demonstrações contábeis obrigatórias.
Estas são: balanço patrimonial, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração dos fluxos de caixa (existem empresas que a Lei desobriga) e demonstração do valor adicionado, somente para as cias. abertas.
Na lista das demonstrações acima, não aparece a demonstração das mutações do patrimônio líquido, por esta razão, a alternativa está errada.
III- Este item, embasa-se no artigo 176 da Lei 6.404/76 e alterações, citado na opção anterior e no artigo 3º da Lei 11638/2007, que reproduzimos abaixo.
Art. 3o Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.
Por esta razão, a alternativa está correta.
IV – Correta.
Esta questão tem por base o item 7 do pronunciamento CPC 26 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.
Segue a citada definição:
Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não sejam derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.
Baseado nos comentários acima, conclui-se que os itens III e IV estão corretos.
Resposta: Letra E.