-
Descrito pela primeira vez em 1494, na Itália, pelo frade Luca Pacioli no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade), no capítulo “Particulario de computies et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), que fala sobre um tratado da contabilidade. Neste capítulo, ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. O método teve rápida difusão e foi universalmente aceito e adotado desde esta época, sendo hoje considerado um dos pilares da contabilidade moderna.
Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.
Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também.
Como é mais comum uma transação conter somente duas entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome "dobrado".
https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/metodos.php
-
Na contabilidade, o método utilizado para se escriturar é o método das partidas dobradas, também é conhecido pelo nome de método veneziano.
Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo.
Fonte: Apostila de Contabilidade Geral - Estratégia Concursos
-
Gabarito: D
-
Partidas dobradas ou Veneziano.
-
Letra d.
O mecanismo de partidas dobradas que estabelece que para todo débito deverá haver o mesmo valor em crédito, em uma ou mais contas.
Fonte: GRAN
-
O método das partidas dobradas garante que o registro de qualquer operação contábil implica que um débito, em uma ou mais contas, corresponde a um crédito de igual valor, em uma ou mais contas.
A soma dos valores creditados, portanto, será sempre igual à soma dos valores debitados. Nunca haverá um débito sem crédito correspondente.
Com isso, correta a alternativa D.