Sào fundações mistas aquelas que associam fundações superficiais e profundas
profunda:
elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistênciade ponta) ou por sua
superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, devendo sua ponta ou base
estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo
3,0m. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões
A questão cobra o entendimento da NBR 6122 a respeito da definição de fundações profundas.
As fundações profundas - tubulões e estacas- caracterizam-se pela transmissão de cargas pela ponta (tubulões), pelo fuste (estacas flutuantes) ou por uma combinação entre as duas resistências - de ponta e de fuste - que é o caso das demais estacas.
Neste último caso, a resistência de ponta é uma resistência adicional ao elemento da estaca, que tem como principal resistência, a resistência de fuste. Por esse motivo, é tão importante, durante o processo executivo, preservar a integridade do fuste das estacas.
Bastante cuidado com o caso dos tubulões! O tubulação é uma fundação profunda, mas a sua transmissão de carga é preponderantemente pela ponta, que é inclusive alargada. Ou seja, é uma fundação profunda e direta. Lembre-se que esse mesmo comportamento é observado para as fundações superficiais - sapatas, radiers e blocos -, pois esses elementos transmitem a carga pela base, ou seja, são fundações superficiais e diretas.
Gabarito do Professor: Alternativa B.
Fundações mistas (Alternativa A) é uma associação entre elementos de estacas superficiais e profundas como é o caso de radiers estaqueados.
Fundações rasas ou superficiais (Alternativa C e E) transmitem a carga pela ponta.
Fundações associadas (Alternativa D) são as sapatas associadas que são sapatas que recebem o esforço de 2 pilares ou mais de 2 pilares não alinhados.
Note que essas alternativas não tem relação com o que a questão pede.