SóProvas


ID
3122215
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito ao alcoolismo crônico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Há uma grande freqüência de casos (individuais) de alcoolismo observada em ocupações que se caracterizam por serem socialmente desprestigiadas e mesmo determinantes de certa rejeição, como as que implicam contatos com cadáveres, lixo ou dejetos em geral, apreensão e sacrifício de cães; atividades em que a tensão é constante e elevada; de trabalho monótono em que a pessoa trabalha em isolamento do convívio humano (vigias) e situações de trabalho que envolvem afastamento prolongado do lar (viagens freqüentes, plataformas marítimas, zonas de mineração).

    Fonte: FONSECA, F. F. Conhecimentos e opiniões dos trabalhadores sobre o uso e abuso de álcool. Esc Anna Nery Rev Enferm, v. 11, n. 4, p. 599-604, 2007.

  • Uma frequência maior de casos (individuais) de alcoolismo tem sido observada em determinadas ocupações, especialmente aquelas que se caracterizam por ser socialmente desprestigiadas e mesmo determinantes de certa rejeição, como as que implicam contato com cadáveres, lixo ou dejetos em geral, apreensão e sacrifício de cães; atividades em que a tensão é constante e elevada, como nas situações de trabalho perigoso, de grande densidade de atividade mental, de trabalho monótono, que gera tédio, trabalhos em que a pessoa trabalha em isolamento do convívio humano; situações de trabalho que envolvem afastamento prolongado do lar. Portanto a alternativa A está correta. 

    O tratamento do alcoolismo crônico engloba múltiplas estratégias terapêuticas que implicam, muitas vezes, em mudanças na situação de trabalho. Palestras não são suficientes para reabilitação do dependente crônico. Alternativa B está errada. 

    Alcoolismo refere-se a um modo crônico e continuado de usar bebidas alcoólicas, caracterizado pelo descontrole periódico da ingestão ou por um padrão de consumo de álcool com episódios frequentes de intoxicação e preocupação com o álcool e o seu uso, apesar das consequências adversas desse comportamento para a vida e a saúde do usuário. Enfim, o alcoolismo tem relação com o padrão de consumo e não com o tipo de bebida consumida. Alternativa C está errada. 

    Antes do afastamento para tratamento do alcoolismo pelo INSS é preciso verificar se o trabalhador realmente é dependente o uso do álcool e se está relacionado ao trabalho ou não. Alternativa D está errada. 

    Como já exposto nas demais alternativas pode haver relação entre o trabalho e o alcoolismo crônico. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

    Bibliografia 

    Minghetti LR, Kanan LA, Rocha G. Saúde Mental do Trabalhador: Transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho que podem, em alguma medida, estar associados ao suicídio laboral. RIES, Caçador, v.3, n.1, p. 105-143, 2014. 

    I Levantamento Nacional sobre os padrões de consumo de álcool na população brasileira / Elaboração, redação e organização: Ronaldo Laranjeira ...[et al.] ; Revisão técnica científica: Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte. Brasília : Secretaria Nacional Antidrogas, 2007. 

    Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde / Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.