SóProvas


ID
3122533
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    O impacto da Mônica


      Depois de Bidu e Franjinha, o leque de personagens de Mauricio de Sousa cresceu, com Horácio, Piteco, Titi e Jeremias. Em 1960, nascia o Cebolinha, inspirado em um galotinho da infância de Mauricio, em Mogi das Cruzes, que também trocava as letras.

      O primeiro problema? Seus personagens eram todos homens – à exceção de Maria Cebolinha, que era apenas um bebê. Pegou mal. Um de seus colegas na Folha chegou a dizer: “Você parece misógino...”. Mauricio foi procurar no dicionário o que a palavra significava. Não gostou do que leu.

      E encontrou solução dentro de casa: Mônica, uma de suas filhas. Nos quadrinhos, a menina se tornaria a nêmesis baixinha, gorducha e dentuça do Cebolinha. E ela chegou se impondo: “A Mônica é uma menina que, já naquela época, nasceu empoderada. Nos anos 1960, as mulheres queriam alguém que as representasse, que comandasse e reagisse. A Mônica virou a dona da rua a pedido dos próprios leitores.” É o que diz a própria... Mônica. A de carne e osso. Mônica Spada e Sousa é, hoje, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.

      Com a Mônica, as tirinhas viraram gibi para valer. A primeira revista da baixinha surgiu em 1970. Com uma tiragem de 200 mil exemplares, era o maior número de impressões para um personagem nacional.

(Ingrid Luísa, “O plano realmente infalível de Mauricio de Sousa”. Superinteressante, junho de 2019)

Quando se diz que a personagem Mônica representava as mulheres dos anos 1960, é correto afirmar que elas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Conforme o texto: A Mônica é uma menina que, já naquela época, nasceu empoderada. Nos anos 1960, as mulheres queriam alguém que as representasse, que comandasse e reagisse.

    ? Ou seja, a resposta mais adequada que corresponde a busca das mulheres por empoderamento é a letra "c", momento que as mulheres estavam tendo consciência de seus direitos, buscando uma maior igualdade em relação à participação social.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão requer interpretação textual em que, a partir da informação apresentada, possamos chegar a uma conclusão.

    Geralmente, os comandos do enunciado são:

    . Depreende-se / infere-se / conclui-se do texto que...

    . É correto afirmar que...

    . É possível subentender a partir do texto que...

    . O texto permite deduzir que...

    . Qual a intenção do autor quando afirma que...


    Alternativa (A) incorreta – As mulheres, nos anos 1960, queriam ganhar seu espaço na sociedade, porém não eliminando os direitos sociais.


    Alternativa (B) correta – A personagem Mônica teve um papel tão importante nos 1960 que as mulheres começaram a tomar consciência dos seus direitos na sociedade, não queriam mais viver sob a dominação masculina.


    Alternativa (C) incorreta – A partir da personagem Mônica, elas passaram a observar o mundo sob outra perspectiva: um mundo mais transformador em prol da liberdade das mulheres.

    Alternativa (D) incorreta – Totalmente inverídico, pois mostravam muito interesse em sair em defesa de sua própria liberdade, e a personagem Mônica acabou tendo um papel muito importante nessa vontade das mulheres.

    Alternativa (E) incorreta – As mulheres, nos anos 1960, viram na personagem Mônica um símbolo de empoderamento feminino, por isso se sentiram representadas por ela. No entanto, não há informações no texto que possamos afirmar que elas estavam libertadas do jugo masculino, ou seja, da opressão masculina.

    Gabarito da professora: Letra B.