ABNT NBR ISO 2108:2006
4.1 Estrutura geral de um ISBN
A partir de 1 de Janeiro de 2007, as agências do sistema ISBN só atribuirão ISBN que consistam em treze dígitos, compostos dos seguintes elementos.
a) elemento de prefixo;
b) elemento de grupo de registro;
c) elemento registrante;
d) elemento de publicação;
e) dígito de verificação.
4.2 Elemento de prefixo
O primeiro elemento de um ISBN de 13 dígitos deve ser um prefixo de 3 dígitos especificado pela Agência Internacional do ISBN, em conformidade com o sistema global de numeração de produtos EAN.UCC. Este prefixo é disponibilizado à Agência Internacional do ISBN pela EAN International. Esse prefixo, incluído no número de produto de 13 dígitos, indica que o produto origina-se no e é parte do sistema ISBN.
4.3 Elemento de grupo de registro
O segundo elemento de um ISBN de 13 dígitos indica o grupo de registro. Ele identifica os grupos nacionais, geográficos, de idiomas ou outros grupos semelhantes no qual uma ou mais agências do ISBN operam.
4.4 Elemento registrante
O terceiro elemento de um ISBN de 13 dígitos indica o registrante do ISBN. Esse elemento será atribuído pela Agência de registro do ISBN designada com esse objetivo em cada grupo de registro. Na maioria dos casos, o elemento registrante refere-se a um editor. Sob certas circunstâncias, mais que um editor pode compartilhar um elemento de registrante, geralmente como resultado de fusões ou outras atividades comerciais que envolvam títulos específicos. Agências de registro do ISBN podem reservar um bloco comum de elementos de registrante, com a finalidade de atribuir um ISBN individual a editores de um único título.
4.5 Elemento de publicação
O quarto elemento de um ISBN de 13 dígitos é o elemento de publicação. O elemento de publicação é alocado conforme as especificações do Anexo A. Normalmente ele é alocado pelo editor da publicação monográfica, embora, em alguns casos, agências de registro do ISBN possam optar por atribuir um ISBN individual para editores de um único título, alocando elementos de publicação únicos de um bloco de elementos de registrante comum reservado com esse objetivo.
4.6 Dígito de verificação
A extensão do elemento de publicação é determinada pela extensão dos elementos de grupo de registro e de registrante que o precedem.
Gab. C
A questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre o ISBN.
O ISBN (International Standard Book Number) é estruturado atualmente por 13 dígitos com funções distintas.
São eles:
1 - elemento de prefixo: São os 3 primeiros dígitos especificados pela agência do ISBN de acordo com o sistema global de numeração de produtos da EAN.UCC. É usado para indicar que o número é um ISBN.
2 - elemento de grupo de registro: usados para indicar dados geográficos ou de idioma.
3 - elemento registrante: usado para indicar o registrante do número, geralmente um editor.
4 - elemento de publicação: é o número que identifica o item publicado individualmente.
5 - dígito de verificação: usado para verificação de redundâncias e erros na estrutura do número.
Com base nestas informações, identificamos a alternativa C como a correta por ser a única que especifica a função do elemento com exatidão.
Gabarito do Professor: Letra C .
A elemento registrante: que se refere ao autor da obra. editor da obra
B dígito de verificação: calculado com um algoritmo módulo 5. é determinado por meio de um cálculo utilizando um algoritmo de módulo 10 ou por meio do contato com a respectiva agência de registro ISBN.
C elemento de prefixo: de três dígitos, especificado pela agência.
D elemento de grupo de registro: que identifica os grupos regionais. grupos nacionais,
geográficos, de idiomas ou outros grupos semelhantes
E elemento de publicação: definido pelo código de endereçamento postal da obra. identifica a edição especial de uma publicação por um editor específico