SóProvas


ID
3122674
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O ISSN

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    De acordo com o site do IBICT, o código ISSN deve ser solicitado ao Centro Brasileiro do ISSN. Desde 1975, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) vem desenvolvendo as funções de Centro Nacional da Rede ISSN.

  • Segundo ABNT NBR 10525 (2005, p. 2-3):

    Um ISSN é formado de oito dígitos, em números arábicos de 0 a 9, à exceção do último dígito, que é o dígito verificador e que pode às vezes ser uma letra X (ver anexo B). O ISSN não tem um significado intrínseco que identifique língua, país ou editor.

    [...]. Um ISSN deve ser precedido pela sigla ISSN, um espaço em branco seguido de dois grupos de quatro dígitos, separados por um hífen.

    No Brasil, o IBICT é o representante nacional da Rede ISSN.

    5 Direitos autorais

    Não existe nenhuma garantia de direito autoral no ato de atribuição do código ISSN ou no seu uso associado com a publicação que ele representa.

    7.3 Quando uma publicação seriada possuir encarte, este deve ter seu próprio título-chave e código ISSN.

    Gab. C

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos sobre as características e propriedades do ISSN.

    O ISSN (International Standard Serial Number) é um número composto por oito dígitos usado na identificação de publicações seriadas em circulação, encerradas e também as pré-publicações em todos os formatos (eletrônico ou impresso).

    O uso do número auxilia a recuperação da informação ao separar periódicos homônimos ou de temáticas similares, por exemplo.

    No Brasil, o ISSN é controlado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

    Com base nestas informações e outros conhecimentos sobre o tema, identificamos as alternativas como:

    a) INCORRETA. O ISSN é composto de oito dígitos exibidos no formato ####.####

    b) INCORRETA. O ISSN apenas identifica a publicação e seus números não possuem significados intrínsecos, sendo formados por uma equação.

    c) CORRETA. O órgão responsável pelo seu controle no Brasil é o IBICT desde 1975.

    d) INCORRETA. Não é atribuição do ISSN o controle de direito autoral. A garantia de direito autoral está ligada a legislação de cada país.

    e) INCORRETA. Se o volume possui título próprio e também paginação e identificação próprias (volume, fascículo, mês, ano), ele recebe um ISSN diferente da publicação principal.

    Gabarito do Professor: Letra C.