SóProvas


ID
312307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.

Considera-se liderança liberal a que é exercida em determinado momento ou contexto interno ou externo, caracterizando-se, portanto, por ser bastante flexível.

Alternativas
Comentários
  • A Liderança liberal pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los, ou seja,  não demonstra flexibilidade.
    A liderança paternalista também não pode ser, porque é considerada uma atrofia de liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho.
    A liderança autocrática chega a desconsiderar a opinião dos liderados, sendo objetivamente não flexível.

    Resta então a LIDERANÇA DEMOCRÁTICA, observe suas características:
    Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios
  • Teoria da Liderança Situacional, ser flexível com diferentes habilidades.

  • Na verdade, o estilo de liderança que pode ser exercida em um contexto interno ou externo e que tem como fundamntal a flexibilidade, isto é, a capacidade de se adequar, é a liderança contingencial ou situacional. Na liderança liberal ou laissez-faire, o líder concede total liberdade para seus subordinados agirem da maneira que acharem melhor. Assim, ERRADA.