-
Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.
O planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.
No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planeamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional.
fonte: wikipedia
-
A elaboração de objetivos departamentais é de nível tático.
-
ERRADO!!
O nível estratégico está preocupado com os grandes assuntos da empresa. O foco é , portanto no " quadro global". Os objetivos NÃO são detalhados, específicos, mas sim gerais e abrangentes. Possui uma visão ao longo prazo.
Já o nível gerencial ou tático deve receber do nível estratégico as diretrizes e objetivos estratégicos. Assim, cada gerente deve, em sua área, cumprir o que já foi definido pela cúpula estratégica da empresa. Eles estão responsáveis por um departamento ou projeto específico, seu planejamento será voltado ao médio prazo.
foco#@
-
ERRO SUBLINHADO: O estabelecimento da missão da instituição constitui ação de planejamento de nível estratégico, e a elaboração dos objetivos departamentais, de nível operacional.
- A elaboração de objetivos departamentais é correspondente ao nível tático.