SóProvas


ID
3123352
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O responsável pelo processo de avaliação de desempenho de uma organização de médio porte foi incumbido de desenvolver um modelo de avaliação de desempenho que tivesse como objetivo principal medir, através de indicadores, os resultados individuais, departamentais e gerais da organização, para pagamento de um Bônus anual. Para atender esta solicitação, o responsável pelo processo de avaliação de desempenho sugeriu a utilização do seguinte modelo:

Alternativas
Comentários
  • A APO busca maior ênfase nos fins (resultados, objetivos) em detrimento dos meios. É importante destacar que na APO de Peter Drucker os colaboradores eram motivados pela administração para alcançar os objetivos estabelecidos.

  • Gab: D

    O que é a Teoria da Administração por Objetivos

    A Administração por Objetivos, ou simplesmente APO, é um método que proporciona uma gestão mais detalhada às empresas, com destaque ao planejamento, controle e foco em objetivos. Baseada nas práticas administrativas de Alfred Sloan, durante a década de 1920, a teoria foi desenvolvida por Peter Drucker e publicada no livro “The Practice of Management” em 1954.

    Quando se fala em Administração por Objetivos, está-se referindo a uma teoria que tem como principal foco fazer um alinhamento entre os objetivos da empresa e os propósitos de seus colaboradores. Para isso, Peter Drucker acreditava que era necessário que houvesse o envolvimento de todos na definição dos objetivos maiores e que satisfizessem, tanto a organização, quanto os trabalhadores que dela fizessem parte.

    Assim, de acordo com a teoria, são definidas metas organizacionais e, a partir delas, avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada colaborador, de forma individual, através de seu envolvimento e motivação na execução de suas demandas e atividades.

    Além destas características, a APO também tem como um de seus preceitos a melhoria do relacionamento entre líderes e liderados, otimizando a sua comunicação e fazendo com que seja desenvolvido um processo cada vez mais participativo, ou seja, em que todos se envolvam, de forma conjunta, no planejamento das ações, e, com isso, descentralizando a elaboração de estratégias, as tomadas de decisões e a definição das prioridades gerais.

    Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/metas-e-objetivos/teoria-administracao-objetivos/

  • CORRETA D

    O método de escolha forçada consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de determinadas alternativas de tipos de desempenho individual, onde, em cada bloco, o avaliador deve escolher forçosamente apenas uma ou duas que mais se aplicam ao desempenho do avaliado.

    O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. ... Consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento.

    As competências organizacionais referem-se às técnicas utilizadas para destacar uma organização em relação à concorrência. É um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos voltados para a criação de estratégias com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva.

    A aplicação da Técnica dos Incidentes Críticos (TIC) implica um conjunto de passos, de forma a que os dados sejam recolhidos num formato que permita dar resposta aos objectivos da investigação. Esses passos podem ser sistematizados nas seguintes fases: (1) preparação; (2) recolha dos dados; e (3) análise dos dados.

  • Gab D

    Avaliação participativa por objetivos (Appo):

    Um método moderno de avaliação de desempenho que considera o estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados, o compromisso do subordinado para o alcance dos objetivos, a alocação adequada de recursos e meios necessários para a realização das tarefas e o monitoramento constante dos resultados alcançados em comparação com os resultados esperados, como, também, retroação intensiva e contínua.